Resenha da Vic: Quando o Amor Bater á sua porta, Samanta Holtz - @Arqueiro

Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.
Titulo: Quando o Amor Bater á Sua Porta
Autor(a): Samanta Holtz
Páginas: 304
Ano: 2016
Editora: Arqueiro


Malu é uma escritora de sucesso. Tem uma carreira sólida, uma vida instável e uma independência que teve em consequência do seu passado. Ela está estagnada na escrita do final do seu último livro e à procura de inspiração ou uma luz divina que lhe dê um norte para entregar esse livro no prazo. Em meio a entrevistas, várias discussões com sua assistente atrapalhada Rebeca, e atropelando toda a sua rotina, aparece o lindo, doce, desmemoriado e perdido: Luiz Otávio (suspiros). 

Luiz sofreu um acidente de carro e perdeu todos os documentos e, para finalizar, a memória! A única coisa que lhe restou foi um pouco de dinheiro e um papel com o seu nome e a data de uma entrevista que foi marcada há duas semanas com a escritora Malu Rocha. A sua salvação era que Malu soubesse quem era ele e o porquê deles terem marcado essa entrevista. Porém, graças a falta de organização da sua assistente, ela nem ao menos lembra da existência dessa entrevista. A única coisa que sua assistente se recorda é que, com certeza, falou com ele ao telefone... Ah, aquela voz de locutor!
"Luiz Otávio era oficialmente seu problema, sua responsabilidade. E ela tinha se tornado uma parte fundamental da história dele. Algo como a luz no fim do túnel ou o último vestígio de esperança ante de, quem sabe, ele recuperar as memórias escondidas [...] É isso, ela constatou, conformada. Se saí na chuva, é para me molhar. E aquela era uma tempestade que estava apenas começando.’’
Mas como a nossa história se passa no Brasil, e nossa mocinha Malu tem os pezinhos bem no chão, demora muito para acreditar na história do Luiz. Porque, cá entre nós, não é muito estranho um homem bater na sua porta e esperar que você lhe diga quem ele é? Pois é. Tanta gente mal caráter nesse mundo, que gosta de ganhar em cima dos outros... entretanto, lutando contra suas desconfianças e ouvindo seu instinto, Malu resolve ajudar Luiz na busca incessante do seu passado.

Enquanto Luiz Otávio procura vestígios da sua memória, Malu tenta fugir da sua. Ninguém nunca quis ou nunca tentou desvendar a 'Rocha’ que existe na frente da Maria Luisa, porém quando Luiz consegue isso, Malu entende como é loucura construir um futuro com um homem com uma passado esquecido, que a qualquer momento pode ser lembrado.
- Malu... As pessoas lutam, erram, se decepcionam. Perdem a memória! - Apontou para o próprio peito. - Mas, quando se sentam para ver um filme ou abrem um livro para ler, não querem mais daquele sentimento negativo. Querem sonhar, acreditar que a felicidade é possível, mesmo que através de uma história inventada por outra pessoa. Elas passam a acreditar naquilo e, por um instante, tomam o sentimento emprestado, como se fosse delas. É por isso que elas gostam tanto dos finais felizes.
E as perguntas que ficam durante todo o livro e que são desvendadas aos poucos são:

Quem é Luiz Otavio?
Quem é a confiante Malu Rocha e a romântica Maria Luisa?
O que ela esconde do seu passado?
Você vai deixá-lo entrar?

A linda e maravilhosa Samanta soube aos poucos desamarra esses nós e foi incrível como tudo se encaixou.
"Porque é o amor que dá razão a tudo. Seja na união de um casal ou na conquista dos seus sonhos.’’
O livro é lindo, desde a capa que é fantástica, diagramação, revisão, toda a arte das folhas... Arqueiro nunca decepciona!

Os personagens secundários são maravilhosos. Rebeca é hilária! Como seria se você trabalhasse para seu ídolo? Ah, como eu me identifiquei com ela, acho nós que temos esse amor de fã não seriamos diferente.
"A vida é feita dos momentos que vivemos. Se serão eternos ou passageiros depende apenas da importância que damos a eles."
Outro destaque crucial é o avô da Malu, que vive em uma casa de repouso e transformou o seu quarto em uma exposição de artigos da guerra. Tão sábio, só ele (além do Luiz, claro) consegue derreter a 'Rocha’ da Malu. Que fofo esses dois!

Não vou falar mais, porque quando eu gosto muito preciso me controlar para não contar tudo, e é necessário um suspense para atiçar a curiosidade de vocês. Mas não percam tempo! A escrita da Samanta é tão descritiva, leve, fofa...  Livro mais que recomendado!

"Creio que o amor seja como um pássaro: não nasceu para ser estático. Ele é livre, é fugaz, e nos escapa entre os dedos sempre que pensamos tê-lo dominado."


4 comentários

  1. Oi, Vic. Eu vejo tantas resenhas positivas sobre esse livro que quero ele pra ontem. A premissa é diferente do que já vi e adoraria desvendar a identidade de Luis com a Malu. Excelente resenha!
    Beijo, Participe do sorteio de Twist do Tom Grass

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, eu recebi esse livro hoje. Bom saber que é bom, já vou começar a ler!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou apaixonada por essa capa desde que começou a divulgação do livro. Espero poder ler em breve, pois a sinopse me conquistou! E depois de tudo que você comentou a respeito da obra, mais motivada e curiosa fiquei. Resenha perfeita. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Querida Vic,

    Quantas palavras carinhosas por aquiiii! Muito obrigada por essa resenha linda :) Como escritora, é um verdadeiro presente, pode ter certeza!

    Amei saber que foi uma leitura tããão gostosa e cheia de descobertas!!

    Beijos no coração,
    Sam :*

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!