• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • À Convite: Ilmara Fonseca - Para amar, Graciliano


    A obra de Graciliano Ramos é elogiada por muitos aspectos: a profundidade psicológica, a construção rigorosa das personagens, o uso de técnicas próprias do romance moderno, a abordagem de temas como a incomunicabilidade, a angústia e a loucura – além das leituras críticas da sociedade brasileira e da condição humana. Esses traços, fartamente encontrados em seus livros, lhe conferem destaque entre os autores mais importantes de nossa Literatura.
    Mas como observar isso?
    Ivan Marques desdobra e analisa as principais marcas literárias de Graciliano, mostrando, a partir de fragmentos extraídos de diversas obras, como elas estão presentes no texto do autor, para que você, leitor, possa compreender melhor a arte de sua escrita. A leitura dos romances se tornará, assim, uma experiência mais intensa e profunda, para você amar, ainda mais, Graciliano Ramos.
    Para Amar, Graciliano
    Ivan Marques
    Ano: 2017 
    Páginas: 176
    Idioma: português 
    Editora: Faro Editorial
    Quando eu fiquei sabendo da criação desta coleção da Faro eu fiquei felicíssima! Sou apaixonada por Literatura e sinto falta de obras que destaquem os nossos autores clássicos, que só são realmente lembrados quando exigidos em provas ou exames vestibulares. E fui correndo pedir a Adriana que me deixasse resenhar este livro, pois sou apaixonada por Graça, como carinhosamente chamo este escritor. 

    Conheci a escrita de Graciliano muito cedo, pelas páginas tingidas de realidade de Vidas Secas. A escrita dura e objetiva, a realidade que saltava aos olhos e a clara denúncia social me fizeram abrir o coração para este autor, ainda então desconhecido. A vida no sertão, tão próxima de nós, nordestinos; a desigualdade social, a fome, a sede de poder dos homens... todas essas temáticas pintadas nas páginas brancas que devorei e passei a amar. Um encontro com Graça não é incólume para o leitor. Você sai esvaziado e ao mesmo tempo preenchido. 
    Para amar, Graciliano é um encontro maravilhoso com o autor. Um livro de estudos literários muito bem projetado, organizado e didático. Ivan Marques é um especialista em sua arte e desdobra de forma minuciosa as principais características estéticas, literárias e construtivas de Graciliano Ramos.

    Os capítulos iniciais traçam um breve perfil da vida do autor. Uma breve biografia que se conecta diretamente à sua produção literária, pois como o próprio autor dizia: “só conseguimos deitar no papel os nossos sentimentos, a nossa vida. Arte é sangue, é carne. Além disso não há nada”. Nesse primeiro momento da leitura é possível perceber como a vida e a ficção se encontram e também traçar um breve panorama da literatura do autor. 

    Em seguida, o leitor pode fazer um mergulho nas múltiplas e complexas formas com as quais Graça constrói a sua Literatura. O tipo de narrativa, a maneira como é construído o enredo, o fluxo de consciência…todas as características que dão ao autor a sua identidade e fazem de um Graciliano, um Graciliano. 

    Por fim, esta obra vai discutir o realismo crítico presente na obra, descortinando os temas sociais e a perspectiva realista, carregada de pessimismo, traço característico deste autor. Há ainda um capítulo destinado a representação da mulher, onde é mostrado o quanto Graça trouxe modelos femininos que se distanciavam das mulheres da época e que ousavam na liberdade e diferença. 

    Toda a obra é apresentada em páginas amareladas de gramatura superior, ilustrada e com uma formação e divisão de capítulos que facilita a leitura e a compreensão de seu conteúdo. Para amar Graciliano é um livro indicado não apenas a professores e estudantes de Literatura, mas também a todos que queiram conhecer um pouco mais da vida e obra deste autor ímpar que imprimiu as marcas de sua escrita na história de nossa Literatura. 


                                                                    

    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!