Leitura da Drica: Órfão X, Gregg Hurwitz

Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar.
Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa? – está na sua cola, para tentar eliminá-lo.
Órfão X
Gregg Hurwitz
Ano: 2016 
Páginas: 336
Editora: Planeta

“— Segurança nunca é demais, irmão. — Tommy cuspiu tabaco por entre os dentes da frente enquanto guardava o dinheiro no bolso da camisa. — A gente nunca sabe quem é quem no zoológico.”
Órfão X é talvez um dos poucos livros que eu não leria, principalmente por acreditar que esse estilo de pura ação fica melhor nas telas do cinema. Mas acredito que os livros bons acabam caindo em nossas mãos sem muita explicação. E esse é o caso de Órfão X.

Bem ao estilo dos filmes americanos e seus programas ultrassecretos de segurança nacional, o livro vai contar a história de Evan Smoak, recrutando ainda aos 12 anos em um orfanato e treinado exaustivamente para ser um agente secreto, aquele tipo de assassino que entra em cena, executa a missão e você e todos ao redor ficam se perguntando como foi mesmo que aquilo aconteceu.

Evan, batizado de Órfão X, pois outros já ocuparam todas as letras anteriores do alfabeto, é grato ao seu mestre/tutor, a quem tem como um pai. Sem saber muito nada sobre os objetivos de suas missões, quem são as pessoas que ele deve matar ou qualquer outra informação, já que a regra principal sempre foi não fazer perguntas e ser eficiente e eficaz, chega um momento crucial em Evan resolve se despir desse personagem e viver como uma pessoa comum, se é que isso será possível.
“— Mas a questão é que “da próxima vez” significa que o mundo está aberto para você. “Da próxima vez” significa possibilidade. “Da próxima vez” significa liberdade.”
Mas como dizem, você pode sair do personagem, mas o personagem não sai de você! Evan resolve usar o seu talento para ajudar pessoas em apuros para retribuir o que foi feito com ele no passado. Ele deixa de ser o Órfão X e passa a ser o Homem de Lugar Nenhum. Um herói que fará justiça em nome de pessoas sozinhas, abandonadas, ameaçadas e indefesas. 
“O que ele não acrescentou foi que o ato de ajudar alguém era, em si mesmo, fortalecedor e até capaz de curar.”
Tudo parece bem até Evan notar que o seu passado bate à sua porta e que alguém do seu antigo programa está na sua cola. Justo quando Evan parece estar se envolvendo com Mia, sua vizinha, e criando laços com Peter, seu filho. Segredos e verdades inesperadas serão reveladas surpreendendo tanto  Evan quanto o leitor.

Ação do começo ao fim, é o que o livro promete e cumpre! Mas não se engane. Órfão X não daria um bom roteiro para o cinema apenas por isso. Você também vai encontrar romance e muito sentimento ao longo das páginas dessa história que vai tirar o fôlego a cada novo capítulo.
“— Respeite sempre a vida. Assim vai dar valor à sua própria vida. A parte mais difícil não é transformar você em um assassino. A parte mais difícil é mantê-lo humano.”

2 comentários

  1. Drica!
    Gosto muito dos livros no gênero, carregado de ação e ainda com um passado sombrio para atormentar.
    Assistir uns dois filmes mais ou menos no estilo: Richt 147 e Salty e com toda certeza esse é um bom enredo para ser transformado em filme. E ainda tem romance, né?
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada em ler, gosto quando tem ação nos livros, fica mais fluído. Que bom que de assassino ele passa a ajudar as pessoas, mas fiquei intrigada se as vítimas antes eram do mal ou do bem, mas como dizem entrar pra essa vida é fácil difícil é sair o passado sempre aparece.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!