Lendo com a Dani: Antes de Partir, Colleen Oakley

Na vĂ©spera do que esperava ser uma triunfante comemoraĂ§Ă£o de trĂªs anos livre do cĂ¢ncer, Daisy, 27 anos, sofre um golpe devastador: seu mĂ©dico lhe diz que a doença estĂ¡ de volta, desta vez ainda mais agressiva. Tendo apenas de quatro a seis meses de vida, ela estĂ¡ apavorada com o que serĂ¡ de seu marido, Jack, quando nĂ£o estiver mais lĂ¡ para cuidar dele. Esse medo tira seu sono, atĂ© que uma soluĂ§Ă£o lhe vem Ă  mente: ela precisa encontrar outra mulher para ele. Com uma determinaĂ§Ă£o singular, Daisy visita parques, cafeterias e sites de relacionamento Ă  procura do par perfeito para Jack. Mas, Ă  medida que ela avança em sua busca, ela se vĂª forçada a decidir o que Ă© mais importante no curto tempo que lhe resta: a felicidade de seu marido ou a sua prĂ³pria?





Antes de Partir (Before I Go)
Autora Colleen Oakley
Bertrand Brasil (2016)
320 pĂ¡ginas 


Sabe quando vocĂª lĂª a sinopse e sabe que o livro serĂ¡ triste? Eu subestimei ele.
"A vida Ă© agradĂ¡vel. A morte Ă© tranquila. O que perturba Ă© a transiĂ§Ă£o entre uma e outra." Isaac Asimov

Esse quote de abertura do livro Ă© de uma sabedoria enorme, e bate bem com o tema que o livro retrata.

Com uma capa tĂ£o linda, um tĂ­tulo senĂ£o revelador, perturbador.

Daisy teve cĂ¢ncer de mama e mantĂ©m uma dieta rĂ­gida, nada de gordura, tudo orgĂ¢nico, faz yoga, voltou aos estudos e tem a seu lado um marido maravilhoso que esteve com ela em todos os momentos.

Mas bastou uma ligaĂ§Ă£o para seu mundo ruir... Prestes a comemorar seu terceiro cĂ¢ncerversĂ¡rio, ela descobre que ele voltou e com tudo.

O livro Ă© pelo ponto de vista da Daisy e nos joga fundo nas emoções pela qual passa. 

O livro Ă© dividido por meses e acompanhamos a vida dela e como a doença e a incerteza se terĂ¡ quatro ou seis meses de vida lhe aflige. 

Percebemos que nĂ£o Ă© bem com ela o maior medo, ela teme deixar Jack sĂ³. 

Jack, o marido perfeito, veterinĂ¡rio em formaĂ§Ă£o.

SerĂ¡ que ela conseguiria ir Ă  formatura dele? SĂ£o tantos Ses,  que acabamos assustados junto a Daisy, torcendo para que o estudo recomendado pelo Dr. Saunders dĂª resultado.

Vamos rir com os acessos de loucura dela. Cada bobagem que vai tirar ela do sério, mas com a morte na porta tudo fica mais urgente.

E Daisy ama tanto Jack, que vai procurar uma esposa para ele.

A autora sabe nos envolver com o drama que Daisy estĂ¡ vivendo, cada pensamento Ă© dilacerante e acompanhar o avanço da doença nos corta o coraĂ§Ă£o.

Adorei a amiga dela, Kayleigh, que apesar de ser uma papa anjo, Ă© uma amiga de verdade, a Ăºnica que nĂ£o se afastou quando ela teve cĂ¢ncer a primeira vez e que vai ajudĂ¡-la na busca por uma nova esposa para Jack.

Mas enquanto ela busca, sofre, tem esperança, serĂ¡ que nĂ£o estĂ¡ focando no problema errado? Seu ponto de vista estaria correto ou nublado pelo medo de perder tudo o que tem?

Apesar de focar nos sentimentos de Daisy, a autora vai explorar os sentimentos de Jack, Kayleigh e da mĂ£e da mocinha. Se contar que ela vai aprontar uma que me deixou muito fula ao ler, incrĂ©dula para ser mais exata, e que no fim das contas me fez rir bastante.

Antes de partir Ă© um livro para se ler aos poucos, que nos mantĂ©m com esperança de que dĂª tudo certo para o casal, que os Ses possam se tornar reais para Daisy. Um livro bem equilibrado no quesito de romance e drama. VocĂª provavelmente vai se entristecer, mas tambĂ©m vai suspirar de emoĂ§Ă£o. Vai conseguir rir, vai ficar bravo, vai querer entrar no livro e fazer algo para ajudar.

