À convite: Mylena Suarez - O encantador de livros, Lucas de Sousa

Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.
O Encantador de Livros
Ano: 2016 
Páginas: 148
Editora: Ler Editorial


Venho aqui dar meu Parabéns ao escritor Lucas de Sousa que usou de uma fantasia deliciosa para mostrar a importância da leitura para qualquer idade. De uma forma lúdica e muito gostosa, viajei na leitura junto com Benjamim. 

Não teve como eu não me lembrar do Castelo Rá-Ti-Bum e toda sua fantasia que conduzia também com maestria a imaginação da gurizada. Em O Encantador de Livros, vivi algo muito semelhante ao que vivia assistindo este programa que, infelizmente, acabou.

Benjamim é um garoto batalhador que é carinhosamente conhecido na Cidade dos Livros por Apanhador de Livros. Mesmo não sabendo ler, ele tem uma fascinação muito grande pela leitura e sempre vai de porta em porta pedindo aos moradores livros para sua biblioteca.

Sua madrasta, Eunice, com muita luta cria o garoto desde que marido e pai de Benjamim sumiu misteriosamente e deu para ele o porão onde ele, junto com seus amigos Clarice, Ariane, Nicolas, André vivem as mais deliciosas fantasias do mundo da contação de histórias. Tudo é permitido no mundo da imaginação e ele não poupa esforços para viver todos os personagens dos livros que seus amigos lêem para ele.

Só tinha um pequeno problema: ninguém, além de Eunice, sabe de sua dificuldade com a leitura e ele morre de vergonha de revelar, mesmo aos amigos.

No Cidade dos Livros todos respiram literatura, os livros são a fonte principal de entretenimentos e renda da cidade.

"Em qualquer lugar a leitura acontecia. As pessoas não tinham medo de mergulhar em aevnturas dramáticas ou perigosas."

Então, imagina ai como era para Benjamim morar numa cidade assim e não saber ler......O garoto sofria muito com isso, era a sua dor, além do fato de sentir muita falta do pai. Apesar disso, tudo corria na mais perfeita tranquilidade ou, pelo menos, era o que pensavam na cidade. Todos os anos um senhor conhecido como O Encantador de Livros visitava a cidade para difundir através de contação de histórias sua arte e magia.
" Ele é o mais importante dos contadores de história que esse mundo já viu......
Com ele os livros ganham vida, literalmente, as férias são eternas e nós, meros mortais, somos felizes até a ponta do dedo miudinho do pé."
Porém, graças a este visitante misterioso, Benjamim e sua turma descobrem um plano maléfico do prefeito de controlar os livros que são lidos pelos moradores da cidade, pois o mesmo acredita que a fantasia atrapalha a mente e prejudica o desenvolvimento da cidade, mas muitos se revoltam contra esta ideia do prefeito.

" A fantasia é a energia que movimenta a criatividade e sem ela, nenhum livro é escrito e cidade nenhum ganha lucro."

Os garotos ficam desesperados para barrar o plano do prefeito pois não conseguem ver o mundo sem um pouco desta alegria.

" Sem histórias bonitas, fantasia e conto de fadas, tudo se tornará sem graça."

É neste momento que eles viverão a maior aventura de suas vidas. 

Será que vão conseguir descobrir o que o prefeito planeja e como impedi-lo de concretizar seus planos? Será que eles vão conhecer o Encantador de Livros? Será que nessa confusão todos vão descobrir que Benjamim não sabe ler? O que aconteceu com o pai do garoto?

Essas e outras perguntas, Lucas de Sousa responde no desenrolar desta doce aventura com leves toques de crítica social e muitos toques de amizade e companheirismo.

Os garotos vão viver muitas loucuras para tentar salvar o mundo do controle do prefeito e eu pude me juntar a eles nesta batalha.....

Destaque aqui para a capa que, como sempre, está impecável. Passei a leitura toda conseguindo imaginar a cidade na minha mente graças a capa. Parabéns!!!

Só tirei uma estrela porque encontrei alguns errinhos, bem poucos, mas que para uma criança pode atrapalhar a leitura. Continuarei insistindo neste ponto apesar de não ser boa em pontuação.....ehhehehehehehe

Beijos, Myl


6 comentários

  1. Oi, Mylena. Eu amei a história do livro, ainda mais por se tratar de livros, coisa que acho que nós amamos! Já li uma história bem gostosinha assim, e imagino que irei gostar muito.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  2. Mylena!
    fiquei me imaginando no lugar de Benjamin sem saber ler em uma cidade onde todos respiram leitura, deve ser um inferno na terra.
    E que bom ver que tentarão desbaratar o plano do Prefeito e viverão imensas aventuras.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei com muita dó de benjamim..e tambem imaginei a tortura que viveu...beijos,myl

      Excluir
  3. Difícil imaginar um garoto que gosta de livros e até recolhe para sua biblioteca com dificuldade para a leitura, fiquei intrigada com isso, qual será o problema se é algum tipo de bloqueio, mas tem umas coisas misteriosas acontecendo que deixa o leitor curioso, deve ser um encanto esse cidade, morar em um lugar assim deve ser o sonho de todo leitor rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a trama é muito gostosa e de leitura bem rapida....no final tudo se encaixa.beijos,myl

      Excluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!