Lendo com a Dani: Belleville, Felipe Colbert


Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difĂ­ceis, entre eles resistir Ă  violĂªncia do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato nĂ£o seria nenhum sacrifĂ­cio...
Sem conseguir explicar o que estĂ¡ acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondĂªncia com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relaĂ§Ă£o que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistĂ­vel paixĂ£o – e para um pedido de socorro...
Belleville
Autor: Felipe Colbert
Editora Novo Conceito (2014)
304 pĂ¡ginas


Belleville, estava na minha lista de desejados desde o lançamento, em 2014, pela semelhança com o filme A casa do lago, a capa linda e o romance impossível por conta das décadas entre o casal.

Peguei o livro com ansiedade, para matar minha curiosidade; e medo do desenrolar da trama. Afinal, com um plot deste, tudo pode acontecer! Para melhor ou pior. E sĂ³ lendo para saber qual caminho o autor tomou!

EntĂ£o... jĂ¡ tinha lido deste autor outro livro! E dos dois, Belleville foi o melhor!

"Para continuar - Quando o amor acontece, uma luz se acende", a capa com lanternas, esse subtĂ­tulo, tinha que ler! E nossa, o Colbert me conquistou. Foi fofo, foi emocionante, atĂ© mesmo intenso! 

Agora vamos falar de Belleville


Os capĂ­tulos tĂªm o ponto de vista do Lucius e da Anabelle, o que para mim jĂ¡ Ă© um bĂ´nus, entender o que cada um estava sentindo, vivendo.

Lucius vai morar na casa abandonada, quase caindo aos pedaços na parte rural da cidade, apesar dos sons assombrosos, tem um terreno enorme e, como bom alpinista (graças Ă  academia), vai logo escalando atĂ© o telhado e vĂª algumas estacas posicionadas de maneira curiosa.

Assim que pode, o rapaz descobre que Ă© um projeto de montanha russa.

Numa tacada de sorte. Ou destino. Talvez acaso? Quem sabe atĂ© mesmo os deuses! Uma simples coincidĂªncia?



Lucius encontra uma foto de Anabelle, perto da estrutura de madeira e, ao que indica, enterrando algo. 

Curioso,0 o rapaz vai lĂ¡ e encontra uma caixa com a carta que a jovem escreveu em 1964, quando jĂ¡ nĂ£o tinha mais esperança dela mesma realizar o sonho do seu pai de construir Belleville, a montanha russa que seu pai lhe prometeu.

Lucius sente vontade de responder, embora nĂ£o tenha boas notĂ­cias; mas o impossĂ­vel acontece e tem inĂ­cio a correspondĂªncia entre eles.

O Felipe Colbert teve uma escolha muito feliz com toda a trama. Em momento algum me senti desinteressada, pelo contrĂ¡rio, queria ler mais e mais rĂ¡pido para saber como Lucius conseguiria resolver a questĂ£o financeira para dar inĂ­cio Ă  construĂ§Ă£o.

O jovem envolve um mecĂ¢nico e um professor de fĂ­sica que acabam tendo papĂ©is muito importantes na trama, eu gostei de cada um deles.

E, embora na faculdade ele nĂ£o tenha amigos, a estranha amizade com Anabelle neste vĂ¡cuo de tempo, 50 anos entre eles, vai dando Ă¢nimo.

Mas acreditem: nem tudo sĂ£o flores e estes dois vĂ£o ter de lidar com um problema inesperado.

E neste ponto o autor pegou meu coraĂ§Ă£o e retorceu. Fiquei furiosa, triste, desesperada, numa total negaĂ§Ă£o. Mas daĂ­, decidi pensar, vou dar sorte, ele nĂ£o vai dar uma de Nicholas Sparks e tudo vai ficar bem.

Mas gente... o coraĂ§Ă£o fica na boca! A curiosidade de Lucius nos contagia, a esperança. 

A alegria de Anabelle, o amor que tem por seu amado pai, o apego com seu gatinho TiĂ£o, Ăºltimo laço com o genitor. Sua garra de ir em busca de emprego, sua ingenuidade.

A narrativa de Felipe Ă© rica em detalhes, seja em 2014 ou 1964, os cenĂ¡rios nos transportam para a trama. Os personagens sĂ£o bem construĂ­dos e fĂ¡ceis de amar.

A troca de cartas entre os dois Ă© mĂ¡gica! Eles trocam desconfiança, elogios, lembranças e, aos poucos, surge um sentimento mais forte, tĂ£o improvĂ¡vel e que nos faz torcer loucamente.

Belleville fala de sonhos, de esperança, de segundas chances. Vai acertar em cheio com as semelhanças do leitor com os personagens, quem nunca foi invisível no ambiente escolar? Ou gerou conflito sem ao menos tentar?

Quem sabe, vocĂª, esquisito atrĂ¡s da tela, nĂ£o tem um papel importante na vida? Eu jĂ¡ fui a esquisita da escola, mas decidi que nĂ£o sou o que me rotulam, nĂ£o sou perfeita, mas nĂ£o sou mais nem menos que ninguĂ©m. E com perseverança e muita paciĂªncia, os amigos verdadeiros aparecem.

