Leitura da Drica e Dica do Dan: Bidu, Caminhos

Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e LuĂ­s Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difĂ­ceis e ternura.
Bidu: Caminhos
Graphic MSP # 5
Ano: 2014 
PĂ¡ginas: 84
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Panini Comics


AĂ­ vocĂª se depara com uma HQ super fofa, com o tema principal mais fofo ainda: cachorro, com o traço fantĂ¡stico e com todo o respaldo do mestre MaurĂ­cio de Sousa, alguma chance de nĂ£o amar???



Bidu: caminhos Ă© a quinta Graphic Novel da coleĂ§Ă£o Graphic MSP e a primeira da segunda fase e vai contar a histĂ³ria do famoso cachorrinho azul do Franjinha, mas antes de eles se conhecerem. Essa HQ vai mostrar justamente como os caminhos de bidu e Franjinha se cruzaram, todos os percalços que bidu teve que passar para encontrar o seu novo e definitivo dono.


Prepare o seu coraĂ§Ă£o porque a vida do Bidu e a realidade das ruas para animais abandonados nĂ£o Ă© nada fĂ¡cil. Chuva, frio, fome, perigos como cĂ£es bravos e a carrocinha Ă© sĂ³ uma parte do que ele terĂ¡ que enfrentar.


Mas ele tambĂ©m vai encontrar alguns amigos ao longo do caminho que vĂ£o ajudar a levĂ¡-lo atĂ© o seu dono.

Um dos pontos que achei mais legal da HQ Ă© que os animais nĂ£o falam, nĂ£o tem voz humana, eles se comunicam atravĂ©s de imagens que vocĂª, adulto (rsrsrs), terĂ¡ que interpretar essa nova linguagem. 


Cheia de onomatopeias (aqueles palavras que simulam sons), a histĂ³ria vai sendo contada de uma maneira diferente e, talvez, um pouco difĂ­cil de ser lida para quem nĂ£o estĂ¡ acostumado com a linguagem dos quadrinhos. Mas se esse Ă© o seu caso, nĂ£o se desespere!!! Te garanto que uma segunda leitura feita com olhos mais atentos resolve esse problema.

Mas enquanto Bidu enfrenta os seus desafios, Franjinha estĂ¡ a procura de um cachorro. Apesar de ir a um abrigo em busca do seu novo amigo, Franjinha nĂ£o encontra o cĂ£ozinho certo, como se ele e Bidu estivesse destinados um ao outro. 


A paleta de cores Ă© fantĂ¡stica e te ajuda a entrar no clima do sentimento que os autores querem despertar em cada quadrinho.


Como jĂ¡ conhecemos a histĂ³ria dos dois, sabemos que essa histĂ³ria tem um final feliz. Mas infelizmente nĂ£o Ă© o que acontece com muitos cĂ£ezinhos que perambulam pelas nossas cidades. Dan foi um desses animais, que hoje temos o prazer de chamar de filho. NĂ£o podemos deixar a oportunidade passar, eu e Dan, e dar uma dica aqui: adote! Olhe para o lado, para o chĂ£o molhado, para a marquise fria, para aquele cantinho Ăºmido, ali pode estar o seu melhor amigo ou seu filho do coraĂ§Ă£o!!!                                                                  
                                                                                          





21 comentĂ¡rios

  1. Oie!
    Esse livro Ă© muito fofo e com uma mensagem tĂ£o importante, nĂ£o Ă© mesmo? Adotar! Se eu faço a leitura de livros assim, Ă© emoĂ§Ă£o na certa! Mas sabemos que nos livros o final feliz Ă© esperado, agora Ă© torcer para que os animais que vivem na rua, tambĂ©m possam ter um "final feliz" em suas vidinhas sofridas.
    A dica estĂ¡ anotada. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo , MĂ¡rcia, torcer e contribuir para que existam mais finais felizes no mundo real.

      Excluir
  2. Eu nĂ£o curto HQ's, mas simplesmente nĂ£o tem como nĂ£o querer ler esse HQ fofo, achei bem legal que conta a histĂ³ria do Bidu, realmente a realidade das ruas para animais abandonados nĂ£o Ă© nada fĂ¡cil, e apesar deste livro ter final feliz para o Bidu, sabemos que ainda tem muitos cĂ£ozinhos abandonados nas ruas, sem dĂºvidas Ă© muito importante adotar e dar um novo lar a algum animal abandonado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milhares de cĂ£es estĂ£o abandonados, acho q a hq tenta dar uma força nessa ideia de adoĂ§Ă£o.

