Dicas da Gata: De um Tudo #Teatro Baiano


Peça teatral De um Tudo – DireĂ§Ă£o Fernando Guerreiro

“EstĂ£o no elenco do espetĂ¡culo os atores Alexandre Moreira, Denise Correia, Diogo Lopes Filho e JosĂ© Carlos JĂºnior. As surpresas sĂ£o Ana Mametto e GerĂ´nimo que, alĂ©m de cantarem, participam do espetĂ¡culo como atores. O texto, livremente inspirado na coloquialidade no DicionĂ¡rio de BaianĂªs, de Nivaldo LariĂº, Ă© de Alan Miranda e Daniel Arcades. Arcades venceu o PrĂªmio Braskem de Teatro deste ano como melhor autor, por 'Rebola'.

Guerreiro diz que a peça resgata o universo das festas de largo da Bahia, a começar pelo cenĂ¡rio, que Ă© uma barraca onde as pessoas se encontram para bater papo.


“Quando pensei nesta montagem, sempre pensei num musical que tivesse tambĂ©m uma ‘conversa de baianos’. AĂ­, veio a ideia do bar, que Ă© muito mais uma barraca. É um resgate daquelas barracas das festas de largo, que foram eliminadas e viraram essas coisas de plĂ¡stico horrorosas. As barracas antigas tinham umas pinturas naifs. As pessoas sentavam ali e jogavam conversa fora”, lembra o diretor.”

Assim como eu tenho escritoras que pego o livro sem nem ler a sinopse, Fernando Guerreiro Ă© do tipo de diretor que vou assistir a peça sem nem saber do que se trata. Basta eu saber que Ă© dele que me jogo e jogo a famĂ­lia junto, pois minhas filhas de 14 e 16 anos amam a peça “A Bofetada.”

Fui para De um Tudo sem nem ver o cartaz de propaganda, as meninas me perguntavam sobre o que era a peça e eu dizia que nĂ£o sabia sĂ³ que devia ser boa. 

E nĂ£o me enganei!

NĂ£o sou crĂ­tica teatral nem entendida no assunto mas posso afirmar que, como espectadora, esta peça foi a melhor peça de Fernando Guerreiro atĂ© agora. Ele sempre, com sua veia humorĂ­stica, retrata toda a baianidade, todo o jeito e musicalidade da nossa terra, tudo recheado com muita ironia e deboche. 


A peça Ă© um musical que se passa no bar Canto da Nadu, uma verdadeira matrona que cuida de todos que frequentam seu bar quase como uma psicĂ³loga, sempre atenta e cuidadosa. Fica claro a escolha do nome do bar, afinal os atores cantam todos os ritmos da Bahia mostrando a histĂ³ria de cada um deles e sua relaĂ§Ă£o com Nadu. Destaque especial aqui para QuĂªnia, mulher forte e decidida, retrato da religiosidade baiana com toda sua mistura e sincretismo. 

Uma pausa aqui... Diga-se de passagem... e como cantam!!! NĂ£o sĂ³ cantam perfeitamente como encantam com suas atuações e vozes. Alegria para mim mostrar Ă s minhas filhas quem Ă© o cantor e compositor baiano GĂªronimo, pois (nĂ£o me matem) mas aqui em casa nĂ£o curtimos Carnaval entĂ£o, no mĂ¡ximo, elas conheciam a mĂºsica mais famosa dele Ă© D’Oxum porque estudaram na escola. 

Falando em religiĂ£o, o que mais gostei desta vez foi o fato do texto usando um baianĂªs tĂ­pico “tirar sarro das religiões” mais fortes na Bahia, pois nas peças anteriores as religiões cristĂ£s eram um alvo forte de perturbaĂ§Ă£o e risadas. 

A peça foi tĂ£o gostosa que quando acabou eu olhei para o relĂ³gio e tomei um susto com o tempo passado pois me vi tĂ£o envolvida que nem senti a hora passar tĂ£o rĂ¡pido.

Interessante tambĂ©m ouvir da filha mais velha que entendeu todas as analogias, referĂªncias e intertextualidades da peça, que se sentiu em casa, o que muitas vezes nĂ£o aconteceu nas Ăºltimas peças que assistimos pois usavam referĂªncias mais polĂ­ticas ou antigas e ela tinha que me perguntar o que era e significava.

NĂ£o preciso dizer que super indico seja vocĂª baiano ou nĂ£o, seja vocĂª turista, seja vocĂª apaixonado pela cultural local, seja vocĂª sĂ³ alguĂ©m que quer rir e esquecer um pouco de nossa crise polĂ­tica e econĂ´mica profunda e atual.

A peça estĂ¡ em cartaz neste mĂªs de agosto Ă s sextas e sĂ¡bados no Teatro MĂ³dulo.

5/5 estrelas para essa Ode de amor Ă  Terrinha....

Beijos, Myl


14 comentĂ¡rios

  1. OlĂ¡ !!
    Que peça interessante! !
    NĂ£o conhecia o diretor Fernando Guerreiro.!!
    Obrigada pela indicaĂ§Ă£o!!

    ResponderExcluir
  2. AtĂ© o momento nunca fui numa peça teatral, e este e um grande sonho meu, pois acredito que deva ser incrĂ­vel, principalmente esta que retrata a cultura baiana de forma tĂ£o criativa, divertida e encantadora, e ainda tem muito musica, jĂ¡ que me pareceu ser um musical, o que me deixou ainda mais encantada. Sou de Minas gerais, e aqui na minha cidade nĂ£o costumar ter este tipo de espetĂ¡culo uma grande pena.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da sĂ©rie "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa ediĂ§Ă£o linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? VocĂª nĂ£o sabe o que estĂ¡ perdendo...Amo teatro

      Excluir
  3. Achei muito bacana bem que gostaria de assistir mas nĂ£o sou daĂ­, ainda mais que tem musical pra mim tudo que tem mĂºsica fica mais legal e animado. Aqui em casa tambĂ©m nĂ£o curtimos carnaval rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana mesmo e quem sabe eles nĂ£o saem em turne pelo Brasil?

      Excluir
  4. OlĂ¡!
    Ainda nĂ£o conhecia a peça
    É muito interessante e parece ser super divertida (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. My!
    Gosto muito de peças teatrais bem interpretadas, com uma mensagem a ser passada e com personagens que cantam, aí completa tudo.
    Desejo mais sucesso, porque ir assistir Ă© difĂ­cil, jĂ¡ que moro em outro estado.
    Desejo uma semana de muita luz e paz!
    “Para cultivar a sabedoria, Ă© preciso força interior. Sem crescimento interno, Ă© difĂ­cil conquistar a autoconfiança e a coragem necessĂ¡rias. Sem elas, nossa vida se complica. O impossĂ­vel torna-se possĂ­vel com a força de vontade.” (Dalai Lama)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. Eu, como amante de teatro, certeza que iria nesta peça. Uma pena que nĂ£o seja na minha cidade e que seja tĂ£o longe de mim :(
    Gostei da peça e gostaria de vĂª-la um dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Teatro Ă© uma arte que gosto muito. Onde moro nĂ£o tenho muitas oportunidades para assisti, mas leio muitos livros de teatro principalmente de Ariano Suassuna.

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!