Livros da Gata: Frida Kahlo

Frida Kahlo, artista genial e mulher livre, recebe em sua casa Leon Trotsky, um dos lĂ­deres da revoluĂ§Ă£o russa, forçado ao exĂ­lio apĂ³s a ascensĂ£o ao poder de seu adversĂ¡rio Stalin.
AtĂ© 1940, o polĂ­tico, a bela mexicana e seu marido, o grande pintor Diego Rivera, viverĂ£o uma aventura extraordinĂ¡ria, entre paixĂ£o e fĂºria, arte e polĂ­tica, risos e lĂ¡grimas.
TrĂªs destinos que se cruzam para contar quatro anos de uma histĂ³ria que marcou profundamente o sĂ©culo XX.
Frida Kahlo: Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?
Jean-Luc Cornette
Ano: 2016
PĂ¡ginas: 128
Editora: Nemo

  
  
 Resenha (pode conter spoiler)

Com traços fortes e impactantes, esta graphic novel apresenta o perĂ­odo da vida de Frida Kahlo que vai 1936, quando ela jĂ¡ Ă© comunista e recebe Leon Trostsky em sua casa, atĂ© sua morte em 1954 .

 
O roteirista criou uma linha desde a chegada do comunista refugiado e sua esposa, atĂ© seu assassinato e, nesse meio tempo, mostrou como era a vida particular de Frida Kahlo, seus amores e suas dores, sua arte e sua posiĂ§Ă£o polĂ­tica. 

Senti falta de mais detalhes que ficaram um pouco soltos sobre sua vida, tais como: porque ela nĂ£o teve filhos? E sobre um problema com seu pĂ©. TambĂ©m senti falta de ver mais obras suas, mas como nĂ£o Ă© uma biografia e sim, um pequeno retrato sobre uma fase de sua vida, acredito nĂ£o que atrapalhou o contexto da trama.

O livro mostra a intricada rede de traiĂ§Ă£o e disputa de poder que levou Ă  morte de algumas pessoas que eram tidas como traidoras do regime comunista russo e no final fez um bom apanhado da vida dos personagens. Enquanto suspense , ele Ă© um livro muito bom  e apresenta o que cada personagem real sofreu naquela Ă©poca com vĂ¡rios pormenores das traições e jogos de poder.

O que me incomodou foi a imagem que ele passou da artista, pois ao se deter nos pormenores de sua opĂ§Ă£o sexual, ele, na minha opiniĂ£o, acabou nĂ£o contando realmente nada interessante da vida da personagem.  Acho que atĂ© que ele mostrou uma visĂ£o masculina e europeia bem preconceituosa da mulher latina.

Para entender melhor tudo ,a cabei indo procurar no Google mais informações sobre a escritora para complementar o que tinha no livro, neste ponto foi bom pois acabei descobrindo mais detalhes sobre sua histĂ³ria e percebi como ela foi uma mulher Ă  frente de seu tempo e revolucionĂ¡ria em todos os sentidos.

A ediĂ§Ă£o estĂ¡ muito bem feita e com uma palheta de cores bem caracterĂ­stica da alegria e calor do povo mexicano. Os grĂ¡ficos sĂ£o bem adultos e a mensagem da trama tambĂ©m.

Beijos, Myl


18 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡!
    Tinha muito interesse nessa leitura, fiquei um pouco triste por faltar algumas informações e vocĂª ainda ter que procurĂ¡-las no google :/
    Tinha tudo pra ser uma Ă³tima leitura.
    Mas as mensagens parecem ser super positivas e importantes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para quem gosta de frida kahlo Ă© um boa pedida...beijos,myl

      Excluir
  2. Oi Mylena.
    Achei a ideia do livro bem interessante É uma pena que o autor se perdeu um pouco no decorrer da narrativa e como vocĂª mesma falou nĂ£o conto nada extremamente importante da vida da artista e passou uma imagem meio distorcida dela, enfim gostei, mas nĂ£o sei se leria.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele focou na vida sexual e pessoal dela...mas nĂ£o creio que tenha sido distorcido....beijos,myl

      Excluir
  3. OlĂ¡ My! Tudo bem?

    Frida é uma das minhas artistas preferidas, mas eu também senti falta desses detalhes sobre sua vida.
    Foi uma histĂ³ria vaga, e gostaria que tivesse mais explanaĂ§Ă£o de sua vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois Ă©,cosme...faltou mais consistĂªncia...beijos,myl

      Excluir
  4. Mylena!
    A histĂ³ria de Frida Ă© muito rica e fiquei decepcionada em ver que o autor se deteve apenas em mostrar o lado da vida sexual dela, Ă© quase uma infĂ¢mia, nĂ£o Ă© mesmo?
    Principalmente sendo uma Grafic Novel que anda atraindo muito os leitores mais jovens, vĂ£o ter uma visĂ£o um tanto deturpada de quem foi a verdaeira Frida e do seu real papel para histĂ³ria.
    Triste!
    “A Ăºnica sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir Ă© a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mylena ;)
    NĂ£o sabia da existĂªncia de uma graphic novel da Frida Kahlo!
    Geralmente nĂ£o leio GN, e nĂ£o animei muito para ler esse :/
    Mas que pena que nĂ£o tem mais detalhes, como vocĂª disse... deve deixar o leitor curioso! Por isso que vocĂª teve que ir ao google procurar mais informações!
    Mas obrigada pela indicaĂ§Ă£o ;)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Myl!
    Eu nĂ£o conhecia essa Graphic da Frida. Faz atĂ© sentido, por que o autor pelo que pareceu frisou em outras coisas menos importantes do que a prĂ³pria trajetĂ³ria da Frida. Conheço alguns passos da histĂ³ria dela e gostaria de saber mais. NĂ£o me animei pra ler, pq senti uma visĂ£o masculina que nĂ£o me agradou muito. Mas valeu pela dica.
    Abc

    ResponderExcluir
  7. Oi mana, eu confesso que no mĂ¡ximo que senti por essa Graphic Novel foi uma leve curiosidade mas bem pequena mesmo e isso nĂ£o Ă© suficiente pra ter vontade de lĂª-lo. Att porque eu nunca tive muita curiosidade pra saber mais sobre ela entĂ£o acho que menso no caso se fosse bom eu nĂ£o leria. Mas obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu particularmente tambem nunca tive curiosidade...beijos,myl

      Excluir
  8. Tenho visto varias resenhas sobre, mas sinceramente esse livro nĂ£o chamou a minh atenĂ§Ă£o, e por esse motivo nĂ£o pretendo ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mylena!!
    Gostei da indicaĂ§Ă£o mas esperava mais sobre o livro!! E uma pena que autor nĂ£o consegui desenvolver tĂ£o bem assim esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a ideia era apenas mostrar um momento pontual de vida da artista.beijos,myl

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!