• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: O enterro das minhas ex, Gauthier - @Nemo

    Alguma coisa não está indo bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das outras garotas da sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se misturam. Enquanto cresce, Charlotte narra as relações que vive, desde as inocentes paixonites da infância até o início da vida adulta. E, em um momento, ela entenderá que sua confusão tem nome. A partir daí, a garota desbrava um mundo desconhecido cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.

    O Enterro das Minhas Ex
    Gauthier
    Ano: 2016 
    Páginas: 160
    Editora: Nemo

    Agora que me aventurei pelo mundo das HQs, não largo mais!

    O Enterro das Minhas Ex é um dos lançamentos da Nemo, de autoria da ilustradora Anne-Charlote Gauthier, mais conhecida como Gauthier, e tradução de Fernando Scheibe. 
    Vamos conhecer a vida de Charlotte, uma pré-adolescente muito fofa mas cheia de dúvidas e questionamentos como qualquer bom adolescente.

    A HQ é dividida em três partes, cada uma conta um determinado período da vida de Charlotte que se inicia em 1987 e vai até 1999. Cada período traz as incertezas pertinentes a cada idade e uma menina que foi marcante na vida de Charlotte e o desenrolar do seu relacionamento com essa menina.

    Desde os anos iniciais de Charlotte, ela se sente estranha e diferente. Como qualquer adolescente, ela vive uma fase de descobertas, onde o mais comum é a dúvida. Aos poucos, apesar de desejar o contrário, ela acaba se afastando das meninas e se aproximando dos meninos, mas porque ela está fazendo justamente o que ela não quer???


    Passando pela paixonite por uma professora até chegar a um relacionamento abusivo, vamos acompanhando o amadurecimento de Charlotte que não se dá de maneira fácil. Tendo que enfrentar o preconceito que vem de onde menos se espera, rejeições com toques de crueldade e maldade gratuita, Charlotte descobrirá o que realmente a faz feliz e se permite viver suas escolhas.

    As descobertas da vida, os amigos, sua maneira de ver o mundo, a descoberta da sexualidade, sua maneira de se auto afirmar são os temas principais dessa HQ, narrados de uma forma leve, delicada e natural, tratando cada assunto com a importância que ele merece.


    A Nemo está mais uma vez de parabéns pelo fantástico projeto gráfico de qualidade impecável, #VaiNemo!!!


    11 comentários :

    1. Eu por enquanto prefiro me manter afastada do mundo das hqs, quadrinhos me deixam muito confusa, infelizmente. No entanto, achei interessante essa em questão, por tratar de assuntos fortes como o relacionamento abusivo.
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Acredito que se você ler uma HA da Nemo vai amar, e tenho certeza que não vai te deixar confusa. Experimente!

        Excluir
    2. HQ é VIDA, sou apaixonado pelo mundo dos quadrinhos e o resenhado acima além de abordar temas importantes parece ser perfeito para adolescentes. Beijos.

      ResponderExcluir
    3. Oie!
      Com certeza deve ser uma leitura muito divertida. Ainda não estou na fase de ler HQs, pois minha lista de livros para ler e que eu desejo, já muito grande, então, melhor ficar somente com eles. Mas isso não quer dizer que eu não goste! Claro que gosto e assim que tiver oportunidade (e mais grana!), vou querer ler alguns!
      Dica anotada. Obrigada.
      Beijos.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Essa lista que só aumenta é mesmo um problema, né? O bom da HQ é que é uma leitura bem rapidinha.

        Beijos!

        Excluir
    4. Drica!
      Realmente os HQs acabam nos conquistando e não conseguimos mais deixar de lê-los.
      Achei interessante a temática desse porque aborda as dúvidas da adolescência e a sexualidade.
      “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

      ResponderExcluir
    5. Olá!!!
      Qro mto começar esse gênero q eu ainda não conheço, gostei desse, espero conseguir ler em breve!
      Bjs

      ResponderExcluir
    6. Fiquei muuito curiosa quando vi o anúncio do lançamento da HQ, eu percebi que realmente tinha algo sobre relacionamentos abusivos. Eu amo as HQs da Nemo, mas esta foi uma das que não tive tanta curiosidade em ler. Caso ela seja liberada no Social Comics, tentarei ler.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pri, essa caiu na minha mão por acaso. Não é tão impactante quanto outras da Nemo, mas é uma forma leve de abordar temas complexos.

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!