À Convite: Ilmara fonseca - Pensei que fosse verdade, Huntley FitzPatrick

Gwen Castle nunca quis tanto dizer adeus à sua ilha natal quanto agora: o verão em que o Maior Erro da Sua Vida, Cassidy Somers, aceita um emprego lá como faz-tudo. Ele é um garoto rico da cidade grande, e ela é filha de uma faxineira que trabalha para os veranistas da ilha. Gwen tem medo de que esse também venha a ser o seu destino, mas, justamente quando parece que ela nunca vai conseguir escapar do que aconteceu – ou da ilha –, o passado explode no presente, redefinindo os limites de sua vida. Emoções correm soltas e histórias secretas se desenrolam, enquanto Gwen passa um lindo e agitado verão lutando para conciliar o que pensou que fosse verdade – sobre o lugar onde vive, as pessoas que ama, e até ela mesma – com o que de fato é.
Pensei que fosse verdade
Huntley FitzPatrick
Tradutora: Heloísa Leal 
Ano: 2016 
Páginas: 335
Editora: Valentina

O que você vai ser quando você crescer? Esta é uma pergunta que ouvimos desde que somos bem pequenos e desde então já se instaura em nós esse desejo do sucesso e de ser diferente também da realidade em que fomos criados. A adolescência é a fase em que esse desejo e mais mil outras coisas batem acelerado em nosso coração e tudo acontece ao mesmo tempo e sem trégua. Com Gwen Castle não foi diferente. 

Ela tem 17 anos e é descendente de imigrantes portugueses. Vive com sua família na pequena ilha Seashell, muito procurada no verão para turismo. É a filha mais velha e ainda faz pequenos trabalhos para também ajudar a família, composta pelo pai, que é dono de uma lanchonete; a mãe, que é faxineira; o irmão, que tem necessidades especiais e há também o avô e o primo. Embora todos os personagens familiares não pertençam ao mesmo núcleo, podemos enxergar uma família forte, nutrida por laços de cuidado, apesar dos desencontros que sempre fazem parte do cotidiano.

Gwen é uma garota admirável. Tem sonhos e desejos como qualquer outra adolescente. Ela enxerga no estudo uma saída para fugir da repetição do destino de seus pais. Quer ampliar os seus horizontes, sair da ilha, buscar outros espaços, crescer como pessoa, ter orgulho de suas conquistas. Como se não bastasse a barra de ter que dar conta de tudo isso, ainda tem... ”o maior erro de sua vida”: Cassidy. 

Cassiy Sommers é o que podíamos chamar de “playboy”. Mimado, vindo de uma família rica, ele termina indo parar na escola de Gwen justamente porque foi expulso da escola onde estudava. Sempre vinha passar as férias na ilha e Gwen ainda traz na memória as lembranças boas do tempo em que eram crianças, lembranças de um Cass que não existe mais. Só que tudo isso ficou no passado, pois Cass partiu o coração dela e deixou marcas profundas, com as quais ela tenta conviver e acima de tudo, superar. 

Acontece que o destino não dá trégua para essa menina e não demora muito tempo para descobrir que Cass está trabalhando na ilha, na equipe de manutenção. Mal ela se levanta do baque que sofre, já precisa ser forte novamente e tentar conviver com Cass, ignorando-o e tentando lidar com o sentimento novo, e cada vez mais confuso, que ela carrega em seu coração. A partir daí temos os encontros e desencontros e as mudanças pelas quais os dois personagens vão vivendo, tentando se libertar do passado que os define a redefinindo-se a partir da realidade que estão vivenciando.

A narrativa é escrita em primeira pessoa, então temos uma proximidade muito maior com Gwen, vemos o mundo e vemos Cass também através de seus olhos. A relação entre eles é confusa e cheia de mal-entendidos. É compreensível, pois ambos são adolescentes e estão presos a acontecimentos do passado, mas isso às vezes torna a leitura cansativa. Acho que esse desenvolvimento da relação deles poderia ser mais bem estruturado, dando uma fluidez maior à história. 

Para além disso, contudo, Pensei que fosse verdade é uma boa história, com personagens bem escritos e cativantes, que traz uma reflexão sobre crescimento, autoconhecimento e escolhas. Uma narrativa que fala de amor e de mudanças. Para quem gosta de romance, é uma ótima pedida!


12 comentários

  1. Ilmara, eu gostei tanto da sinopse que pensei que o livro valeria pelo menos quatro cachorrinhos rs.
    Mas quando há adolescentes envolvidos em uma história de romance realmente o livro enrola muito, aparece confusões que nem precisavam e os pensamentos deles as vezes são infantis. Entretanto, "Pensei que fosse verdade", me atraiu bastante, quero saber o que tem por trás da história do Cass e da Gwen, e também sobre qual é o significado do título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nicoli! Eu tbm fiquei muito empolada com a sinopse, mas esperava bem mais da leitura. Mas é uma boa pedida para quem curte uma boa história de romance, viu?

      Excluir
  2. Oi!!

    A Adolescencia é uma época confusa, o que talvez explique esses mal entendidos...E mesmo vc me dizendo que é um livro bom, eu passo. Não só por ser romance, mas por ser um romance adolescente!!

    bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o foco da narrativa é no romance adolescente. Apesar de ter uma premissa boa e excelentes personagens.

      Excluir
  3. Ilmara!
    Gosto de romances, embora os adolescentes tenha relegado a um bom tempinho, porque tenho considerado tudo o mais do mesmo.
    Aqui no entanto, vem ma história do passado mal resolvida e que faz com que os protagonistas aprendam a conviver e a ver que estão em uma fase diferente.
    Apesar de todo sofrimento da garota, gostaria de ler o livro.
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já tinha ouvido flar, mas nunca tinha lido resenha...eu adorei, parabéns pela forma q apresentou a obra...
    Dica anotadíssima!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Já ia dizer que não conhecia esse livro, mas lembrei que ele fez parte de uma ação da editora não? Eu nunca li nada da autora por isso não sei o que esperar. Achei que o livro deve ser muito bonito e vou anotar para ler futuramente. No momento estou preferindo ler outros gêneros.

    ResponderExcluir
  6. A historia parece ser leve sem muitas surpresas, como disseram acima mais do mesmo, não vi nada de diferente, pela capa esperava uma historia mais profunda.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo romances, mas faltou alguma coisa para me atrair para a história. Sabe quando parece estar faltando algo? Me pareceu um filme meio sessão da tarde.... acho que não leria

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ilmara!
    Gostei muito da premissa do livro. Já faz muito tempo que não leio nada de romance entre adolescentes, pois acho que essa fase e bem complicada e que na maioria das vezes os livros tem muito drama e também é cheio de mal-entendidos! Mas mesmo assim considero esse um bom livro para ler em qualquer hora!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Suas palavras estão muito bem escritas.
    Não é um estilo de leitura dos meus preferidos, mas, talvez venha a ler.
    Parece uma leitura bem leve. Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. achei interessante o fato de vc só ter dado 3 cachorrinhos, pelo jeito vc gostou da leitura. pois sua única critica é que as vezes se torna cansativo
    bom, como eu não curto romances (só pelo romance, tem que ter algo mais) eu acho que vou deixar passar

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!