Leitura da Drica: Brilhantes, Marcus Sakey - @Galera


A partir de 1980, um por cento das crianças começou a apresentar sinais de inteligĂªncia avançada. Essa parcela da populaĂ§Ă£o, chamada de “brilhantes”, Ă© vista com muita desconfiança pelo restante da humanidade, que teme a forma como esse dom serĂ¡ usado. Nick Cooper Ă© um deles, um agente brilhante, treinado para identificar e capturar terroristas superdotados e levĂ¡-los para a custĂ³dia do governo. Seu Ăºltimo alvo estĂ¡ entre os mais perigosos que jĂ¡ enfrentou, um lĂ­der responsĂ¡vel pelo maior ataque terrorista dos Ăºltimos tempos e que pretende começar uma guerra civil. Mas para capturĂ¡-lo, Cooper precisa se infiltrar em seu mundo e ir contra a tudo o que acredita.
Denominado pelo Chicago Sun-Times como o mestre do suspense moderno, Markus Sakey criou um universo ao mesmo tempo perturbador e incrivelmente semelhante ao nosso, onde um dom pode se tornar uma maldiĂ§Ă£o.
Brilhantes - Volume 01
Marcus Sakey
Ano: 2015
PĂ¡ginas: 476
Editora: Galera Record
“VocĂª nĂ£o pode deter o futuro. Tudo o que pode fazer Ă© escolher um lado.”
Brilhantes Ă© um livro que eu desejava a muito tempo. Me apaixonei pela sinopse, por ter ares de distopia e por falar de superdotados.

Brilhantes nos leva a um EUA ficcional, por volta da dĂ©cada de 80, quando cerca de 1% da sua populaĂ§Ă£o Ă© de superdotados ou brilhantes. FantĂ¡stico isso, nĂ£o? Eu achei que seria sim! E por isso fiquei curiosa para ler esse livro.

Mas o ser humano, ao longo de toda a sua histĂ³ria, sempre temeu o diferente. E Ă© aĂ­ que os problemas começam!

É preciso deixar claro que os brilhantes nĂ£o sĂ£o uma espĂ©cie de X-men. Eles sĂ£o gĂªnios em diversas Ă¡reas que estavam mudando a histĂ³ria do mundo, os dons mais comuns eram leitura dinĂ¢mica, memĂ³ria fotogrĂ¡fica e cĂ¡lculos avançados.
“A humanidade normal percebeu que algo de ruim ia acontecer. O que antes fora uma curiosidade agora era uma ameaça. NĂ£o importava como fossem chamados – brilhantes, superdotados, anormais, esquisitos -, eles mudaram tudo.”
Quem nos leva por esse mundo Ă© Nick Cooper, agente da DAR, responsĂ¡vel por vigiar e capturar brilhantes potencialmente perigosos para o governo. Nick Ă© um brilhante, entĂ£o vocĂª pode pensar: ‘Mas ele nĂ£o estĂ¡ traindo os seus?’ Na verdade, nĂ£o, Nick realmente acredita que o que ele faz Ă© o melhor para proteger toda a humanidade.

Mas as crenças de Nick começam a falhar quando ele percebe que a sua filha tambĂ©m Ă© uma brilhante, e poderĂ¡ ser levada para a Academia, um lugar onde as crianças perdem a sua identidade e sĂ£o ensinadas a controlar seus dons e seus sentimentos, principalmente. Claro que Nick nĂ£o vai assistir a isso de braços cruzados e farĂ¡ qualquer coisa para salvĂ¡-la. AtĂ© mesmo se passar por um agente traidor para se infiltrar no grupo inimigo e se aliar a John Smith, ativista polĂ­tico brilhante que Ă© transformado em inimigo nĂºmero 1 do mundo apĂ³s ser acusado de um massacre em que 73 pessoas foram mortas, inclusive um senador, e um atentado terrorista Ă  bolsa de valores.  
“... Transações no mundo do crime eram uma dança tĂ£o rĂ­gida quanto a valsa. Todo mundo conhecia os passos, e qualquer improviso era motivo de alerta... “
Narrado em terceira pessoa, com todas as caracterĂ­sticas de uma distopia, apesar de nĂ£o se passar em algum lugar no futuro, Brilhantes Ă© uma leitura que empolga. A narrativa Ă© bem detalhada, cuidadosa, sem deixar pontas soltas sobre faltos, lugares ou personagens. Merece destaque a forma como ele descreve cada local por onde Nick e outros personagens circulam em sua caçada pelos EUA. O leitor vai identificar cada lugar, mesmo sem nunca ter estado lĂ¡, pelos detalhes oferecidos.
“TrĂªs dias de verde e marrom e de estrada zumbindo embaixo dos pneus, de outdoors contra o cĂ©u infinito, de postos de gasolina aparentemente idĂªnticos e de estações de rĂ¡dio que sumiam. Rodovia I-90 rumo ao oeste, uma longa faixa cinza que se desdobrava pelos morros ondulantes de Wisconsin, as planĂ­cies de Minnesota, a vegetaĂ§Ă£o rasteira e amarelada pelo sol de Dakota do Sul. As cidades diminuĂ­am de tamanho conforme eles dirigiam, do horizonte de Milwaukee, pontilhado por torres de igrejas e letreiros de cervejarias Ă  silhueta praticamente imperceptĂ­vel de Sioux Falls e os pacatos centros comerciais de Rapid City.”
Brilhantes Ă© um livro maduro. NĂ£o acredite que vocĂª vai encontrar apenas diversĂ£o e aventura. NĂ£o mesmo! Brilhantes vai tratar de polĂ­tica, de economia, de direitos humanos, de terrorismo, mas tambĂ©m vai falar sobre famĂ­lia, amizade, amor, lealdade e de como lidar quando sĂ³ vocĂª acredita em alguma coisa.  Como a histĂ³ria nĂ£o se passa no futuro, mas em um passado prĂ³ximo, Ă© fĂ¡cil associar a histĂ³ria do livro e suas implicações Ă  nossa realidade.

E romance, nĂ£o tem? Claro que sim! Afinal, os brilhantes tambĂ©m amam! Mas nĂ£o serĂ¡ um romance fĂ¡cil. Afinal, nada na vida do Cooper vem fĂ¡cil. Mas valerĂ¡ muuuuuuuito Ă  pena!

“... É difĂ­cil amar alguĂ©m, mas nĂ£o ser capaz de compartilhar a sua forma de ver o mundo. É como tentar explicar cores para alguĂ©m que Ă© cego. A pessoa nunca entende de verdade.”


Mas nĂ£o se assuste. Marcus Sakey fala sobre tudo isso em uma narrativa elĂ©trica. Em meio a muitas cenas de aĂ§Ă£o e suspense Ă© que vocĂª vai recebendo muitas lições que vĂ£o te inquietar e te fazer sair da sua zona de conforto, como fez com o Nick. 


2 comentĂ¡rios

  1. Oi, flor!
    TambĂ©m quero ler esse livro, pois a premissa me conquistou. AĂ§Ă£o, suspense, romance...nossa, com certeza uma leitura que prende atenĂ§Ă£o! Tenho ele na minha lista de desejados, assim como o segundo, Um Mundo Melhor. Espero ler em breve. Sua resenha estĂ¡ muito bem elaborada e motivadora. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. cintia tem esse, vou mostrar a ela sua resenha

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!