Leitura da Drica: Six of Crows, Leigh Bardugo


A OESTE DE RAVKA, ONDE GRISHAS SĂƒO ESCRAVIZADOS E ENVOLVIDOS EM JOGOS DE CONTRABANDISTAS E MERCADORES…
…fica Ketterdam, capital de Kerch, um lugar agitado onde tudo pode ser conseguido pelo preço certo. Nas ruas e nos becos que fervilham de traições, mercadorias ilegais e assuntos escusos entre gangues, ninguĂ©m Ă© melhor negociador que Kaz Brekker, a trapaça em pessoa e o dono do Clube do Corvo.
Por isso, Kaz Ă© contratado para liderar um assalto improvĂ¡vel e evitar que uma terrĂ­vel droga caia em mĂ£os erradas, o que poderia instaurar um caos devastador. Apenas dois desfechos sĂ£o possĂ­veis para esse roubo: uma morte dolorosa ou uma fortuna muito maior que todos os seus sonhos de riqueza.
Apostando a prĂ³pria vida, o dono do Clube do Corvo monta a sua equipe de elite para a missĂ£o: a espiĂ£ conhecida como Espectro; um fugitivo perito em explosivos e com um misterioso passado de privilĂ©gios; um atirador viciado em jogos de azar; uma grisha sangradora que estĂ¡ muito longe de casa; e um prisioneiro que quer se vingar do amor de sua vida.
O destino do mundo estĂ¡ nas mĂ£os de seis foras da lei – isso se eles sobreviverem uns aos outros.
Sangue e Mentiras
Six of Crows # 1
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 376
Editora: Gutenberg

"Eu sou um homem de negĂ³cios", ele disse a ela. "Nem mais, nem menos."
"VocĂª Ă© um ladrĂ£o, Kaz."
"NĂ£o foi isso que acabei de falar?"
Kaz Brekker serĂ¡ nosso protagonista nessa grande aventura. Kaz, vulgo MĂ£os Sujas, Ă© um grande ladrĂ£o, na verdade, um dos melhores que Ketterdam jĂ¡ viu, dono do Clube dos Corvos, uam casa de apostas e, ao mesmo tempo, admirado, temido e odiado. Garoto Ă³rfĂ£o com um passado misterioso. Por tudo isso Ă© incumbido de uma grande missĂ£o: resgatar um prisioneiro no que seria um presĂ­dio de segurança mĂ¡xima para nĂ³s. Em troca, a promessa de uma recompensa capaz de tornĂ¡-lo tambĂ©m o home mais rico de Ketterdam. Mas ele nĂ£o irĂ¡ sozinho, ao todo serĂ£o os seis melhores criminosos que jĂ¡ existiram, trabalhando juntos, cada um com um sonho.
"Eu negocio informações, Geels, as coisas que os homens fazem quando ninguĂ©m estĂ¡ olhando. a vergonha tem mais valor do que moedas podem ter."
Como spin off da trilogia Grisha, ainda estamos no seu mundo, mas em outro lugar do mapa.



Paralelo a tudo isso, ocorre o surgimento de uma nova droga capaz de potencializar a nĂ­veis inimaginĂ¡veis o poder dos Grishas. Seu efeito colateral: uma dependĂªncia extrema de quem a usa. Fazendo com que, utilizada por pessoas erradas, seja a pior armada criada contra os Grishas. 

Kaz e sua bengala de cabeça de corvo cheia de truques, Inej e suas facas mortais, Jesper e suas pistolas certeiras, Nina e seu poder Grisha de controlar emoções, Wylan com seus mapas e explosivos, Mathias com sua fĂ© e memĂ³ria se unirĂ£o para resgatar o criador da Jurda Parem, para que a sua fĂ³rmula nĂ£o caia em mĂ£os erradas.
"Quando todo mundo acha que vocĂª Ă© um monstro, nĂ£o Ă© preciso perder tempo fazendo monstruosidades."
Six of Crows tem a fĂ³rmula perfeita para dar certo: magia, aĂ§Ă£o e bons personagens. Mas a histĂ³ria demora a conquistar por causa do seu ritmo: bem lento no começo. Claro que Ă© necessĂ¡rio que sejam feitas as apresentações dos nossos protagonistas, jĂ¡ que, na minha opiniĂ£o, todos sĂ£o parte fundamental da histĂ³ria e nĂ£o existem coadjuvantes. VocĂª vai entender a motivaĂ§Ă£o de cada um para aceitar essa empreitada tĂ£o ariscada, conhecerĂ¡ o passado e poderĂ¡ escolher o seu personagem preferido, se conseguir, Ă© claro. Mas o que o leitor quer mesmo Ă© aĂ§Ă£o! 

