Resenha da Vic: Depois Daquela Montanha, Charles Martin - @arqueiro


O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cĂ­lios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo.
Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do aviĂ£o. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardĂ­aco, sem dĂºvida.
Mas havia uma mulher tambĂ©m – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada.
Agora eles estĂ£o sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa Ă¡rea de floresta coberta por quilĂ´metros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? Ă€ medida que os dias passam, porĂ©m, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas fĂ­sicas de Ashley, Ă© ela quem revigora o coraĂ§Ă£o dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivaĂ§Ă£o do outro. E, se hĂ¡ dĂºvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles tĂªm: nada jamais serĂ¡ igual em suas vidas.
Publicado em mais de dez paĂ­ses, Depois Daquela Montanha chegarĂ¡ Ă s telas de cinema em 2017, com Kate Winslet (de Titanic) e Idris Elba (de Mandela) escalados para os papĂ©is principais de uma histĂ³ria que vai reafirmar sua crença na vida e no poder do amor.
Depois Daquela Montanha
Charles Martin
Arqueiro
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 304
Ben Payne Ă© mĂ©dico e estĂ¡ Ă  espera do seu aviĂ£o no aeroporto. Ashley tambĂ©m estĂ¡ esperando e, por uma coincidĂªncia do destino, eles se conhecem.

PorĂ©m, o voo deles Ă© cancelado, mas Bem consegue um aviĂ£o particular e convida Ashley para ir com ele. Unindo o Ăºtil ao agradĂ¡vel, ela nĂ£o quer chegar atrasada no seu ensaio de casamento, e como uma Ben jĂ¡ ser uma boa companhia, os dois seguem para seu destino.

Mas o pior acontece: o aviĂ£o cai em uma reserva florestal cheia de neve, e entĂ£o começa o verdadeiro terror.

De inicio jĂ¡ sabemos que o acidente irĂ¡ acontecer, e acho que isso fez com que eu ficasse ainda mais ansiosa para essa cena chegar. Dr. Payne inicia com seu relato sobre o acidente, conta que o piloto do aviĂ£o – o simpĂ¡tico e amoroso Groover – faleceu, entretanto ainda nĂ£o temos as dimensões dos fatos.

A primeira coisa que pensamos Ă©: NinguĂ©m faz ideia de onde eles estĂ£o. Se logicamente era para eles pegarem um voo que foi cancelado, e foi decidido de Ăºltima hora a viagem no aviĂ£o particular do Ben.... Como e quando eles serĂ£o resgatados em um lugar com temperaturas abaixo de 0, entre 3.400 metros de altitude e o nĂ­vel do mar, totalmente isolados do mundo?
"A escuridĂ£o faz isso. DĂ¡ voz a medos que permaneceriam nĂ£o ditos, apesar de reais, se os deixĂ¡ssemos sossegados."
Com a queda, Ashley descolou o ombro e quebrou a perna. Ben sĂ³ fraturou algumas costelas... Se Bem nĂ£o fosse mĂ©dico – um dos melhores, por sinal - de forma alguma eles sobreviveriam. DĂ¡ para perceber que eles foram os Ăºnicos sobreviventes, nĂ£o Ă©? Mas ainda tem o NapoleĂ£o, o cachorro do piloto, que Ă© um amorzinho.

PorĂ©m, o destino (esse espertinho) uniu duas pessoas em uma situaĂ§Ă£o difĂ­cil, que dentro das dificuldades apresentadas, e sĂ³ tendo um ao outro, acabaram criando uma intimidade e uma força para lutar pela vida do outro.

Os dois estĂ£o em situações complicadas. Ashley estĂ¡ noiva, com casamento marcado em dois dias, e Bem Ă© casado e possui um lindo casal de gĂªmeos.
"NĂ£o vou deixar vocĂª. NĂ£o vou ficar sozinho. NĂ£o vou encarar sua lembrança todas as vezes que fechar os olhos.’’
Ben pode atĂ© ser o mĂ©dico da situaĂ§Ă£o seu conhecimento salvou a vida de ambos, mas foi Ashley quem deu forças, o porto seguro, que descontraia a situaĂ§Ă£o com uma risada. Uma personagem que eu amei foi ela. Dentro da situaĂ§Ă£o que estava a mulher conseguia tirar sarro de si mesma! Hahahhaa Uma calma sem igual, e apesar bem machucada, Ă© ela que incentiva Ben a continuar.

Ambos tem motivos para voltar para casa vivos, e isso Ă© mais do que suficiente para eles lutarem pela vida.
"Como se faz para viver? Um eco de lembrança veio de trĂ¡s das dunas. Ponha um pĂ© diante do outro. Talvez juntar os pedaços seja contĂ­nuo. Talvez a cola demore a secar. Talvez os ossos demorem a se consolidar. Talvez seja bom o fato de a criatura confusa que sou ainda estar em desenvolvimento. Talvez a caminhada seja longa e Ă¡rdua para sair do local do desastre.Talvez a distĂ¢ncia seja diferente para cada um de nĂ³s. Talvez o amor seja maior que a minha confusĂ£o."
Os personagens secundĂ¡rios sĂ£o demais! Desde o cachorrinho, que vira o melhor amigo de Ben, atĂ© o nosso piloto, que sabe tudo de amor, que eu queria ter ele como amigo para me dar uns conselhos.

