Leitura da Drica: A arte de correr na chuva, Garth Stein

Enzo sabe que Ă© diferente dos outros cachorros - um filĂ³sofo com alma humana. Ele foi educado assistindo aos programas do canal National Geographic e ouvindo todos os conselhos de seu mestre e dono, Denny Swift, um piloto de corridas. Por causa de Denny, Enzo adquiriu uma grande percepĂ§Ă£o da condiĂ§Ă£o humana e aprendeu a administrar a vida como em uma corrida de FĂ³rmula 1, onde nem sempre a velocidade Ă© a melhor estratĂ©gia. Ă€s vĂ©speras de sua morte, Enzo faz uma retrospectiva de sua vida, relembrando tudo o que ele e a famĂ­lia passaram - os sacrifĂ­cios que Denny fez para ser bem-sucedido profissionalmente; a perda inesperada de Eve, a esposa de Denny; a batalha do dono para conseguir a guarda da filha, a quem os avĂ³s maternos fizeram de tudo para conseguir a custĂ³dia... 'A Arte de Correr na Chuva' Ă© um livro modelado nos desejos e absurdos da vida humana.

A Arte de Correr na Chuva
Meu nome Ă© Enzo. E esta Ă© minha histĂ³ria.
Garth Stein
Ano: 2008
PĂ¡ginas: 304
Editora: Ediouro 
"Uma histĂ³ria de amor arrebatadora e um comovente conto de redenĂ§Ă£o... como sĂ³ um cachorro poderia contar.”
E vai ter mais livro de cachorro??? Vai sim!!!

Dessa vez, quem vai nos contar sua histĂ³ria Ă© Enzo, um cachorro um tanto quanto diferente da maioria: Enzo se sente aprisionado em seu corpo canino pois tem coisas que ele gostaria de fazer, como falar e pegar coisas, por exemplo, que o seu corpo nĂ£o permite. Quem dĂ¡ voz a Enzo Ă© Garth Stein, autor e produtor de cinema, e tambĂ©m piloto de corridas.

Justamente por isso, Enzo Ă© apaixonado por corridas de carro, seu Ă­dolo? Ayrton Senna, do Brasil!!!! Isso mesmo, e Ă© da habilidade do Ayrton de correr na chuva que vem o tĂ­tulo do livro.
Enzo ‘tĂ¡ velhinho, jĂ¡ quase sem forças e sem controle do prĂ³prio corpo, e ai ele vai nos contar a sua histĂ³ria e da sua famĂ­lia.
" - A verdade estĂ¡ dentro de cada um de nĂ³s; a verdade absoluta. Mas Ă s vezes a verdade se esconde em uma sala de espelhos."
Criado assistindo tv porque Denny, o seu tutor e melhor amigo, tinha que ir trabalhar, ele tem verdadeira paixĂ£o pelas corridas e por documentĂ¡rios. Inclusive, foi em um deles que descobriu que, na MongĂ³lia, acredita-se que os cĂ£es podem voltar em uma prĂ³xima vida como humanos. Assim, o grande objetivo de Enzo Ă© aprender tudo o que puder para ser um bom humano.
"Sempre me senti quase humano. Sempre soube que havia algo em relaĂ§Ă£o a mim que era diferente dos outros cachorros. Certo, estou preso no corpo de um cachorro, mas trata-se apenas da carcaça. O que estĂ¡ dentro Ă© que Ă© importante. A alma. E a minha alma Ă© muito humana.”
Denny casa e Enzo tem que se adaptar a dividir o amor dele com Eve. Quando Zoe nasce, ele se torna o fiel guardiĂ£o e melhor amigo da garotinha. Enzo tambĂ©m Ă© o porto seguro de Denny nos momentos de dificuldade da carreira, cheia de altos e baixos, o conforto de Eve nos piores momentos da doença, e o ombro amigo de Denny nos momentos de maior dor apĂ³s a morte de Eve e a batalha para ficar com a guarda de Zoe.
“…Quanto a mim, fui encontrando formas de contornar a loucura. Treino minha maneira humana de andar, por exemplo. Treino a mastigaĂ§Ă£o lenta da comida, como fazem os humanos. Estudo os programas da televisĂ£o para descobrir dicas sobre comportamento e para aprender a reagir em determinadas situações. Na minha prĂ³xima vida, quando eu nascer de novo como pessoa, serei praticamente um adulto no momento em que sair do Ăºtero, por causa de toda a minha preparaĂ§Ă£o…”
Enzo Ă© um cĂ£o quase humano, aprendeu muito com a televisĂ£o e observando os humanos. Tenho certeza que ele tiraria Denny de vĂ¡rias enrascadas se pudesse falar!  Tem um senso de humor fantĂ¡stico, paladar exigente, alĂ©m de ser um Ă³timo crĂ­tico. Mas sua melhor caracterĂ­stica Ă© o companheirismo, ele estĂ¡ do lado de Denny em qualquer situaĂ§Ă£o e vĂ£o viver momentos bons e ruins juntos.
  “Existem tantas coisas que sĂ£o ditas sem uma palavra. Existem tantas coisas que sĂ£o ditas com olhares, gestos e sons. As pessoas ignoram a enorme complexidade dos prĂ³prios meios de comunicaĂ§Ă£o. ”
Qual a grande liĂ§Ă£o do livro? Que devemos observar tudo o que estĂ¡ a nossa voltar, olhares, sorrisos, pequenos gestos, pequenos sons, pequenas nuances que podem falar mais do que palavras.
" Viver cada dia como se tivesse sido roubado da morte, Ă© assim que eu gostaria de viver. Sentir a alegria de viver, como Eve sentia. Afastar as aflições, os temores, as angĂºstias que enfrentamos todos os dias. Dizer 'Estou vivo', 'Sou maravilhoso', 'Eu sou'. Eu sou. Isso Ă© algo a que devemos aspirar. Quando for uma pessoa, Ă© assim que vou querer viver a vida."
A Arte de Correr na Chuva Ă© um livro fantĂ¡stico! Mas sou suspeita pra falar, nĂ£o Ă©? EntĂ£o, confira vocĂª mesmo e depois me conte o que achou.

