• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Lendo com a Dani: O Mistério dos Cavalos Alados, Megan Shepherd

    Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar.
    Existem cavalos alados nos espelhos do Hospital Briar Hill – esses espelhos refletem os elegantes quartos que já pertenceram a uma princesa, mas que agora são o lar de crianças doentes. Somente Emmaline pode enxergá-los. Este é o seu segredo.
    Certa manhã, a menina escala o muro dos jardins abandonados do hospital e descobre algo incrível: um cavalo branco com a asa quebrada que deixou o mundo dos espelhos e invadiu a realidade.
    Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?
    Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, O mistério dos cavalos alados traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como O jardim secreto e A princesinha, já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.
    Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?
    Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, 'O mistério dos cavalos alados' traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como 'O jardim secreto' e 'A princesinha', já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.
    O Mistério dos Cavalos Alados
    (The Secret Horses of Briar Hill)
    Megan Shepherd
    Ano: 2017
    Páginas: 208
    Idioma: português
    Editora: Plataforma21           



    Esse livro me fez pensar em outros dois que li.

    Anna e o Homem das Andorinhas, de Gavriel Savit: pela capa e o fato de ser uma criança, em plena Segunda Guerra Mundial. E me deixou com a mesma dúvida: Será que a fantasia no livro é real ou não?

    A Trilogia das Joias Negras, de Anne Bishop: por conta do nome do hospital. A Jaenelle, das Joias Negras, é internada em Briarwood; e a Emmaline, do Mistério dos Cavalos, em Briar Hill. Percebeu a semelhança?

    E se você acompanha o blog há algum tempo, sabe que A-D-O-R-O, livros com o cenário da Segunda Guerra de fundo.

    NÃO. N-Ã-O. Nem pense por um segundo que é por gostar de ler coisas tristes ou violentas.

    Livros com um pano de fundo desse, me fazem ver que, por pior que a situação seja, existe esperança de dar tudo certo; e, no caso da Emmaline, é bem assim.
    Briar Hill fica na zona rural da Inglaterra, um lugar seguro, longe dos bombardeios alemães. O hospital trata de crianças que sofrem de tuberculose ou, como Emma costuma se referir: ela sofre com águas paradas em seus pulmões.

    Mega Shepherd nos apresenta uma menina curiosa, cheia de vitalidade (dentro do possível), amorosa, com o sonho de ser uma aventureira, de descobrir seres e lugares novos e desconhecidos.

    Emmaline May vê, nos espelhos do hospital, cavalos alados, que andam num mundo paralelo ao dela, tenta falar com eles e até tocá-los mas, como não consegue, os desenha.

    E para isso conta com a bondade de Ana, a garota mais velha que sonha em encontrar o amor, que tem esperança de voltar para casa, ter seu primeiro beijo.

    Cada personagem que a autora trouxe mais a luz, tem suas camadas e ao longo da leitura, ela vai os desnudando e nos deixando mais próximos deles.

    O que mais adorei neste livro é a questão: o que lemos realmente aconteceu? Os cavalos alados existem? Ou não passam de uma distração para Emma suportar a distância dos pais e da irmã? De lidar com a doença?

    O fato é que assim que Lume de Luar aparece na trama, a rotina de Emmaline ganha mais cor, a garota passa a ter uma meta a cumprir.

    Será que ela conseguirá ajudar o Lorde dos Cavalos e manter Lume de Luar à salvo do Corcel Negro?

    O Mistério dos Cavalos Alados é uma leitura rápida, com narrativa fluida, uma personagem principal cativante e inspiradora; com personagens secundários que dão mais contraste e legitimidade à trama, no ponto de apresentar as facetas dos humanos.

    Um livro para avivar sua criatividade e testar suas crenças. Um livro onde, apesar do cinza da Guerra e do peso das perdas por ela causadas, é possível ver um lado positivo e colorido.

    "(...)Nosso mundo (...) é muito mais do que apenas marrom e cinza. Tem cores.(...) Você só precisa saber onde procurar"
    O final do livro não poderia ter sido melhor trabalhado. Leia e descubra se você penderá para a realidade ou para a magia.

    Super recomendado!

    10 comentários :

    1. E a primeira resenha que leio a respeito deste livro, e antes mesmo já namorava está cada encantadora, e agora fiquei ainda mais encantada por este conteúdo, que tem um misto de magia e realidade, e basta o leitor acreditar ou não que estes cavalos alados existem, ou foi apenas uma criação da personagem para lidar com o afastamento dos pais. Me pareceu que esta e uma estória muito bem construída, que me despertou bastante curiosidade.

      Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
      http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Lana, a autora nos deixa sempre com a dúvida, o que tornou melhor a leitura. E pensar que apesar de doente, a Emmaline continua uma fofura é reconfortante.
        Obrigada

        Excluir
    2. Dani!
      Bom ver que o livro é um amorzinho.
      Achei a história bem elaborada e bem sensível, porque além da fantasia, da para perceber que a protagonista tem a sensibilidade aguçada e mesmo ingênua, tenta fazer o que é o melhor.
      E a dúvida em relação ao significado das visões dos cavalos alados é bem intrigante, né?
      Quero poder ler.
      cheirinhos
      Rudy

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tiver chance, leia, Rudy! Vai gostar!
        Obrigada.

        Excluir
    3. Olá !!
      Fiquei ainda mais apaixonada pela história. Já li uma resenha sobre o livro e realmente amei.

      Gosto muito de livros com cenários históricos e no caso a Segunda Guerra Mundial e gosto ainda mais de livros narrados por crianças.
      Esse livro já está na minha lista de desejados.
      Bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Mich, esse livro é muito lindo. Uma perspectiva diferente de um momento crucial e doloroso.
        Mas a Emma nos faz ter outros olhos durante a leitura. Ver além do óbvio.
        Obrigada

        Excluir
    4. Olá!
      Estou doida pra ler esse livro!
      É minha próxima leitura <3
      Amei sua resenha e os comentários. Mal posso esperar pra começar a ler (:
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Parece ser uma leitura bem agradavel e que deve deixar a gente com a imaginação a solta, fiquei intrigada se é real ou não, também gosto de historia relacionadas com a Segunda Guerra.

      ResponderExcluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!