Leitura da Drica: Mentirosos, E. Lockhart - @Seguinte

Os Sinclair sĂ£o uma famĂ­lia rica e renomada, que se recusa a admitir que estĂ¡ em decadĂªncia e se agarra a todo custo Ă s tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas trĂªs filhas e seus respectivos filhos passam as fĂ©rias de verĂ£o em sua ilha particular. Cadence - neta primogĂªnita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat sĂ£o inseparĂ¡veis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verĂ£o de seus quinze anos, as fĂ©rias idĂ­licas de Cadence sĂ£o interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os prĂ³ximos dois anos em um perĂ­odo conturbado, com amnĂ©sia, depressĂ£o, fortes dores de cabeça e muitos analgĂ©sicos. Toda a famĂ­lia a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… atĂ© que Cadence finalmente volta Ă  ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Mentirosos
E. Lockhart
Ano: 2014
PĂ¡ginas: 272
Editora: Seguinte
“Meu nome completo Ă© Cadence Sinclair Eastman.
Aguento enxaquecas.
NĂ£o aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados.
Eu suporto.”
Nossa protagonista Ă© Cadence Sinclair Eastman, neta mais velha dos Sinclair, famĂ­lia rica e tradicional apesar de decadente e vivendo de aparĂªncias. Um dos seus rituais Ă© se reunir com o patriarca da famĂ­lia todos os verões em sua ilha particular, onde acontecem desde os momentos de relaxamento tĂ­picos das fĂ©rias Ă  grandes conflitos familiares geralmente ocasionados quando o assunto Ă© dinheiro.
“Se vocĂª quiser viver em um lugar onde as pessoas nĂ£o tenham medo de ratos, deve abrir mĂ£o de viver em palĂ¡cios.”
Cadence tem o seu grupinho, que Ă© formado pelos primos Johnny e Mirren, e por um amigo muito especial, Gat. Juntos formam os Mentirosos e curtem as fĂ©rias como todo bom adolescente, fazendo desses momentos lembranças inesquecĂ­veis e parte importante da sua formaĂ§Ă£o como seres humanos.
“Ele retribui o beijo. Seus dedos se entrelaçam nos meus e eu fico tonta e ele me levanta e tudo fica claro e tudo Ă© sublime de novo. Nosso beijo transforma o mundo em poeira. SĂ³ nĂ³s existimos e nada mais importa. “
A verdade Ă© que essa Ă© mais uma histĂ³ria que poderia passar despercebida, um recorte de uma vida familiar levemente conturbada, mas nĂ£o necessariamente diferente de muitas outras. Mas E. Lockhart transforma seu livro em um mistĂ©rio dramĂ¡tico extremamente envolvente e bem amarrado, e a narradora consegue nos dar uma visĂ£o geral de toda a famĂ­lia, suas caracterĂ­sticas e problemas, mesmo que ela esteja contando a prĂ³pria histĂ³ria.

Mas uma estranho e explicado acidente muda a vida de Cady, para os Ă­ntimos, o que vai obriga-la a idas frequentes a mĂ©dicos, fruto de constantes dores de cabeça aliada a um quadro depressivo e uma estranha amnĂ©sia seletiva que nĂ£o a permite lembrar de como chegou a esse ponto.
“... ele olhava para vocĂª como se fosse o planeta mais brilhante da galĂ¡xia.”
Essa fase dura dois longos anos, e Cady se mantĂ©m longe da ilha e do convivo dos Mentirosos. Mas, o pior de tudo Ă© nĂ£o receber notĂ­cias deles e nem ter os seus e-mails enviados para a prima e melhor amiga, respondidos durante todo esse tempo. Cady ama os primos e Gat tambĂ©m, mas ela acaba se apaixonando por ele, uma paixĂ£o conturbada por causa do medo da nĂ£o aceitaĂ§Ă£o da famĂ­lia, jĂ¡ que o menino nĂ£o faz parte do que seria aceitĂ¡vel pelo seu avĂ´.

Cady nĂ£o vai aceitar esse silĂªncio e vai lutar para saber a verdade tentando reconstituir os fatos e se lembrar de tudo o que aconteceu no seu Ăºltimo verĂ£o na ilha, mesmo que todos pareçam temerosos de que ela saiba a verdade, mas nada serĂ¡ tĂ£o doloroso quanto a sua descoberta.
“ – Posso segurar sua mĂ£o? – ele perguntou. (...) – O universo parece realmente enorme agora – ele me disse. – Preciso me segurar em algo.”
Confesso que nĂ£o entendi quando algumas amigas me disseram que o livro era emocionante e que tinham chorado horrores com o final... A narrativa segue um curso um pouco confuso, permeada de metĂ¡foras, fĂ¡bulas e versos que farĂ£o todo o sentido no final do livro, alĂ©m da alternĂ¢ncia entre real e imaginĂ¡rio, a princĂ­pio te deixam como Cady: com a sensaĂ§Ă£o de que tem alguma coisa que todos sabem e sĂ³ nĂ£o contaram para vocĂª.

Os personagens sĂ£o muito bem escritos e apaixonantes. A energia vital de Johnny, a doçura de Mirren, o carisma de Gat e a determinaĂ§Ă£o de Cady sĂ£o descritas com maestria. Amizade, o primeiro amor, dramas familiares, amor fraternal, todas essas discussões fazem parte do universo de Mentirosos.
“E eu vi Gat, e vi aquela rosa na mĂ£o dele, e, naquele momento, com a luz do sol entrando pela janela e brilhando sobre ele, as maĂ§Ă£s sobre a bancada da cozinha, o cheiro de madeira e maresia no ar, eu rotulei amor. Era amor, e me atingiu com tanta força que me inclinei junto Ă  porta de tela ainda entre nĂ³s para me manter de pĂ©. (...) O universo era bom porque ele existia. Eu amava o rasgo em seu jeans e a sujeira em seus pĂ©s descalços e a ferida em seu cotovelo e a cicatriz que atravessava uma sobrancelha. Gat, meu Gat.”

E sim, o melhor estĂ¡ no final! Torço pra que vocĂª, assim como eu, persista e chegue atĂ© lĂ¡ para entender como a histĂ³ria se desvenda de forma mĂ¡gica. Mesmo levantando milhões de teorias, duvido que vocĂª vai conseguir descobrir o mistĂ©rio que os Sinclair escondem. E Ă© isso que torna o final ainda melhor! 


Um comentĂ¡rio

  1. Oi, tudo bem?
    Acho que Ă© a primeira vez que leio uma resenha desse livro. A premissa nĂ£o me chamou a atenĂ§Ă£o e nem a capa. Mas lendo sua resenha, fiquei curiosa por todo esse mistĂ©rio que envolve os personagens. EntĂ£o, se tiver oportunidade, vou ler. Resenha muito bem elaborada! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!