Leitura da Drica: Adormecida, Anna Sheeran


Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por dĂ©cadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porĂ£o por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporaĂ§Ă£o multimilionĂ¡ria, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausĂªncia.
Ela descobre que seus pais estĂ£o mortos. O rapaz por quem era apaixonada nĂ£o Ă© mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terĂ¡ de assumir seu lugar Ă  frente dos negĂ³cios.
Desejando adaptar-se Ă  nova realidade, Rose sĂ³ consegue confiar numa Ăºnica pessoa estranhamente familiar. Rose atĂ© gostaria de deixar o passado para trĂ¡s, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentĂ¡-lo - ou nĂ£o haverĂ¡ futuro.
Adormecida
Ano: 2012 
PĂ¡ginas: 272
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Lua de Papel


Mais uma releitura??? NĂ£o, Adormecida nĂ£o chega a ser uma releitura de A Bela Adormecida, mas claramente a sua autora se inspirou no clĂ¡ssico conto da Disney.

Vamos conhecer a histĂ³ria de Rose Fitzroy. De cara, Rose nos deixa uma dĂºvida: ela Ă© uma adolescente de 16 anos ou uma simpĂ¡tica senhora de 80? Ah, te peguei, nĂ©? Pois Ă©, a histĂ³ria de Rose Ă© bem complexa. Ela passou 60 anos de sua vida em sonos induzidos, ou seja, adormecida. AtĂ© o dia em que ela Ă© acordada, sem querer, por uma tĂ©cnica de respiraĂ§Ă£o boca a boca feita por um lindo rapaz, Bren.

" EntĂ£o, quando o vibrante azul da paisagem marinha que eu tentava segurar foi interrompida, nĂ£o por uma mĂ£o, mas pela sensaĂ§Ă£o de lĂ¡bios tocando os meus, fiquei surpresa. "
Parece tudo muito fofo? Mas nĂ£o Ă© bem assim. A histĂ³ria se passa em um tempo no futuro onde os terrĂ¡queos conseguiram colonizar outros planetas e esse sono induzido tem vĂ¡rias utilidades. SĂ³ que no caso de Rose, a verdade nĂ£o Ă© nada Ăºtil para ela.  

“ Tinha quase oitenta anos com apenas dezesseis. Nunca passei tanto tempo em estase. NinguĂ©m havia passado. (...) Eu me sentia como uma velha. Tecnicamente, eu era. ”

O mundo em que Rose acorda estĂ¡ muito diferente do que ele deixou. Ele dormiu durante os Tempos Sombrios, que foi marcado pelo crescimento populacional desenfreado, pelo boom econĂ´mico com um imenso abismo entre ricos e pobres, alĂ©m da mudança climĂ¡tica e o surto de algumas doenças, como a tuberculose e a peste bubĂ´nica. Houveram tambĂ©m guerras por recursos naturais e por tecnologia. E Ă© a empresa de seus que domina esse novo mundo que superou os problemas.

“ Somente ele nĂ£o me via como a bela amaldiçoada e passiva, esperando calmamente para ser despertada por seu prĂ­ncipe encantado. Eu era a impressionante roseira, selvagem e impenetrĂ¡vel, e forte o bastante para resistir a centenas de anos de pessoas tentando forçar um caminho entre os meus espinhos, para atingir os vulnerĂ¡veis inocentes que eu protegeria. “

AlĂ©m disso, depois de dormir por tanto tempo, grande parte das pessoas que Rose conhecia, como os seus pais e amigos, jĂ¡ morreram ou estĂ£o bem velhos... Mas ela continua uma adolescente, que nĂ£o conhece nada dessa nova era.

Mas a grande pergunta de Rose Ă© porquĂª ela foi mantida tanto tempo em estase (nome dado para o sono induzido). Por que sempre foi mantida afastada do mundo pelos seus pais?

Rose vai enfrentar esse mundo novo, uma escola e o exercĂ­cio de criar nossos amigos, enquanto descobre parte do seu passado. Vamos conhecer o melhor amigo/namorado de Rose, os dilemas de ter que abandonar a carreira que escolheu para si por causa dos pais e vivenciar as novas descobertas de uma senhora com o corpo e mente de uma menina.

 “ NĂ£o posso pensar nele, mas tambĂ©m nĂ£o consigo esquecĂª-lo. NĂ£o Ă© certo esquecer uma pessoa que vocĂª amou. “

Como se tudo isso nĂ£o fosse drama suficiente, Rose ainda vai descobrir que tem um autĂ´mato programado para matĂ¡-la! SerĂ¡ que o fato de ela ser a Ăºnica herdeira de uma empresa de alcance interplanetĂ¡rio tem algo a ver com isso?

Mas ela nĂ£o estarĂ¡ sozinha, o seu prĂ­ncipe, ou melhor, Bre, serĂ¡ o seu grande amigo. É ele quem vai ajudĂ¡-la a passar por todos esses dilemas e sobreviver a tantas descobertas.

Ah, e se prepare para um final daqueles de puxar o tapete e deixar vocĂª com cara de boba, mas feliz, viu?!?!?! Um super parabĂ©ns para a autora que consegui juntar elementos jĂ¡ conhecidos com outros tantos bem inusitados e ainda deu um desfecho para lĂ¡ de justo Ă  histĂ³ria.


Narrado em primeira pessoa e apenas inspirado em A Bela Adormecida, Adormecida Ă© muito mais do que uma historinha de amor. Mostra os dilemas e esforços de uma garota e seus dilemas, que quer ser ela mesmo mas tem que descobrir primeiro quem ela Ă© de verdade. 


Um comentĂ¡rio

  1. Oi Drica, atĂ© jĂ¡ tinha visto essa capa por ai mas ainda nĂ£o tive a oportunidade de ler a histĂ³ria e gostei demais da dica e de ler a resenha. A histĂ³ria parece ser bem diferente e sĂ£o poucas que vejo com alguma relaĂ§Ă£o com o conto da Bela Adormecida e isso chamou minha atenĂ§Ă£o. Fiquei curiosa pra saber como ela se adapta a essa nova vida. Mas me diz uma coisa, o Bre e o melhor amigo/namorado? E ela corre algum risco de envelhecer do nada? haha... gostei e espero poder ler futuramente :)

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!