Estante da Tata: Marcada para Morrer - Kim Harrison

Durante sĂ©culos criaturas sobrenaturais viveram lado a lado com os seres humanos sem que estes percebessem seus poderes. AtĂ© que um acidente muda tudo. Um vĂ­rus letal escapa de um laboratĂ³rio e aniquila grande parte da populaĂ§Ă£o mundial. Os impercebidos, porĂ©m, sĂ£o resistentes Ă  ameaça. Bruxas, fadas, pixies, lĂ³bis e vampiros – todos sobrevivem. E nĂ£o hesi­tam em aproveitar a oportunidade que o destino lhes oferece de se revelar diante de todos.
Em Marcada para morrer, a caça-recompensas Rachel Morgan, uma bruxa atrevida e corajo­sa, tenta manter sob controle um mundo em constante ebuliĂ§Ă£o. Frustrada com seu empre­go, ela pede as contas e passa a trabalhar como autĂ´noma. A decisĂ£o intempestiva lhe custa a ira do ex-chefe, que coloca sua cabeça a prĂªmio. Enquanto tenta proteger a prĂ³pria vida, Rachel começa a investigar um esquema de trĂ¡fico de biodrogas e ganha a ajuda inesperada de Ivy, uma vampira sedutora, e de Jenks, um pixie rabugento mas muito eficiente.
Marcada Para Morrer
Hollows # 1
Ano: 2014
PĂ¡ginas: 392
Editora: Pavana

Eu sempre amei o gĂªnero da fantasia, mais especificamente, high fantasy (Senhor dos AnĂ©is, CrĂ´nicas de NĂ¡rnia, Guerra dos Tronos, Eragon...) mas, por um bom tempo, eu tive um certo preconceito com os livros de fantasia urbana.

Ou, pelo menos, foi assim atĂ© me deparar com sĂ©ries como Guild Hunter e Halfway to the Grave (depois eu faço um post exclusivo para essas sĂ©ries) e percebi que existia um gĂªnero maravilhoso que eu estava perdendo.

Marcada para Morrer Ă© um desses livros que pode mudar a cabeça de um leitor quanto Ă¡ um gĂªnero.


O livro Ă© engraçado, Ă© louco, com situações impossĂ­veis, uma mitologia incrĂ­vel e uma protagonista com Ă³timas tiradas.

A sĂ©rie se passa em Hollows, um lugar dentro de uma cidade humana onde todos os seres paranormais se reĂºnem. Nesse lugar existe algumas regras a serem seguidas, regras como 'bruxas devem possui licença para praticar magia’ e, aqueles que nĂ£o as cumprirem sĂ£o caçados e presos.

A protagonista da histĂ³ria, Rachel, Ă© uma bruxa que fiscaliza e apreende aqueles que descumprem as regras. O problema Ă© que por ser mulher e por ser jovem, ela sempre Ă© desvalorizada e os Ăºnicos casos em que consegue por as mĂ£os sĂ£o os medĂ­ocres,  o que deixa ela P* da vida.

Durante um de seus casos, Rachel acaba cruzando o seu caminho com um Leprechaun (duende irlandĂªs) e, em troca de sua liberdade, ele lhe concede trĂªs desejos. Rachel aceita o acordo e usa um dos desejos para conseguir sair do seu emprego antigo no S.I., um Ă³rgĂ£o do F.B.I responsĂ¡vel pelos Impercebidos (criaturas sobrenaturais que, na verdade, nĂ£o sĂ£o mais impercebidos, jĂ¡ que a populaĂ§Ă£o humana jĂ¡ sabe sobre eles jĂ¡ faz tempo) que quebram as leis.

O problema Ă© que, no ramo dela, pedir demissĂ£o nĂ£o Ă© uma coisa viĂ¡vel e todos aqueles que tentaram tiveram mortes rĂ¡pidas e brutais.

Ela entĂ£o se junta a uma vampira caçadora de recompensas (que tambĂ©m se demite) e a um pixie (Ă© como se fosse uma fada, tipo a Sininho, do Peter Pan) e funda sua prĂ³pria agĂªncia de caçadores de recompensa.

No meio de suas caçadas ela acaba percebendo que os fugitivos nĂ£o sĂ£o os Ăºnicos com prĂªmios por suas cabeças.

Esse livro Ă© uma mistura de romance policial com fantasia, com comĂ©dia, com loucura. Rachel Ă© uma das protagonistas mais loucas que eu conheci e eu adorei isso nela. Ela nĂ£o tolera idiotice para cima dela e nem machismo. Ela nĂ£o sabe quando ficar calada e tem esse humor estranho que achei super legal.

Jens, o pixie, tambĂ©m Ă© hilĂ¡rio! E a forma como ele sempre reclama que farĂ¡ uma denĂºncia ao sindicato dos pixies trabalhadores ou que ele Ă© um pai de famĂ­lia e que sua esposa vai ficar chateada com ele, sempre me fazia rir.

