• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Leitura da Drica: Orgulho e Preconceito, Jane Austen


    Elizabeth e suas quatro irmãs estão impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmãs devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroína tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irá salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua família? Uma adaptação fiel e primorosa do clássico romance de Jane Austen para os quadrinhos.
    Orgulho e Preconceito
    Jane Austen
    Ano: 2016 
    Páginas: 144
    Editora: Nemo

    Publicado pela primeira vez em 1813 e escrito pela autora inglesa Jane Austen, Orgulho e Preconceito se tornou um clássico da literatura. Já foi publicado váaaaaaarias vezes, por diversas editoras e agora virou graphic novel, publicada aqui no Brasil pela Editora Nemo, a queridinha dos amantes de HQ. 

    Se você ainda não conhece a história, vamos lá que eu te conto. 

    O livro conta a história da família Bennet, que mora em uma cidadezinha do interior da Inglaterra, no final do século XVIII. O grande desejo da matriarca da família é casar as suas cinco filhas. Então, imagine a sua euforia ao saber que um novo vizinho se mudará em breve e, além de rico, é bonito! 


    O Sr. Bingley chega a cidade com as irmãs e um amigo muito chegado, o Mr. Darcy, e serão responsáveis por todas as aventuras e emoções dessa história.

    Mas Elizabeth, a filha mais velha, não tem o interesse em se casar com qualquer um. Ela quer ter o direito de escolher, ela quer ser uma mulher independente e poder ser dona da sua própria vida. 

    Dizer que Elizabeth é uma heroína é pouco, acho que ela foi a primeira personagem feminista da história da literatura (pelo menos a que eu conheço) e Jane Austen foi uma mulher admirável, de extrema coragem ao criar uma personagem que representava tudo o que a sociedade da época condenava, mas que, com certeza, era o anseio de muitas mulheres reprimidas. 


    Com roteiro de Ian Edginton e ilustração de Robert Dean, a Nemo nos trouxe um trabalho primoroso, que não deve nada ao livro clássico, que seguiu fielmente o original e ainda nos presenteou com ilustrações belíssimas. 

    Adoro a ideia de transformar clássicos em HQ porque populariza a literatura, acredito que a imagem tem o poder de quebrar o preconceito e ‘preguiça’ de ler um livro só com palavras. Além do mais, tenho certeza que os fãs de Jane Austen vão adorar.






    16 comentários :

    1. Acredita que nunca li Orgulho e Preconceito?
      E olha que adoro livros do gênero.
      Mas convenhamos que quando procuramos os livros da autora,sempre estão com os preços elevadíssimos!

      Bem voltando ao HQ, também achei essa idéia original. Como bem disse,torna a história mais popular. :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jana,

        sempre tem promoção dele nas Americanas, Submarino e Amazon.

        Excluir
    2. A uma pena não ter lido a obra dizem que é ótima mesmo, a autora tem uma escrita de se encantar e eu curto os livros do gênero.
      Abraços!!!

      ResponderExcluir
    3. OI, Drica!

      Que maravilha de trabalho. O traço é lindo e estou para iniciar minhas leituras de Jane Austen agora, com o livro Lady Susan. Já assisti algumas partes de Orgulho e Preconceito,ou foi Razão e Sensibilidade??? Agora não me lembro, faz tempo... rsrsrs... Mas, amei! A editora NEMO está com todo o gás, estou lendo agora A Grafic Novel A Gigantesca Barba do Mal e amando também!
      Abração,

      Drica (sua Xará)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi, Drica!

        Seja bem-vinda!

        Adoro a Nema e adora a J. A., então formou, né?

        Bjos!!!

        Excluir
    4. Drica!
      Maravilhoso poder ver um clássico da Jane Austin em quadrinhos, porque atrai mais leitores a conhecer suas obras fenomenais.
      Adorei os traços da HQ ou Grafic Novels, como queira.
      Feliz em ver várias editoras investindo nesse novo gênero.
      Boa Páscoa!
      “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
      cheirinhos
      Rudy
      http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
      TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

      ResponderExcluir
    5. Oi Drica, Orgulho e Preconceito é mesmo um clássico e mesmo quem ainda não leu, já assistiu ou conhece a história de ouvir outras pessoas comentarem e Jane merece esse reconhecimento por ter criado essa história tão marcante e importante ;) Essa edição em HQ tá primorosa e os desenhos muito bem elaborados :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Super merecido mesmo! A Nemo jogou duro! Está a altura de uma verdadeira diva!

        Excluir
    6. É verdade muitas pessoas não leem porque não tem figuras só escrita. Achei a ideia bem legal de transformar em HQ esse clássico, embora ainda não li o livro, só assisti o filme, mas pretendo ler, uma personagem que era fora dos padrões da época é um grande desafio e a autora conseguiu muito bem esse feito.

      ResponderExcluir
    7. Olá! Em quadrinhos nunca tinha visto, ameeeei!!
      Se já eh bom imagina com essas ilustrações!
      Bjs!

      ResponderExcluir
    8. Oi, tudo bem?
      Já li Orgulho e Preconceito e gostei, mas não tão desesperadamente como muitas pessoas. Para falar a verdade, na primeira parte do livro, achei bem cansativo.
      Eu tenho essa HQ, realmente é linda. Vou ler, um dia desses, talvez me encante mais pela história!
      Beijos.

      ResponderExcluir
    9. Olá,
      sabia que eu já ouvi fala tanto sobre essa autora mas não lir nada dos livros dela?!
      Gostei bastante da resenha, e a historia me pareceu tão motivado para ler, ainda mas e um conto de época, achei super legal!

      ResponderExcluir
    10. Eu sou uma das raras pessoas que ate hoje não leu esse livro, e sinceramente apesar das inúmeras resenhas positivas que li sobre ele nunca consegui me interessar:(

      ResponderExcluir
    11. Oi!
      Adoro Orgulho e Preconceito, nunca pensei que essa historia fosse me conquistar tanto, mas foi só que virou uma das minhas favoritas, ainda não tive oportunidade de ler essa HQ, mas estou bem curiosa para ver essa historia nesse novo formato !!

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!