Leitura da Drica: Orgulho e Preconceito, Jane Austen


Elizabeth e suas quatro irmĂ£s estĂ£o impossibilitadas de herdar a propriedade de seu velho pai e enfrentam a ameaça do despejo. As irmĂ£s devem garantir sua segurança financeira por meio do casamento, mas nossa heroĂ­na tem outros planos. Ela fez votos de se casar somente por amor. Seu olhar acaba capturado pelo distinto Sr. Darcy, mas quem irĂ¡ salvar os Bennets? Elizabeth deve se casar por amor ou deve salvar sua famĂ­lia? Uma adaptaĂ§Ă£o fiel e primorosa do clĂ¡ssico romance de Jane Austen para os quadrinhos.
Orgulho e Preconceito
Jane Austen
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 144
Editora: Nemo

Publicado pela primeira vez em 1813 e escrito pela autora inglesa Jane Austen, Orgulho e Preconceito se tornou um clĂ¡ssico da literatura. JĂ¡ foi publicado vĂ¡aaaaaarias vezes, por diversas editoras e agora virou graphic novel, publicada aqui no Brasil pela Editora Nemo, a queridinha dos amantes de HQ. 

Se vocĂª ainda nĂ£o conhece a histĂ³ria, vamos lĂ¡ que eu te conto. 

O livro conta a histĂ³ria da famĂ­lia Bennet, que mora em uma cidadezinha do interior da Inglaterra, no final do sĂ©culo XVIII. O grande desejo da matriarca da famĂ­lia Ă© casar as suas cinco filhas. EntĂ£o, imagine a sua euforia ao saber que um novo vizinho se mudarĂ¡ em breve e, alĂ©m de rico, Ă© bonito! 


O Sr. Bingley chega a cidade com as irmĂ£s e um amigo muito chegado, o Mr. Darcy, e serĂ£o responsĂ¡veis por todas as aventuras e emoções dessa histĂ³ria.

Mas Elizabeth, a filha mais velha, nĂ£o tem o interesse em se casar com qualquer um. Ela quer ter o direito de escolher, ela quer ser uma mulher independente e poder ser dona da sua prĂ³pria vida. 

Dizer que Elizabeth Ă© uma heroĂ­na Ă© pouco, acho que ela foi a primeira personagem feminista da histĂ³ria da literatura (pelo menos a que eu conheço) e Jane Austen foi uma mulher admirĂ¡vel, de extrema coragem ao criar uma personagem que representava tudo o que a sociedade da Ă©poca condenava, mas que, com certeza, era o anseio de muitas mulheres reprimidas. 


Com roteiro de Ian Edginton e ilustraĂ§Ă£o de Robert Dean, a Nemo nos trouxe um trabalho primoroso, que nĂ£o deve nada ao livro clĂ¡ssico, que seguiu fielmente o original e ainda nos presenteou com ilustrações belĂ­ssimas. 

Adoro a ideia de transformar clĂ¡ssicos em HQ porque populariza a literatura, acredito que a imagem tem o poder de quebrar o preconceito e ‘preguiça’ de ler um livro sĂ³ com palavras. AlĂ©m do mais, tenho certeza que os fĂ£s de Jane Austen vĂ£o adorar.






16 comentĂ¡rios

  1. Acredita que nunca li Orgulho e Preconceito?
    E olha que adoro livros do gĂªnero.
    Mas convenhamos que quando procuramos os livros da autora,sempre estĂ£o com os preços elevadĂ­ssimos!

    Bem voltando ao HQ, tambĂ©m achei essa idĂ©ia original. Como bem disse,torna a histĂ³ria mais popular. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana,

      sempre tem promoĂ§Ă£o dele nas Americanas, Submarino e Amazon.

      Excluir
  2. A uma pena nĂ£o ter lido a obra dizem que Ă© Ă³tima mesmo, a autora tem uma escrita de se encantar e eu curto os livros do gĂªnero.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. OI, Drica!

    Que maravilha de trabalho. O traço Ă© lindo e estou para iniciar minhas leituras de Jane Austen agora, com o livro Lady Susan. JĂ¡ assisti algumas partes de Orgulho e Preconceito,ou foi RazĂ£o e Sensibilidade??? Agora nĂ£o me lembro, faz tempo... rsrsrs... Mas, amei! A editora NEMO estĂ¡ com todo o gĂ¡s, estou lendo agora A Grafic Novel A Gigantesca Barba do Mal e amando tambĂ©m!
    AbraĂ§Ă£o,

    Drica (sua XarĂ¡)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Drica!

      Seja bem-vinda!

      Adoro a Nema e adora a J. A., entĂ£o formou, nĂ©?

      Bjos!!!

      Excluir
  4. Drica!
    Maravilhoso poder ver um clĂ¡ssico da Jane Austin em quadrinhos, porque atrai mais leitores a conhecer suas obras fenomenais.
    Adorei os traços da HQ ou Grafic Novels, como queira.
    Feliz em ver vĂ¡rias editoras investindo nesse novo gĂªnero.
    Boa PĂ¡scoa!
    “A sabedoria começa na reflexĂ£o.” (SĂ³crates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversĂ¡rio, serĂ£o 6 ganhadores, nĂ£o fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi Drica, Orgulho e Preconceito Ă© mesmo um clĂ¡ssico e mesmo quem ainda nĂ£o leu, jĂ¡ assistiu ou conhece a histĂ³ria de ouvir outras pessoas comentarem e Jane merece esse reconhecimento por ter criado essa histĂ³ria tĂ£o marcante e importante ;) Essa ediĂ§Ă£o em HQ tĂ¡ primorosa e os desenhos muito bem elaborados :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super merecido mesmo! A Nemo jogou duro! EstĂ¡ a altura de uma verdadeira diva!

      Excluir
  6. É verdade muitas pessoas nĂ£o leem porque nĂ£o tem figuras sĂ³ escrita. Achei a ideia bem legal de transformar em HQ esse clĂ¡ssico, embora ainda nĂ£o li o livro, sĂ³ assisti o filme, mas pretendo ler, uma personagem que era fora dos padrões da Ă©poca Ă© um grande desafio e a autora conseguiu muito bem esse feito.

    ResponderExcluir
  7. OlĂ¡! Em quadrinhos nunca tinha visto, ameeeei!!
    Se jĂ¡ eh bom imagina com essas ilustrações!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    JĂ¡ li Orgulho e Preconceito e gostei, mas nĂ£o tĂ£o desesperadamente como muitas pessoas. Para falar a verdade, na primeira parte do livro, achei bem cansativo.
    Eu tenho essa HQ, realmente Ă© linda. Vou ler, um dia desses, talvez me encante mais pela histĂ³ria!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. OlĂ¡,
    sabia que eu jĂ¡ ouvi fala tanto sobre essa autora mas nĂ£o lir nada dos livros dela?!
    Gostei bastante da resenha, e a historia me pareceu tĂ£o motivado para ler, ainda mas e um conto de Ă©poca, achei super legal!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou uma das raras pessoas que ate hoje nĂ£o leu esse livro, e sinceramente apesar das inĂºmeras resenhas positivas que li sobre ele nunca consegui me interessar:(

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adoro Orgulho e Preconceito, nunca pensei que essa historia fosse me conquistar tanto, mas foi sĂ³ que virou uma das minhas favoritas, ainda nĂ£o tive oportunidade de ler essa HQ, mas estou bem curiosa para ver essa historia nesse novo formato !!

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!