Livros da Gata: O Verão em que Salvei o Mundo em 65 dias, Michele Weber Hurwitz

Um verão. Uma menina. Um plano. 65 maneiras de fazer a diferença. Neste livro romântico e cativante, Michele Weber Hurwitz, elogiada autora de livros juvenis, conta a história de Nina Ross, uma menina de 13 anos que, um pouco entediada e solitária durante as férias, resolve dar um gostinho diferente aos seus dias com um plano inusitado: fazer uma boa ação por dia, anonimamente, a alguém de sua vizinhança.
A cada um dos 65 dias em que põe seu plano em prática, Nina descobre algo novo sobre seus vizinhos e sua família capaz de surpreendê-la. E aprende que as coisas podem não acontecer sempre do jeito que esperamos, mas podem ser ainda melhores. Como o verão inesquecível em que ela salvou o mundo – ou pelo menos fez uma pequena diferença nele – e as próprias férias.
O Verão em Que Salvei o Mundo em 65 Dias
Ano: 2017 
Páginas: 288


Nina mora na mesma vizinhança desde pequena e cresceu com Eli e Jorie, seus amigos inseparáveis... ou era o que ela pensava até o começo daquele verão. Eli tem problemas com o pai folgado que abandona a família sempre. Jorie está mais interessada em ser popular do que dar atenção a Nina. E ela tenta manter a amizade mas não reconhece mais os amigos que cresceram com ela.

Nina é uma garota de treze anos que está vivendo bem aquela fase de transição entre a infância e a vida adulta onde a pessoa quer crescer mas não entende como e porque tudo a sua volta está diferente, ficando sempre saudosa do passado. Seus amigos de infância estão diferentes, suas amigas da escola viajaram e não a convidaram e sua família não dá mais atenção a ela. 

Ela terminou o ensino fundamental e está diante do desafio do ensino médio, para isso ela e Jorie se matricularam no curso de férias da escola para irem se ambientando com as novidades.

Num momento de tédio ao observar a vida da Sra. Chung, sua vizinha que quebrou o pé e está tentando cuidar de suas flores, Nina decide que fará algo diferente neste verão.
" Então. Aqui estou. De volta à ideia .E se, ao longo desses sessenta e cinco dias, eu fizesse uma boa ação por dia? Algo que teria que acontecer de qualquer forma? Que eu faria acontecer. "
E é assim que essa garota doce, esquisita e diferente vai ver toda sua vida ser transformada...

Ela, aos poucos, vai fazendo pequenas gentilezas e descobrindo como é prazeroso fazer o Bem sem olhar a Quem.

Claro que isso vai ter um preço e ela vai provocar uma revolução na rua e na vida de todos a sua volta.

Vale a pena destacar a presença constante e espirituosa do irmão de Eli, Thomas, uma criança pura que vive correndo pelas casas com capa de herói, prendendo vários bandidos imaginários e acaba ajudando Nina em vários momentos.
" Ou talvez um tipo mais real de inimigo que ele pressente estar espreitando nossa vizinhança tranquila com casas conectadas , mas pessoas desconectadas."
Não só a trama é boa como os personagens são muito bem caracterizados e me vi presa à leitura, doida para saber como Nina iria sair das confusões que criou e se tudo iria terminar bem. 

Amei a capa nacional, muito alegre, colorida e mostrando bem o espírito e a mensagem do livro.

Com uma linguagem leve e divertida, a escritora me levou a lembrar da minha adolescência, pois nesta mesma idade passei por problemas semelhantes a Nina. Também comecei a observar minhas filhas e seus amigos e ver que existe esperança para o mundo e que o futuro pode ser incerto, mas que nós e eles podemos ser e fazer a diferença.

Amo livros assim, essa galera nova precisa de mais livros com mensagens positivas e a galera maior precisa de um chá de esperança de vez em quando.

Um livro tranquilo para deixar a gente tranquilo e recomendar a leitura para todo mundo crianças e adultos. 

Recomendadíssimo.

Beijos, Myl


10 comentários

  1. Mylena, assim que vi a capa do livro, também achei super alegre e colorida.

    A faixa de idade da personagem Nina, realmente não é muito fácil. Várias mudanças acontecem nesse momento.
    Lembro bem!

    E já adorei a Nina. A ideia dela foi linda!
    Acho que nem tudo vai sair do jeito que queria, mas acho que o que Vale é a intenção.

    Não li o livro, mas pela resenha , acredito que livros assim devem ser lidos pelos jovens.
    Mensagens positivas são sempre bem vindas. :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Mylena!
    Eu adorei conhecer a obra, o enredo parece bacana e a capa é linda, adoro livros do gênero, então, vai pra minha listinha!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi My, acho a premissa desse livro muito interessante e você resumiu bem quando disse que a garotada nova precisa desse tipo de mensagem positiva e a mas velha de esperança. A capa tá mesmo linda e imagino que Thomas nos apresente cenas muito fofas <3. Já anotei a dica ;)

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que nos trazem mensagens, e adorei essa capa, muito linda e toda colorida, com certeza vou ter que ler. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    É a primeira vez que vejo falar desse livro, mas gostei da indicação.
    Esse colorido da capa transmite uma sensação ótima!
    E se tem uma bonita mensagem, com certeza é uma leiutra de que vale a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes, mas ainda não tinha parado para ler resenha dele, gostei muito dessa historia, ela me surpreendeu um pouco,pois imaginava algo diferente, mas gostei da mensagem que essa historia acaba nos passado, me deixando curiosa para poder ler e descobrir mais !!

    ResponderExcluir
  7. História mais linda já tinha lido a algumas resenhas e ainda pretendo ler em breve.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    No momento que vi a capa me apaixonei, achei super alegre, colorida e claro que a trama me chamou atenção e um pouco curiosa porque uma garota pode fazer uma boa ação e ainda fazer confusão deve ser engraçando e ao mesmo tempo bom!

    ResponderExcluir
  9. A atitude da personagem é um grande exemplo pra muito gente, principalmente para os jovens de hoje que são bem desinteressados, fazer o bem sem querer nada em troca é difícil, pois as pessoas são interesseiras e individualista acho que por isso as pessoas do bairro estranharam. Mas deve ter sido uma alegria para quem recebeu esses favores.

    ResponderExcluir
  10. Mylena!
    É verdade, a gurizada precisa de mais livros desse gênero, para poderem melhorar seus comportamentos e também aprenderem a fazer o bem.
    Se todos fizessemos como a protagonista e conseguíssemos mudar um pouquinho por dia, tudo seria bem melhor e mais cheio de amor.
    Bom domingo e feriado!
    “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!