E a noticia boa: Vai virar filme! Com a nossa linda Kate Wiinslet e o ator Idris Elba. Espero que seja bem fiel, e tĂ£o bom quanto o livro. A previsĂ£o Ă© para 2017, e jĂ¡ estou ansiosa.

Esse livro me passou uma mensagem muito importante. Ă€s vezes reclamamos de tudo, de coisas comuns do dia a dia que pode muito bem ser deixada para lĂ¡. E vem esse choque de realidade, que nĂ³s nĂ£o somos nada, que na hora da fome comemos o que for, bebendo o que saciar a sede, dormimos em qualquer lugar... NĂ£o tem nojinho, frescura, simplesmente Ă© instinto. E que a esperança, Ă© aquela que nos move. Sem ela, atĂ© mesmo sem forças fĂ­sicas, atraĂ­mos resultados positivos.

Para pensar e refletir.

Leiam!!!
"...NĂ£o sei quanto tempo nos resta, nĂ£o sei se vamos conseguir. Mas... Retiro tudo o que disse. Eu estava errado. Estava com raiva. NĂ£o deveria ter dito aquilo. VocĂª estava pensando em nĂ³s. NĂ£o em vocĂª. Agora eu entendo. VocĂª estava certa. Certa o tempo todo. Sempre hĂ¡ esperança... Sempre.”





8 comentĂ¡rios

  1. Esse livro jĂ¡ me chamou atenĂ§Ă£o quando anunciaram que iria sair. SĂ³ de sinopse jĂ¡ me interessei. E nossa, estĂ¡ parecendo ainda melhor do que pensei que seria. Forte, difĂ­cil e extremo. Deve ser agoniante pensar nessas pessoas passando por aquelas dificuldades. E tambĂ©m deve acabar deixando uma mensagem muito boa mesmo, de dar valor a coisas que nĂ£o damos e parar de reclamar do que nĂ£o Ă© nada de verdade. É, se for desse jeito pode virar atĂ© favorito. EstĂ¡ parecendo pra lĂ¡ de bom.

    ResponderExcluir
  2. Vic!
    Nossa! Que situaĂ§Ă£o complicada, hein?
    Fiquei foi ansiosa por saber como eles conseguiram superar as dificuldades e bem curiosa para saber se conseguem chegar a civilizaĂ§Ă£o.
    Amo livros com animais e jĂ¡ estou atĂ© imaginando o papel desse cachorrinho fofo em toda trama.
    “O Natal nĂ£o Ă© um momento nem uma estaĂ§Ă£o, senĂ£o um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vic!
    Amei a resenha, parabĂ©ns. Quero muito ler esse livro. EstĂ¡ na minha lista desde que começou sua divulgaĂ§Ă£o, pois a sinopse me conquistou.
    E agora, lendo sua Ă³tima resenha, mais decidida a ler fiquei. Muito curiosa com o desenvolvimento dessa histĂ³ria.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente que quotes sĂ£o esses, amei, fiquei super curiosa para ler o livro e saber como eles vĂ£o sobreviver, e que legal que serĂ¡ adaptado para o cinema, sem sombra de dĂºvida irei assistir.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler, parece ser uma liĂ§Ă£o de vida, como dizem quem faz a comida Ă© a fome, na hora da necessidade ficamos felizes com qualquer coisa. Estou curiosa com o desenrolar desse histĂ³ria e me perguntando que apesar dos dois estatem comprometido terĂ¡ algum romance ou ficarĂ¡ na amizade.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vic!!
    Estou super curiosa para ler esse livro!! A sinopse Ă© maravilhosa e sua resenha tambĂ©m!! E quando sair o filme sem dĂºvida alguma tambĂ©m vou querer assistir!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    No começo nĂ£o tinha ficado muito interessada para ler esse livro, mas lendo a resenha quero muito ler, adorei essa historia, principalmente como os dois vĂ£o se apoiando para continuarem lutando, parece ser uma historia dramatica, apreensiva, mas tambĂ©m linda e espero que saia mesmo o filme !!

    ResponderExcluir
  8. Que histĂ³ria legal, amei saber que ambos apoiaram um ao outro nesse momento tĂ£o dificil. Agora, fiquei curiosa para saber o que acontece, serĂ¡ que eles vĂ£o se envolver? NĂ£o sei porque, mais acho que a histĂ³ria nĂ£o tem um final tĂ£o feliz assim. Enfim, amei saber que o mesmo vai se tornar filme e que a Kate vai estar nele. Tenho certeza que o livro nos faz refletir bastante.

    beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!