É tĂ£o lindo e tĂ£o pungente que lamento nĂ£o conseguir ser mais clara na resenha. SĂ³ espero, com toda sinceridade, que vocĂª tire um tempinho para conhecer a Daisy.


E o que vocĂª faria se tivesse apenas quatro ou seis meses de vida?



13 comentĂ¡rios

  1. Oi Dani!
    Se eu ler esse livro, com certeza vou chorar!
    CĂ¢ncer Ă© um doença complicada pra mim. Vi ela atingir com uma velocidade e força desumana em vĂ¡rias vertentes.
    Ainda mais ser cĂ¢ncer de mama que muito mais agressivo.
    Gostei da Daisy e acho que sofreria junto com ela o livro inteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayane, Ă© um livro com tema forte, mas vale muito a leitura. Nos faz refletir, mas nĂ£o Ă© para os mais sensĂ­veis lerem em pĂºblico. ;)
      Obrigada

      Excluir
  2. Oi Dani!
    Espero que a Jojo nĂ£o se torne o proximo Nicholas Sparks rs. Quando vi esse livro nĂ£o parei pra saber do que se tratava, sei lĂ¡. Gostei da sua resenha, pelo visto encontamos vĂ¡rios sentimentos do livro. Nesses livros sempre vemos o lado da pessoa que estĂ¡ doente, achei interessante a autora mostrar o lado da amiga e do marido, jĂ¡ que estes sofrem junto com a prota. Essa capa, linda! Eu leria o livro, mas nĂ£o seria algo tĂ£o urgente sabe.

    Beijo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Effy! Na verdade Ă© da Colleen Oakley, mas a capa realmente causa essa confusĂ£o. O livro Ă© muito lindo Ă  sua maneira. Sofrido mas com seus picos maravilhosos.
      Obrigada

      Excluir
  3. Dani!
    Nem sei o que faria se soubesse que tinha poucos meses de vida, acredito que iria ficar ao lado da minha famĂ­lia e fazer todas as 'loucuras' que sempre tive vontade e nunca tive coragem de fazer, exemplo: pular de paraquedas.
    Deve ser um Ă³timo sick-lit que apesar de mostrar uma protagonista terminal, Ă© hilĂ¡rio e nos faz rir das situações, adorei!
    Desejo uma Ă³tima semana!!
    “Terei toda a aparĂªncia de quem falhou, e sĂ³ eu saberei se foi a falha necessĂ¡ria.” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy! A Daisy Ă© Ă³tima e mesmo em meio a sua dor nos faz rir com algumas atitudes. TambĂ©m tenho vontade de pular de paraquedas. Kkkk. Com certeza eu me agarraria a famĂ­lia!
      Obrigada

      Excluir
  4. OlĂ¡!
    Sempre tive vontade de ler esse livro. A capa Ă© muito fofa e parece ser bem emocionante.
    Adoro livros com temas fortes que nos faz refletir, entĂ£o acho que vai ser ideal pra mim <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi NatalĂ­ com certeza serĂ¡ um Ă³timo gatilho para reflexĂ£o.
      Obrigada

      Excluir
  5. Olha mano vou te contra uma.coisa que por essa capa fofa usando jĂ¡ que eu iria imaginar uma histĂ³ria tĂ£o profunda como essa. NĂ£o sei se rio ou choro pela parte de amar tanto o cara que vai atrĂ¡s de outra pessoa pra ele, parece mi hĂ¡ mĂ£e quando vai viajar e que deixar tudo em dia. Com certeza foi uma primeira leitura ver como a personagem tambĂ©m vĂª que talvez ela esteja vendo o problema errado. Eu com certeza vou querer ler esse livro depois da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi RĂ­ssia, a Daisy quer deixar tudo encaminhado Ă© triste e fofo ao mesmo tempo. Kkkkk
      Obrigada

      Excluir
  6. OlĂ¡ Dani ;)
    Acho muito tocante livros que abordar a doença, pois tenho parentes que faleceram dela... com certeza vou me emocionar!
    JĂ¡ tinha ouvido falar bem da escrita da Colleen Oakley, e com vocĂª indicando fiquei mais animada ainda para ler o livro! Obrigada pela indicaĂ§Ă£o.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, lamento por suas perdas e imagino que o livro para vocĂª seja ainda mais forte.
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  7. Oi, Dani!!
    Que resenha mais legal, gostei muito de conhecer um pouco mais sobre essa histĂ³ria que a protagonista ama tanto o marido que procurar outra mulher para ele nĂ£o ficar sĂ³. Amei a indicaĂ§Ă£o e vou procurar para ler!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!