      Excluir
  3. Eu jĂ¡ tive a oportunidade de ler o HQ e me deliciei em cada pĂ¡gina. Ele Ă© tĂ£o fofo e lindo que parece mĂ¡gico. Os traços, as falas e as dificuldades que os cĂ£es passam nas ruas Ă© muito triste, mas ao mesmo tempo Ă© uma conscientizaĂ§Ă£o para adotar esses pequenos. Estou tĂ£o feliz por vocĂªs terem gostado!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. HQ, MaurĂ­cio de Sousa e CachorrĂ­neos! Tem como nĂ£o amar uma obra dessa?
    Confesso que nunca tinha visto, mas fiquei super animada pra ler a obra. Parece ser uma leitura bem linda.
    Essa questĂ£o dos cachorros de rua ser abordada, chamou bastante a minha atenĂ§Ă£o.
    E fiquei contente em saber sobre o final feliz. Me deixou ainda mais animada pra ler.
    Adorei a dica e espero conferir em breve.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mistura fantĂ¡stica nĂ£o Ă©? Vale muito Ă  pena conferir!

      Excluir
  5. OlĂ¡!
    Essas HQ da Turma da MĂ´nica sĂ£o a coisa mais linda!
    Por enquanto sĂ³ li Laços, mas quero muito ler a HQ do Bidu <3
    Aborda assuntos muito importantes e deve ser muito emocionante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito emocionante sim. e o mais legal Ă© saber que outros autores escreveram a Hq que nĂ£o o MaurĂ­cio.

      Excluir
  6. As novas HQs da Turma da MĂ´nica de personagens que pouco se destacavam antes sĂ£o um amorzinho!! Bidu me encantava desde que o conheci quando eu era criança e sempre continuarĂ¡ me encantando. E como nĂ£o apaixonar por esse cĂ£ozinho?
    Quando o conheci, Bidu jĂ¡ tinha o Franjinha como dono, entĂ£o fiquei curiosa como aconteceu esse encontro e as aventuras que viveu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bidu foi o primeiro personagem do MaurĂ­cio.
      E essa retomada para saber como eles se conheceram foi mesmo uma Ă³tima sacada!

      Excluir
  7. Oi Dan!
    NĂ£o tive a oportunidade de ler ainda a HQ, mas o Bidu Ă© muito amor!
    Adorei as imagens e os acessĂ³rios nas fotos *-*
    Deve ser muito triste. Adoro animais e fico muito angustiada por saber do sofrimento que eles passam nas ruas. Fiquei curiosa pra saber o que vai acontecer na aventura do Bidu!
    Obg pela indicaĂ§Ă£o!
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia, os acessĂ³rios foram da minha festinha de aniversĂ¡rio do ano passado que o papai e a mamĂ£e fizeram de lembrança para os nossos amigos.

      Excluir
  8. Drica!
    Sempre amei o Bidu. Lembro que na adolescĂªncia, pintava camisetas com ele e com o Bugu e genhei atĂ© um dinheirinho, porque todo mundo queria.
    Ver uma nova HQ com aval do criador ser bem feita e com histĂ³ria linda, dĂ¡ uma saudade e aquela vontade de ler.
    Achei os traços diferentes, ainda assim, ficaram parecidos com o original.
    Imagino a alegria do Dan...
    Um final de semana esplendoroso!
    “O amor Ă© a Ăºnica loucura de um sĂ¡bio e a Ăºnica sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei os traços mais reais, Rudy, menos desenho, com cara de ser mais possível existir um cachorrinho assim.

      A histĂ³ria do Dan lembra um pouco a do Bidu...

      Excluir
  9. Aah que amoor esse livro, eu gosto bastante dos HQ's do Mauricio, e achei super legal a ideia que esses autores tiveram, realmente parece ser um livro um tanto complicado de ler, ja que devemos ter uma interpretaĂ§Ă£o boa, mas vale a pena ne kkkk Ă© realmente muito triste tudo o que esses dog's abandonados passam nas ruas, meu coraĂ§Ă£o fica apertado quando vejo e nĂ£o posso fazer nada, queria poder pegar todos, mas como viajo muito, nao tem como cuidar, e nem levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura nĂ£o Ă© complicada nĂ£o, Raquel. Vc tem que deixar a imaginaĂ§Ă£o fluir.

      Excluir
  10. OlĂ¡!
    Sempre amei os pessoal da turma da MĂ´nica e jĂ¡ tinha visto esse HQ do bidu e Ă© tĂ£o lindo ver a histĂ³ria dele antes, de tudo que passou para chegar ao dono dele que cuidar dele, deve ter uma aventura em tanto aĂ­. Com certeza eu leria!

    ResponderExcluir
  11. Hey,

    Nunca fui de ler HQs mas a turma da monica sempre foi algo que eu ke interessava entĂ£o com certeza daria uma chance.

    ResponderExcluir
  12. Gostei e muito desta HQ, jĂ¡ que sou apaixonada por animais, principalmente cachorros, amei a ideia de construir esta estĂ³ria contando a vida dos personagens antes de se conhecerem, e pela sua descriĂ§Ă£o teve muitos altos e baixos. Tenho certeza que minha irma de nove anos assim como eu vai amar esta leitura. As ilustrações estĂ£o lindas.

    Participe do TOP COMENTARISTA de Julho, para participar e concorrer aos livros "O Casal que mora ao lado" e "Paris para um e outros contos".
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!