À convite: Ilmara Fonseca - Amar, Rir e Comer, Dr. John Tickell

Inspirador e de fácil entendimento, Amar, Rir e Comer é o método de longevidade e vida saudável que você esperava. Viver bem e com saúde nunca foi tão fácil – nem tão gostoso e divertido. Viva a vida!
Especialista em perda de peso e renomada autoridade em longevidade, Dr. John Tickell conta o segredo da vida longa: MODERAÇÃO. Moderação em tudo, exceto no amor, no riso, no peixe e nos vegetais, claro.
Baseado no bom senso, na ciência e na alimentação saudável, Amar, Rir e Comer é um guia acessível, simples e descomplicado para você melhorar sua saúde e prolongar sua expectativa de vida. De qualidade de vida, principalmente.
Com sabedoria prática e notória competência médica e científica, Dr. Tickell traz ao Brasil seu Programa ACE: Atividade Física, Controle Mental e Educação Alimentar.
Atuando simultaneamente sobre o corpo, a mente e a boca – os três fatores críticos da vida saudável –, o Programa ACE compreende um conjunto de instruções sobre como manter-se ativo, reagir às pressões externas controlando o estresse e alimentar-se de forma inteligente.
Amar, Rir e Comer contém um programa de desintoxicação de sete dias, planos alimentares que funcionam – simples, saborosos e completos –, deliciosas receitas e uma lista de Petiscos Infalíveis para você se manter energizado o dia inteiro.
Amar, Rir e Comer
E outros segredos de longevidade do povo mais saudável do planeta
Dr. John Tickell
Ano: 2017 
Páginas: 208
Editora: Valentina


Nunca se falou tanto em vida saudável como nos últimos tempos. Temos sido bombardeados por muitos programas, informações e publicações dos mais variados tipos. Este é um assunto que me interesso muito, principalmente porque faço parte do grupo de pessoas que está nesta “busca” por uma vida mais saudável e consequentemente, mais longeva. Possuo hipertensão arterial, o que me coloca em um grupo perigoso e, por conta disso, esta obra me interessou muito. Sua leitura me trouxe dicas e informações muito importantes que eu , com certeza, pretendo pôr em prática.

O autor, o famoso médico, Dr. John Tickell é apaixonado pelo estilo de vida oriental, em especial do povo de Okinawa, e a partir da observação e estudo dos hábitos deste povo ele construiu o programa  ACE. Este consiste em uma combinação de atividade física, controle mental e educação alimentar, o famoso Amar, Rir e Comer que dá o título ao livro. Segundo Tickell, somos uma unidade e somente na harmonia de nossas áreas é que podemos ter uma vida considerada saudável.

Após a apresentação de seu programa, Tickell detalha cada área e nos mostra informações e dicas de como atuar na mesma. Por exemplo, na da alimentação saudável, o comer, ele traz algumas receitas leves e práticas que podem formar um cardápio nutritivo e que atenda às necessidades nutricionais de qualquer pessoa adulta.

Na parte da atividade física, o livro é ricamente ilustrado com exercícios simples e fáceis de fazer em que a parte muscular e motora que será ativada com aquela ação. O autor demonstra com exemplos reais como a falta de exercícios pode prejudicar o corpo e trazer inúmeros problemas de saúde, como por exemplo o sedentarismo e a obesidade. Ele teve a ajuda de sua esposa Sue, que é uma personal trainer,  para também incluir no livro uma série de “como fazer corretamente” alongamentos antes dos exercícios. Este é um detalhe importante, pois muitas pessoas se machucam ou sofrem lesões musculares quando não alongam antes de se exercitarem.

Por fim, o autor traz o terceiro elemento deste programa, que é o controle mental. Um ponto extremamente importante do programa, haja vista o número de pessoas que sofrem transtornos mentais oriundos do estresse e da enorme pressão a que são submetidos diariamente.

“(...) você não está sob estresse; o estresse está dentro de você. Pressão vem de fora, estresse vem de dentro. Portanto, você está sob pressão, e isto causa uma reação de estresse, que pode ser positiva, negativa ou neutra.” p. 103

Tickell deixa clara a necessidade de se divertir, de estar com os amigos, a família, de ter um momento só seu para relaxar. Uma coisa que estamos fazendo cada vez menos hoje em dia. Ele também traz um programa para relaxamento de apenas 7 minutos, que ajuda a diminuir a tensão e centrar mais em si mesmo. Rir, para o autor, é uma forma simples de ativar coisas boas em sua saúde, de todas as formas.

“Rir é positivo do ponto de vista médico. É positivo do ponto de vista físico. E é positivo do ponto de vista psicológico. Rir demais não faz mal nenhum. Pode-se até morrer de rir, mas, em hipótese alguma, ficar doente de rir.Moral da história: se você não ri, sinto dizer, está ferrado.” p. 106

Amar, Rir e Comer foi uma leitura leve e muito proveitosa. Com narrativa fluida e descontraída, e com argumentos firmes e muita exemplificação,  (ele usa até mesmo a linguagem bíblica para ilustrar suas teses) Tickell nos apresenta um programa inovador e mais ainda, a necessidade de realizar mudanças em nossa vida para que esta dure o maior tempo possível. Uma vida saudável, prazerosa e feliz é o que precisamos para realmente VIVER e não apenas SOBREVIVER.

“Depois de ler o que escrevi neste livro, você já sabe a diferença entre viver e sobreviver. Pois troque o sobreviver, como fazem milhões de pessoas em todo o mundo, pelo viver. Adote as coisas boas da vida, os quatro Fs: Felicidade, Família, Fé e Fazer amigos/amizades.” p. 195




10 comentários

  1. É um livro diferente mas curti bastante, é sempre bom estar atento ao nosso corpo tentar comer alimentos mais saudáveis possível para uma saúde melhor e uma vida bem mais prolongada.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  2. Preocupações com o corpo, a mente e a boca são sempre muito importantes e o fato do livro trazer dicas é bem legal. Gostei da dica ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da proposta desse livro.
    Ajudar a ter uma alimentação saudável, desintoxicar o corpo e principalmente ajudar a controlar o estresse, que é a proposta mais difícil.
    Pelo menos no meu caso.

    Gostei! :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro a editora Valentina, mas infelizmente esse livro não chamou a minha atenção, mas sei que muito irão apreciar essa leitura.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Já li uma resenha sobre esse livro, porém não me chamou muito atenção para ler mas sei que a leitura e super legal!

    ResponderExcluir
  6. Ilmara!
    Deve ser um ótimo guia para quem quer mesmo perder peso, mas também ter uma mudança dos hábitos alimentarres, acoplados com exercícios e vida saudável.
    Leitura interessante.
    “Preferi sempre a loucura das paixões à sabedoria da indiferença.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. Realmente esta em alta as pessoas estão se cuidando mais, o livro é interessante, pois tem exercícios com ilustrações para poder acompanhar e deve ter umas receitas bem gostosas e melhor ainda são saudáveis. É verdade as pessoas estão sem paciência e estressadas, precisam de um tempinho para o laser.

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Dicas alimentares, para uma vida mais saudáveis, sempre são muito válidas.
    Gosto de leituras assim.
    Obrigada por sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Já estou de olho nesse livro, informação nunca é dmais né...
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Achei bem interessante esse livro, não é muito o tipo de livro que gosto de ler, mas valida as dicas que ele trás, e principalmente como ele mostra que precisamos trabalhar em todas as áreas não só a alimentação !!

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!