Felipe Colbert nos mostra que nĂ£o hĂ¡ perfeiĂ§Ă£o, que rancor nĂ£o Ă© tudo, que as pessoas merecem uma segunda chance e que uma andorinha sĂ³ nĂ£o faz verĂ£o, mas pode estimular outras a fazerem diferença.

E vocĂª? Qual vocĂª acha que foi o caminho escolhido pelo autor para encerrar o livro? SerĂ¡ que Lucius consegue finalizar Belleville? E como resolver essa distĂ¢ncia de cinco dĂ©cadas? Como lidar com as leis da fĂ­sica?

A nota sĂ³ nĂ£o Ă© cinco, pois eu queria mais pĂ¡ginas!


Sim, eu sou uma leitora descontrolada que sempre quer ler mais do que tem em mĂ£os.


18 comentĂ¡rios

  1. Oi Dani!
    Nunca tinha ouvido flar desse livro, eu gostei mto, do enredo e tbm dessa mistura de sentimentos que faz o leitor sentir com o desenvolvimento da histĂ³ria.
    ou anotar a dica, espero ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, esse livro é maravilhoso. Mexe com as emoções!
      Obrigada

      Excluir
  2. Dani!
    Inexoravelmente Felipe Colbert soube usar a ciĂªncia fĂ­sica, os questionamentos de viagem no tempo, as leis de Einstein a favor da construĂ§Ă£o de um belo exemplar literĂ¡rio, onde a leitura instiga Ă  pesquisa dos “buracos de minhoca”, das viagens atemporais e claro, ao impulso magnĂ©tico de um amor verdadeiro que transporta as barreiras de espaço e tempo, tornando possĂ­vel a realizaĂ§Ă£o de um sonho.
    Desejo um mĂªs repleto de realizações!
    “A mĂºsica Ă© uma revelaĂ§Ă£o superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. JĂ¡ tinha visto o livro e me interessado, parece ser uma leitura gostosa e agradĂ¡vel, fiquei muito curiosa em saber como vĂ£o resolver essa distancia de muitos anos e como as cartas chegam atĂ© eles, desperta interesse essa historia e deve deixar o leitor na torcida pelos personagens.

    ResponderExcluir
  4. NĂ£o conhecia o livro e nem autor, mas parece ser uma leitura bem gostosa.
    Essas divisĂ£o de anos torna a histĂ³ria mais envolvente, e gosto quando podemos saber o ponto de vista dos dois personagens atravĂ©s da narraĂ§Ă£o.

    Parabéns pela resenha.
    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura foi mais que empolgante. Devorei o livro.
      Obrigada

      Excluir
  5. Meu Deus !!
    Que lindo o seu entusiasmo ao falar do livro !!
    NĂ£o conhecia o autor e nem o livro mas sinto agora que necessito muito le-lo.
    Confesso que estou com muito medo do final đŸ˜¦. SerĂ¡ como as histĂ³rias do Rio Nick onde tudo acaba em tragĂ©dia ?! đŸ˜¨

    Fiquei muito intrigada e curiosa com o livro.
    Quando eu tiver uma chance vou le-lo .

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mich corre para ler e prepara-te para a montanha russa de emoções!
      O final vocĂª terĂ¡ que ler para saber.
      Obrigada

      Excluir
  6. Li um livro deste autor jĂ¡ faz algum tempo, e gostei muito, sua escrita flui de uma maneira rĂ¡pida, os personagens sĂ£o muito construĂ­dos, e reais, o que e o mais importante, e vejo que neste livro, o autor segue este mesmo princĂ­pio, mas desta vez vamos nos deparar com uma viagem no tempo de 50 anos,. e acredito que ficamos curioso, e torcendo para que haja um final feliz, esta sua resenha me despertou bastante curiosidade, em saber qual e o desfecho desta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da sĂ©rie "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa ediĂ§Ă£o linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Lana, o outro livro Ă© bom, esse Ă© ainda melhor! hahaha.
      Fiquei numa ansiedade sĂ³ para descobrir o que me aguardava na Ăºltima pĂ¡gina!
      Obrigada!

      Excluir
  7. OlĂ¡!
    Adorei a resenha, ainda nĂ£o conhecia o livro e fiquei super curiosa pra saber mais.
    Parece ser um Ă³timo livro super envolvente <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que livro Ă© esse!? Que resenha fantastica! NĂ£o conhecia nem o livro e nem o autor, mas gostei da histĂ²ria. É interessante e que nos deixa com uma certa curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Desde a primeira vez que vi esse livro em uma livraria, tenho mantido meu interesse por ele. Ainda nĂ£o consegui comprar, mas espero de verdade poder fazer essa leitura em breve. Espero que este livro traga uma histĂ³ria capaz de me encantar tanto quanto a outra, sou romĂ¢ntica assumida e estas tramas que ultrapassam tempo e espaço sĂ£o minhas preferidas, o filme A casa do lago eu perdi as contas de quantas vezes assisti.
    Ao ler sua resenha pude sentir sua empolgaĂ§Ă£o com esse livro
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se gosta tanto de A casa do lago, nĂ£o resta dĂºvidas que vai amar essa leitura!

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!