Eu gostei tambĂ©m do romance apresentado no livro e estou torcendo para que seja bem desenvolvido nos prĂ³ximos.

Mas, acima de tudo, o que eu mais gostei foi a mitologia da sĂ©rie. Ver tantas criaturas diferentes, de mitologias diferentes, cada uma sendo tĂ£o bem delimitada, convivendo entre si no meio de uma grande cidade foi incrĂ­vel! E Ă© bastante raro vocĂª ver uma gama tĂ£o grande de criaturas em uma sĂ©rie.

Reparem bem, na maioria dos livros, os autores escolhem dois tipos de criaturas, geralmente rivais, sem mencionar a existĂªncia de outras. No universo da sĂ©rie existem dezenas de criaturas e todas sĂ£o bem detalhadas quanto as suas habilidades, restrições, inimigos e etc. Gostei tambĂ©m da organizaĂ§Ă£o dos “poderes”, das leis, da força “policial” e das hierarquias e grupos entre eles.

Fica o tempo todo muito claro que Kim Harrison realmente queria criar um universo bem escrito e, de certa forma, atĂ© mesmo plausĂ­vel (no contexto da histĂ³ria).

A sĂ©rie jĂ¡ foi finalizada e possui 13 livros, todos jĂ¡ lançados no Estados Unidos. No Brasil, o terceiro livro da sĂ©rie acabou de sair pela Pavana!




16 comentĂ¡rios

  1. Oii Tata!!
    Eu adorei conhecer o livro, gostei tbm da capa e do enredo, parece bom.
    Vai pra listinha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi, nĂ£o conhecia o livro, e o achei bem diferente !
    HĂ¡ uma junĂ§Ă£o tĂ£o grande, que se tornou muito interessante.
    Fantasia, romance, aĂ§Ă£o, seres sobrenaturais e pitadas de comĂ©dia.
    NĂ£o tem como nĂ£o desejar lĂª- lo.

    Boa dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de fato um tipo de livro com um enredo peculiar hauha

      Fico feliz que gostou da resenha!

      Excluir
  3. Tata!
    Adoro fantasia misturada com policial, dĂ¡ aquela sensaĂ§Ă£o de mistĂ©rio durante todo o livro.
    E ver uma protagonista 'doidinha' que nĂ£o admite machismo nem besteira, jĂ¡ gostei dela.
    Adoro seres fantĂ¡sticos e ver que tem toda espĂ©cie na sĂ©rie/livro, faz com que queira apreciar a leitura o qunato antes, ainda mais sabendo que a sĂ©rie Ă© longa e deverĂ¡ trazer muita aventura.
    Bom feriado e um mĂªs abençoado!
    “Muitas palavras nĂ£o indicam necessariamente muita sabedoria.” (Tales de Mileto)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy!

      Eu tb adoro esse tipo de mistura!1 Acho que deixa a historia mais original e envolvente!

      Excluir
  4. Fiquei interessada gosto de historias assim que tem uma mistura de seres e fiquei curiosa para conhecer essa protagonista que deve ser uma figura rs. SĂ³ achei treze livros muito, mas se valem a pena Ă© o que importa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia Ă© minha paixĂ£o e eu realmente gostei dessa historia!

      Excluir
  5. Oi Tata, eu queria muito que esse gĂªnero deslanchasse por aqui, pois Ă© tĂ£o bom e tem tantas sĂ©ries maravilhosas lĂ¡ fora que gostaria de ver por aqui. Ainda nĂ£o comecei a ler esse mas jĂ¡ vi resenhas e curti demais e tĂ¡ na minha lista. SĂ³ fico preocupada por ser uma sĂ©rie longa e se nĂ£o fizer sucesso sempre tem o risco da editora suspender e eu acabar na curiosidade :/ Gostei que tem romance, aĂ§Ă£o, comĂ©dia e uma mitologia variada, espero desencantar ele logo logo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili!

      NĂ£o Ă©? Tantos livros legais desse gĂªnero e poucos acabam vindo para o Brasil!!

      Mas eu estou com vc aqui cruzando os dedos pelos lançamentos dos prĂ³ximos livros!

      Excluir
  6. Muito bom acho que a leitura flui e o gĂªnero de mistĂ©rio e aĂ§Ă£o me intrigou acho que leria sem arrependimento.

    ResponderExcluir
  7. OlĂ¡,
    Amo fantasias assim com podereis imaginaveis, personagem diferente que nĂ£o conhecemos. Gostei bastante do livro, a capa nĂ£o gostei tanto mais a trama sim me deixou encantada para querer ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente nĂ£o colabora mas a historia compensa! haha

      Excluir
  8. Oie!

    Adoro todo tipo de fantasias, e as urbanas sĂ£o as minhas preferidas.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!