"Lembrei! O documentĂ¡rio dizia que, depois que o cachorro morre, sua alma Ă© libertada para o mundo que nos cerca. Sua alma Ă© libertada para correr o mundo, correr pelos campos, aproveitar a terra, o vento, os rios, a chuva, o sol, o...
Quando um cachorro morre, sua alma é libertada para correr até que esteja pronto para renascer. Eu lembro.
- Tudo bem.
Quando eu renascer como homem, vou encontrar Denny..."


18 comentĂ¡rios

  1. Estava animada demais com a leitura desse livro, mas achei a escrita do autor cansativa.Eu nĂ£o tinha bem uma expectativa, antes de ler. Foi um livro que li por indicaĂ§Ă£o sem nem ter lido a orelha antes.
    Quando percebi que o narrador era um cachorro, fiquei surpresa, achei interessante, mas acho que esperava mais da trama em si.
    É um livro morno, no inĂ­cio nĂ£o prende e todo o desfecho Ă© esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nĂ£o Ă© um livro cheio de suspense ou uma histĂ³ria q te prenda. Se vc nĂ£o se empolgar com o Enzo, a histĂ³ria sĂ³ fica boa do meio p o fim.

      Excluir
  2. Oi, Drica!!
    Que livro mais fofo!! Estou adorando ler livros onde o narrador e animais, mais especificamente cachorros, no momento estou lendo um livro assim. Estou lendo o livro Aos Olhos de Zoe da Camila Pelegrini, que Ă© maravilhoso!! EntĂ£o claro que fiquei muito interessada em ler esse livro!! Adorei a indicaĂ§Ă£o!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb Ă© com um narrador 'cachorro', Marta? Sobre o que fala?

      Excluir
    2. É sim!! E a histĂ³ria da Zoe, uma cachorrinha bem bagunceira!! E da sua dona Mel. JĂ¡ terminei de ler o livro, que super fofo!!

      Excluir
  3. Oi.
    Nunca li nada nesse estilo, mas parece ser uma leitura muito bonita.
    Se o tema Ă© animais, jĂ¡ Ă© muito bem vindo.
    Espero poder conferir em breve! Suas palavras me motivaram!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Drica, ainda nĂ£o havia lido nada sobre o livro, mas jĂ¡ amei por envolver os cachorrĂ­neos ♥
    O ruim de ler histĂ³rias que envolvem cachorros Ă© que eu termino o livro com uma dor no peito, mas em contrapartida, tambĂ©m acabo com vĂ¡rias lições na minha bagagem. Amei saber um pouco mais sobre o Enzo, e acredito que cada animal tem uma personalidade Ăºnica como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a dor no peito e as lĂ¡grimas aparecem sim. Mas Enzo Ă© show de bola, um cachorro muito determinado que deixa o seu coraĂ§Ă£o feliz.

      Excluir
  5. eu quero ler esse livro!!! que coisa mais fofa! a histĂ³ria de vida pelo ponto de vida de um cachorro, nem posso falar muito de assistir tv pq o meu assiste e ainda desliga quando nĂ£o gosta do programa... sem falar em tacar a pata no cel o focinho no livro e por ai vai...
    algo me diz que eu vou me identificar muito com esse livro
    eu sĂ³ nĂ£o sei se quero um cachorro mais humano... nĂ³s humanos nĂ£o somos lĂ¡ ... er... acho que vou deixar isso de lado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Ă© isso de desligar a tv?????

      Entendo, Mar, nĂ£o somos tĂ£o bons quanto os animais. Mas acho q o Enzo seria um humano fantĂ¡stico!

      Excluir
  6. Drica!
    sou suspeita tambĂ©m para falar das habilidades que nossos cĂ£ezinhos tem e de todo amor que eles entregam para nĂ³s.
    Fiquei bem comovida com a histĂ³ria e claro que quero poder ler esse livro que parece bem interessante e instrutivo.
    Desejo uma Ă³tima semana!
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que interessante, Enzo Ă© muito fofo e muito companheiro sorte do personagem ter ele por perto em todos os momentos bons e ruins.

    ResponderExcluir
  8. Oooi!! EU li esse livro tem um bom tempo jĂ¡, mas juntamente com Marley & Eu, 4 vidas de um cachorro e de bagdĂ¡, com muito amor, Ă© um dos meus livros favoritos!! Eu gosto muito da liĂ§Ă£o de vida que Enzo nos tras, assim como a sua visĂ£o de vida. bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SĂ³ nĂ£o li ainda 4 vidas de um cachorro, tĂ¡ na minha lista.

      Excluir
  9. Oi Drica! Pela capa eu leria trilhões de vezes!
    Td q envolve animais me chama atenĂ§Ă£o, amo mto!
    Espero conseguir ler esta onra tĂ£o linda!Bjs

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!