Leitura da Drica: Prodigy, Marie Lu

Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a RepĂºblica da AmĂ©rica, a oeste, e as ColĂ´nias, formadas pelo que restou da costa leste da AmĂ©rica do Norte. June e Day, a menina prodĂ­gio e o criminoso mais procurado da RepĂºblica, jĂ¡ estiveram em lados opostos uma vez.
Agora eles tĂªm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da RepĂºblica e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estĂ£o preparados para pagar o preço que as transformações exigirĂ£o deles.

Prodigy - Trilogia Legend # 2
Marie Lu
Ano: 2013 
PĂ¡ginas: 304
Editora: Prumo

Prodigy Ă© o segundo livro da trilogia Legend, cujo primeiro livro, jĂ¡ resenhado aqui, tem o mesmo nome. Spoilers serĂ£o evitados.


Legend se passa em um Estados Unidos que se dividiu entre a RepĂºblica da AmĂ©rica e as ColĂ´nias dos Patriotas, vemos como a RepĂºblica funciona e do que ela Ă© capaz para manter o seu funcionamento.
"Day me abraça mais forte. Sua mĂ£o acaricia meus cabelos e ele me embala suavemente, como se eu fosse uma criança. Aferro-me desesperadamente a ele, incapaz de recuperar o fĂ´lego, sufocada pela febre, pelo sofrimento e pelo vazio."
Nossos protagonistas, June e Day fugiram juntos de Los Angeles e vĂ£o passar por muitas situações difĂ­ceis. Eles estĂ£o indo para Las Vegas em busca dos Patriotas, grupo de revolucionĂ¡rios que luta contra o governo e lhes oferecerĂ¡ ajuda em troca de um favor: Day deverĂ¡ assassinar o Primeiro Eleitor.

Sem muitas alternativas, jĂ¡ que Day estĂ¡ com a perna muita machucada e precisa de uma cirurgia, alĂ©m de precisar de ajuda para encontrar o seu irmĂ£o, eles aceitam a missĂ£o. 
“- (…) basta que uma geraĂ§Ă£o faça uma lavagem cerebral num povo para convencer as pessoas de que a realidade nĂ£o existe.”
Enquanto Day Ă© treinado apĂ³s a cirurgia para ser um herĂ³i, June serĂ¡ parte de um plano em que serĂ¡ presa como traidora com o intuito de se aproximar do Primeiro eleitor e levĂ¡-lo atĂ© a armadilha criada pelo grupo que culminarĂ¡ na sua morte. 

Mas a proximidade de June com Anden, o Primeiro Eleitor, vai lhe mostrar quem ele Ă© verdadeiramente e quais sĂ£o os seus planos para o povo. Totalmente diferente do seu pai, com uma outra visĂ£o de governo, disposto a diminuir as diferenças e cuidar do povo. Tudo isso farĂ¡ com que June fique balançada e mude os planos combinados com os Patriotas. 
“Anden pode ser o homem mais poderoso da RepĂºblica, mas Day, o garoto das ruas que nĂ£o tem nada alĂ©m da roupa do corpo e da seriedade no olhar, Ă© o dono do meu coraĂ§Ă£o.
Ele Ă© tudo o que Ă© belo.
Ele Ă© o raio de esperança em um mundo de escuridĂ£o.Ele Ă© a minha luz.”
Mas nem sĂ³ de lutas vive Prodigy, o romance Ă© um dos seus pontos fortes.

O mais legal da histĂ³ria Ă© que ela Ă© narrada por dois pontos de vista diferentes: de um lado, June, inteligente, nascida na elite e membro do alto escalĂ£o do exĂ©rcito. Do outro, Day, garoto pobre, considerado o criminoso mais procurado da RepĂºblica, teve sua mĂ£e morta pelo exĂ©rcito de June. Essas duas visões sĂ£o ideias para dar ao leitor uma visĂ£o ampla dos acontecimentos, possibilitando uma anĂ¡lise detalhada das motivações de cada um.

Uma leitura fĂ¡cil, dinĂ¢mica e curta, mas com inĂºmeras reviravoltas que fazem com que essa seja uma das melhores distopias que li ultimamente. Os acontecimentos se sucedem em um ritmo acelerado que nĂ£o permite que vocĂª sequer vĂ¡ na cozinha beber Ă¡gua!!! Prodigy vai nos explicar como toda essa guerra começou, suas motivações em ambos os lados e vai te dar a possibilidade de escolher de que lado ficar.
“- AtĂ© aqui, tudo bem. Lembre-se de quem Ă© o inimigo.”
A Marie Lu estĂ¡ de parabĂ©ns por conseguir manter o ritmo da histĂ³ria nesse segundo livro, cheio de surpresas e reflexões sobre sistema de governo e suas ramificações, e por mantar as caracterĂ­sticas de June e Day que os faz um casal apaixonante.


8 comentĂ¡rios

  1. Drica!
    Parece uma distopia bem construĂ­da com lutas e romances.
    Gostei de saber que tem o ponto de vista dos dois protagonistas, assim podemos ver os fatos e sentimentos dos dois pontos de vista, legal!
    “Natal nĂ£o sĂ£o as luzes lĂ¡ fora, mas a Luz que brilha em seu coraĂ§Ă£o... Feliz AniversĂ¡rio, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esses livros dela sĂ£o de acabar com um! É tudo cheio de reviravoltas e momentos tensos, de torcer pra dar certo e ter um medo danado das coisas darem errado. E sim, os personagens sĂ£o apaixonantes. Eu amei esses dois como casal e os secundĂ¡rios tambĂ©m nĂ£o perderam a vez. Vale muito a pena ler, Ă© uma baita histĂ³ria!

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Gostei muito da resenha, eu sou louca para ler a trilogia Lengend, e essa resenha me deixou ainda mais curiosa para saber sobre esse mundo criado pela Marie Lu.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa trilogia, que pelo visto Ă© de tirar o fĂ´lego com essas divisões do Estado e achar que as pessoas sĂ£o umas mas sĂ£o outras Ă© o tal julgamento sem conhecer primeiro.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Drica!!
    Essa trilogia serĂ¡ uma das minhas leituras de 2017!! Espero gostar muito dessa trilogia!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Essa trilogia estĂ¡ na minha lista, entĂ£o li a resenha sĂ³ por cima com medo de um possĂ­vel spoiler. Mas gostei de saber que o ritmo de escrita foi mantido, porque nada pior do que um segundo livro que tem a maldiĂ§Ă£o da trilogia, nĂ©? kkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Tente ler o primeiro livro dessa serie, mas ele acabando nĂ£o dando muito certo para mim, mas para quem gosta de distopia, parece ser uma Ă³tima serie, achei interessante temos dois pontos de vista tĂ£o diferente e finalmente o leitor poder ter respostas !!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de estar um pouco cansada de livros distopicos, confesso que esse chamou bem minha atenĂ§Ă£o e serĂ¡ uma das minhas leituras no prĂ³ximo ano. Acho que a histĂ³ria Ă© bem chamativa e envolvente e fiquei super ansiosa para saber o que vai acontecer com a protagonista. Sem falar que sĂ³ de saber que o romance tem um grande valor no livro tambĂ©m me agradou muito. Estou ansiosa para começar a leitura e espero gostar tanto quanto vocĂª da June e do Day.

    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!