• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: O cão que guarda as estrelas, Takashi Murakami - JBC


    O cão que guarda as estrelas, de Takashi Murakami, é uma graphic novel que conta uma aventura vivida por dois companheiros: um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro. Juntos, eles farão o possível para viver e sobreviver a sua viagem pelo interior do Japão.
    O diferencial da narrativa fica por conta do ponto de vista. Os acontecimentos são vistos sempre pelo olhar do cachorro e a perspectiva canina dos fatos e seus sentimentos são os companheiros do leitor ao longo das páginas.

    O Cão Que Guarda As Estrelas
    Takashi Murakami
    Ano: 2014 
    Páginas: 132
    Editora JBC


    Claro que é história de cachorro. Claro que eu amoooooo. Mas, surpreendentemente, dessa vez eu não chorei!!!

    Mais um livro que me apaixono pela capa e pela temática! E meu primeiro mangá da vida. 


    O cão que guarda as estrelas tem como protagonistas Happy, o cachorro, e Papai, que é como Happy o chama. Sim, que vai contar a história pra gente é o Happy!

    Happy vai morar na casa de Papai ainda filhote, levado por sua filha Miki. Mas quando Miki se torna adolescente, deixa Happy de lado. Papai, que desce o começo sempre levou Happy pra passear e brincar, continua exatamente igual. 


    Happy vivencia o divórcio de Papai, a mudança e a doença dele sempre com um olhar doce e muito amor para dar o apoio que ele precisa, fazendo campainha nos momentos alegres e difíceis, sendo o porto seguro que todo cão é para o seu dono. 


    Sem esposa, sem casa, sem dinheiro, Papai decide voltar para a cidade do interior onde nasceu, viajando em seu carro com Happy e o pouco que lhe restou após o divórcio. E aí começam as verdadeiras aventuras dessa história. Sempre juntos, apreciam a vista, curtem o mar, pescam e se divertem. 

    O cão que guarda as estrelas é uma história de uma delicadeza incrível. Narrada pelos olhos de um cachorro, permeada pela sua inocência, amor e fidelidade ao seu tutor, faz com que tudo seja mais leve. 


    As ilustrações falam por si. Quase todo em preto e branco e com um traço muito simples, Murakami é mestre em retratar emoções através dos seus personagens. Impossível não entender e se contagiar com a tristeza e a alegria nos olhos e nos sorrisos de Happy e Papai!

    A história emociona sim. Acreditam que ele venceu na categoria “Livro para Chorar” no Da Vinci Book of the Year 2009? 

    Recomendo para os que tem cachorro, para ter certeza de o quanto esse amor entre vocês é real e verdadeiro. Recomendo ainda mais para quem não tem, para perceber a necessidade urgente de ter uma criatura assim na sua vida!


    8 comentários :

    1. Aiii, amei as ilustrações. Livro de cachorro e não chorou? Comooooo? Enfim, "O Cão de guarda" parece ser um livro muito fofo e só mostra o quanto nosso os cãozinhos são companheiros para a vida ♥
      Tudo que Motiva

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Não chorei pq o livro é realmente muito fofo e trata a história com muita leveza, por isso que recomendo!

        Excluir
    2. comprei o livro 2 que estava em promoção...ja quero esse ai

      ResponderExcluir
    3. Olá Drica!!!
      Eu tenho uma queda por livros com essa temática e ainda por cima esse mangá é lindo. Eu perdi o meu pequeno a mais ou menos dois anos e sofro com a perda dele até hoje, realmente esses pequenos marcam as nossas vidas e quando vejo uma história que traz esses companheiros como protagonista fico apaixonada.
      Obrigada pela dica incrível :3

      lereliterario.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Antonia,

        sei como é essa dor, que parece que nunca vai passar. Também perdi uma filha a quase 4 anos, e parece que foi ontem. Mas valeu por todo o amor que ela me deu enquanto esteve aqui em vida.

        Obrigada por nos acompanhar!

        Excluir
    4. Oi, tudo bem?
      Esse livro é muito fofo, mesmo! Ainda não tenho, mas quero muito. Já estava com ele na minha lista de desejados. As ilustrações são muito bonitas e tenho certeza que também irei me emocionar muito, com a mensagem. Livros com esse tema, sempre me encantam. Obrigada por suas palavras e indicação. Beijos.

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!