Acredito que, muito mais do que a aĂ§Ă£o da histĂ³ria, seus personagens e suas relações sĂ£o o ponto alto desse livro. 
"VocĂª nĂ£o pode treinar um falcĂ£o e esperar que ele nĂ£o saia para caçar."
Inej Ă© uma das minhas preferidas, atiradora de leite, chamada de Spectro por sua habilidade de nĂ£o ser notada. Era como uma prostituta no Menagerie e tem lembranças sombrias desse perĂ­odo, o que a faz lutar para ser uma mulher livre. De personalidade forte, guerreira, mas doce e apaixonada tambĂ©m.
"... Ela nĂ£o desejaria amor para ninguĂ©m. ele Ă© como uma visita a quem vocĂª dava boas vindas e depois nĂ£o conseguia se livrar."
Mas quando a aĂ§Ă£o começar, se prepare para nĂ£o conseguir largar o livro! As cenas se sucedem num ritmo alucinante que nos leva a uma pergunta Ă³bvia: ‘Quando vai virar filme????’

Apesar de tudo, senti falta do mundo Grisha do primeiro livro da trilogia. Queria mais magia, mais encantamento quando recebi mais aĂ§Ă£o e aventura. Leigh Bardugo mostrou a sua versatilidade na escrita criando um mundo novo dentro do mundo Grisha criado anteriormente. 

Se vocĂª leu a trilogia Grisha, venha conferir como ela foi capaz de inovar. Se vocĂª ainda nĂ£o leu, pode começar por esse que tenho certeza que vai se apaixonar por esse mundo. 


7 comentĂ¡rios

  1. Drica!
    Pelo visto Ă© bem carregado mesmo de aĂ§Ă£o e nĂ£o dĂ¡ para parar de ler depois de iniciarmos a leitura.
    Sem contar que seis dos maiores criminosos sĂ£o contratados e ter o envolvimento do leitor com as personagens, facilita demais a leitura.
    “Que os sinos do Natal sejam os mensageiros de boas festas e que o ano novo seja repleto de realizações. Feliz Natal e um prĂ³spero Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei dele por essa questĂ£o da magia e aĂ§Ă£o, alĂ©m dos personagens que parecem ser muito bem feitos e ter um jeitinho prĂ³prio, personalidade e tudo mais. Pelo que vi falando a autora acertou ao criar um melhor que o outro! Mas tambĂ©m me chamou atenĂ§Ă£o porque queria ler aquela trilogia dela. AĂ­ fiquei querendo ler esse tambĂ©m.
    O livro parece ser muito bom, tem todo esse mundo pra explorar e muita coisa acontecendo. E vi mesmo que o ritmo no começo Ă© meio lento. SĂ³ que depois? Segura, leitor! Parece que fica alucinante mesmo em algum momento. Imagino sĂ³ o que vou achar quando ler.

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler, pois parece ser muito bons e acho as capas lindas. Deve ser uma adrenalidade depois que começa a aĂ§Ă£o, hĂ¡ fiquei imaginando quando esses criminosos se juntarem, ainda nĂ£o li mas concordo cadĂª o filme.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu ainda nĂ£o li a trilogia Grisha, mas vi vĂ¡rios elogios, e gostaria muito de ler, que legal a autora criar uma outro trilogia que envolve o mesmo mundo Grisha, gosto de fantasia, magia e aventura.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Oi, Drica!!
    NĂ£o conhecia esse livro e tambĂ©m nĂ£o li essa trilogia Grisha. Mas quero ler muito esse livro que tem uma premissa bem interessante. A capa tambĂ©m chama muita atenĂ§Ă£o para essa obra!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Li a a trilogia Grisha e adorei esse mundo criado pela Leigh Bardugo, lendo a resenha fiquei bem curiosa para conhecer essa nova historia da autora, adorei essa ideia de temos um grupo, ainda mais com cada um tendo uma habilidade especial, fiquei curiosa para conhecer os personagens e com certeza irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro e posso dizer que mesmo vocĂª falando tĂ£o bem dele ainda nĂ£o sei se me conveceu. Acho que o estilo nĂ£o chama muito minha atenĂ§Ă£o, alĂ©m disso, esse ritmo mais lento inicialmente nĂ£o ajuda tambĂ©m nĂ©? Ainda bem que o foco mesmo Ă© a relaĂ§Ă£o dos personagens, acho que isso compensa esse fator negativo. Enfim, o livro me parece ser mediano para os que nĂ£o curte muito, no entanto, para os que gostam, o livro deve ser um prato cheio de diversões.

    Enfim, obrigada pela dica.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!