Estante da Tata: Raio de Sol, Kim Holden - @EditoraPlaneta

Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns sĂ£o maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar vocĂª...
E outros podem acabar com vocĂª.
Faça Ă©pico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguĂ©m a dar o melhor de si. Nascida numa famĂ­lia-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortĂºnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vĂª as coisas pelo lado positivo nĂ£o Ă© por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E Ă© por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na CalifĂ³rnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela nĂ£o espera Ă© que serĂ¡ surpreendida pelo amor Ăºnico aspecto da vida em relaĂ§Ă£o ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela tĂªm um segredo. E segredos, Ă s vezes, podem mudar tudo.
Raio de Sol
Kim Holden
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 448
Editora: Planeta

LĂ¡ estava eu, inocentemente procurando um livro legal e divertido para ler antes de dormir quando eu me bato com Raio de Sol.

A sinopse era interessante, parecia inofensiva com uma pegada de Pollyanna e me levou a crer que o livro era um desses livros genĂ©ricos de romance, com algum triĂ¢ngulo amoroso ou sei lĂ¡, que eu leria em poucos dias e seguiria em frente.

Eu nĂ£o poderia estar mais errada.

Esse livro Ă© lindo, esse livro Ă© amor, esse livro Ă© maravilhoso!

Quando eu terminei de ler esse livro, me senti como se um caminhĂ£o tivesse passado por cima de mim, de uma maneira boa (eu sei que parece estranho, mas foi assim que me senti). Mas nĂ£o foi sĂ³ isso, eu passei umas boas duas semanas remoendo e pensando sobre o livro, sobre a sua mensagem e em seus personagens.

Agora eu preciso dar um aviso, se vocĂª nĂ£o gosta de livros que te fazem chorar, colega, esse livro definitivamente nĂ£o Ă© para vocĂª. Mas, de qualquer forma saiba que, apesar de toda a tristeza, o livro tem, na verdade, uma beleza tĂ£o intricada e uma mensagem positiva tĂ£o bonita que supera quase todos os momentos tristes.

O que me surpreendeu foi que eu nĂ£o dei nada por essa histĂ³ria, eu fui lendo e o livro estava indo bem e tal, passando mensagens de vida interessantes, eu estava curtindo a coisa toda, todo mundo feliz e ai BUM na minha cara. Mas devo dizer que foi um BUM bem dado e super inesperado.

Eu nĂ£o vou dar spoilers para vocĂª que estĂ¡ lendo esta resenha, mas eu preciso dizer que eu NUNCA, na minha vida, chorei tanto lendo um livro como chorei lendo esse. Eu fiquei parecendo uma maluca, 3hrs da manhĂ£, soluçando, sem saber o que fazer com a minha vida depois do final desse livro.

Eu gostaria de conseguir explicar como os personagens desse livro me marcaram.

A Kate Ă© uma protagonista incrĂ­vel, uma protagonista com a qual vocĂª realmente se importa, ela Ă© uma personagem maravilhosa, que vĂª a vida de uma forma tĂ£o diferente e bonita e eu amei ela, amei sua bondade, amei sua amizade com o Gus e o seu relacionamento com o Keller. Se todas as pessoas tivessem dentro dela um pouco da Kate, o mundo seria um lugar bem melhor.

Eu nĂ£o vou mentir, eu gostei do Keller e seu coraĂ§Ă£o quebrado. Ele mereceu a Kate, mereceu ela ter concertado as suas peças quebradas e o amor que ela deu pra ele.
“Permita-se ser amado. Com todas as fibras do seu ser.”
Mas acima de tudo, de tudo mesmo, eu amei o Gus. Ele ganhou o meu coraĂ§Ă£o em todas as cenas e depois que terminei o livro, passei semanas pensando nele, tendo meu coraĂ§Ă£o destroçado em empatia. O Gus Ă© uma pessoa maravilhosa, tĂ£o maravilhosa quanto a Kate. Todo o relacionamento deles, a forma como ele a chama de seu Raio de Sol, toda a histĂ³ria por trĂ¡s disso e da amizade deles tocou meu coraĂ§Ă£o de uma forma que poucos livros fizeram.

Eu aplaudi ele por colocar a sua dor, sua tristeza e seu amor de lado para se fazer de forte por aqueles que precisavam dele. No final, quando ele quebrou, tudo o que eu mais queria fazer era abraçar ele e dizer o quĂ£o incrĂ­vel ele era! Gus merecia mais, ele merecia muitoooooooooo mais do que ele recebeu!!

E nĂ£o, ele nĂ£o morreu ou algo assim.

E nĂ£o, isso nĂ£o Ă© spoiler porque Raio de Sol Ă© o primeiro livro de uma duologia, o segundo livro da sĂ©rie se chama Gus (ainda nĂ£o lançado no Brasil) e conta a histĂ³ria do que aconteceu com o Gus depois do final de Raio de Sol.

SĂ³ queria dizer um MUITO, MUITO obrigada, do fundo do meu coraĂ§Ă£o, a autora por fazer esse segundo livro porque o Gus merecia isso e nĂ³s, pobres mortais, precisĂ¡vamos disso tanto quanto.

Antes de terminar essa resenha eu sĂ³ gostaria de dizer uma coisa: Leia, abra o seu coraĂ§Ă£o e leia esse livro, ele pode ser triste em alguns momentos, mas vai fazer valer todas as lĂ¡grimas (e vĂ£o ser muitas) que vocĂª derrubar.

Ps: Tem alguns meses que eu li esse livro e mesmo assim ainda nĂ£o conseguir superar o final dele e vez ou outra me pego pensando nisso.

Ps: Eu fui reler algumas partes desse livro para fazer a resenha e me peguei chorando tudo de novo mas tambĂ©m me peguei percebendo que algumas lagrimas valem a pena e que as vezes, se vocĂª olhar com cuidado, existe muita beleza na tristeza.

Ps: Alguns livros a gente leva dentro do coraĂ§Ă£o, Raio de Sol Ă© um desses livros pra mim.

Ps: Como diz a Kate:

“VocĂª Ă© corajoso… Agora, vĂ¡… faça Ă©pico!
É uma ordem. Ande. Por favor.” 


 

2 comentĂ¡rios

  1. Oi, Tata. VocĂª expressou tudo aquilo que eu senti ao ler o livro. TambĂ©m nĂ£o sabia o que esperar do livro, e quando fui chegando ao final, meu coraĂ§Ă£o foi se quebrando cada vez mais. Eu fiquei extremamente abalada com a leitura do livro, chorei horrores e sĂ³ posso dizer que foi um dos livros mais maravilhosos desse ano!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MiriĂ£, bate aqui colega! Que bom achar alguĂ©m que compartilhe o que eu senti lendo esse livro!

      Somos do clube de corações arrasados pela Kim haha

      E concordo com vocĂª, o livro Ă© maravilhoso <3

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!