• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • À convite: Mylena Suarez - O encantador de livros, Lucas de Sousa

    Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
    Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.
    O Encantador de Livros
    Ano: 2016 
    Páginas: 148
    Editora: Ler Editorial


    Venho aqui dar meu Parabéns ao escritor Lucas de Sousa que usou de uma fantasia deliciosa para mostrar a importância da leitura para qualquer idade. De uma forma lúdica e muito gostosa, viajei na leitura junto com Benjamim. 

    Não teve como eu não me lembrar do Castelo Rá-Ti-Bum e toda sua fantasia que conduzia também com maestria a imaginação da gurizada. Em O Encantador de Livros, vivi algo muito semelhante ao que vivia assistindo este programa que, infelizmente, acabou.

    Benjamim é um garoto batalhador que é carinhosamente conhecido na Cidade dos Livros por Apanhador de Livros. Mesmo não sabendo ler, ele tem uma fascinação muito grande pela leitura e sempre vai de porta em porta pedindo aos moradores livros para sua biblioteca.

    Sua madrasta, Eunice, com muita luta cria o garoto desde que marido e pai de Benjamim sumiu misteriosamente e deu para ele o porão onde ele, junto com seus amigos Clarice, Ariane, Nicolas, André vivem as mais deliciosas fantasias do mundo da contação de histórias. Tudo é permitido no mundo da imaginação e ele não poupa esforços para viver todos os personagens dos livros que seus amigos lêem para ele.

    Só tinha um pequeno problema: ninguém, além de Eunice, sabe de sua dificuldade com a leitura e ele morre de vergonha de revelar, mesmo aos amigos.

    No Cidade dos Livros todos respiram literatura, os livros são a fonte principal de entretenimentos e renda da cidade.

    "Em qualquer lugar a leitura acontecia. As pessoas não tinham medo de mergulhar em aevnturas dramáticas ou perigosas."

    Então, imagina ai como era para Benjamim morar numa cidade assim e não saber ler......O garoto sofria muito com isso, era a sua dor, além do fato de sentir muita falta do pai. Apesar disso, tudo corria na mais perfeita tranquilidade ou, pelo menos, era o que pensavam na cidade. Todos os anos um senhor conhecido como O Encantador de Livros visitava a cidade para difundir através de contação de histórias sua arte e magia.
    " Ele é o mais importante dos contadores de história que esse mundo já viu......
    Com ele os livros ganham vida, literalmente, as férias são eternas e nós, meros mortais, somos felizes até a ponta do dedo miudinho do pé."
    Porém, graças a este visitante misterioso, Benjamim e sua turma descobrem um plano maléfico do prefeito de controlar os livros que são lidos pelos moradores da cidade, pois o mesmo acredita que a fantasia atrapalha a mente e prejudica o desenvolvimento da cidade, mas muitos se revoltam contra esta ideia do prefeito.

    " A fantasia é a energia que movimenta a criatividade e sem ela, nenhum livro é escrito e cidade nenhum ganha lucro."

    Os garotos ficam desesperados para barrar o plano do prefeito pois não conseguem ver o mundo sem um pouco desta alegria.

    " Sem histórias bonitas, fantasia e conto de fadas, tudo se tornará sem graça."

    É neste momento que eles viverão a maior aventura de suas vidas. 

    Será que vão conseguir descobrir o que o prefeito planeja e como impedi-lo de concretizar seus planos? Será que eles vão conhecer o Encantador de Livros? Será que nessa confusão todos vão descobrir que Benjamim não sabe ler? O que aconteceu com o pai do garoto?

    Essas e outras perguntas, Lucas de Sousa responde no desenrolar desta doce aventura com leves toques de crítica social e muitos toques de amizade e companheirismo.

    Os garotos vão viver muitas loucuras para tentar salvar o mundo do controle do prefeito e eu pude me juntar a eles nesta batalha.....

    Destaque aqui para a capa que, como sempre, está impecável. Passei a leitura toda conseguindo imaginar a cidade na minha mente graças a capa. Parabéns!!!

    Só tirei uma estrela porque encontrei alguns errinhos, bem poucos, mas que para uma criança pode atrapalhar a leitura. Continuarei insistindo neste ponto apesar de não ser boa em pontuação.....ehhehehehehehe

    Beijos, Myl


    6 comentários :

    1. Oi, Mylena. Eu amei a história do livro, ainda mais por se tratar de livros, coisa que acho que nós amamos! Já li uma história bem gostosinha assim, e imagino que irei gostar muito.
      Beijo! Leitora Encantada
      Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

      ResponderExcluir
    2. Mylena!
      fiquei me imaginando no lugar de Benjamin sem saber ler em uma cidade onde todos respiram leitura, deve ser um inferno na terra.
      E que bom ver que tentarão desbaratar o plano do Prefeito e viverão imensas aventuras.
      “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. fiquei com muita dó de benjamim..e tambem imaginei a tortura que viveu...beijos,myl

        Excluir
    3. Difícil imaginar um garoto que gosta de livros e até recolhe para sua biblioteca com dificuldade para a leitura, fiquei intrigada com isso, qual será o problema se é algum tipo de bloqueio, mas tem umas coisas misteriosas acontecendo que deixa o leitor curioso, deve ser um encanto esse cidade, morar em um lugar assim deve ser o sonho de todo leitor rs.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. a trama é muito gostosa e de leitura bem rapida....no final tudo se encaixa.beijos,myl

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!