Estante da Tata - Frase da Semana + James Dean


Dessa vez eu resolvi trazer uma frase para vocĂªs, ela veio do livro “O Clube do Filme” (resenha aqui) e Ă© necessĂ¡rio um pouco de explicaĂ§Ă£o e um pouco de histĂ³ria antes dela.

Na parte do livro em que a frase aparece, os personagens principais acabaram de ver um grande clĂ¡ssico do cinema, o filme “Assim caminha a humanidade” (filme que, por sinal, recomendo) estrelado pelo charmoso e rebelde James Dean.

Para quem nĂ£o sabe, esse foi o Ăºltimo filme gravado pelo ator antes de morrer em um acidente de carro quando tinha apenas 24 anos.

Existem lendas urbanas que sugerem que o carro que James dirigia era amaldiçoado, nĂ£o sĂ³ por causa do acidente que o matou, mas tambĂ©m por causa dos fatos estranhos e bizarros que seguiram os restos do carro (que foi comprado e revendido por diversos colecionadores atĂ© o seu misterioso desaparecimento; os restos do carro desapareceram e, atĂ© hoje, nunca foram encontrados).


James Dean Ă©, por muitos, considerado um Ă­cone cultural que personificava a rebeldia e as angĂºstias da juventude da dĂ©cada de 50. Particularmente, eu simplesmente acho ele incrĂ­vel, meio doido e sexy.

Mas, acima de tudo, o que eu sempre lembro quando penso nele Ă© na sua histĂ³ria de amor e do fato dele nunca ter se recuperado de um coraĂ§Ă£o partido. Ele amou a atriz Pier Angeli e esta, por causa da mĂ£e, terminou o namoro com ele e, logo em seguida, se casou com um famoso cantor da Ă©poca.

Conta-se que no dia do casamento dela, James apareceu na porta da Igreja CatĂ³lica de SĂ£o TimĂ³teo e conseguiu chamar a atenĂ§Ă£o dos noivos, "arrancando" com a sua moto em alta velocidade.

Ainda assim, dizem que James nunca a esqueceu e que ela foi o amor de sua vida, uma vez que ele morreu logo depois de terminar o filme “Assim caminha a humanidade”, onde se encontrou e contracenou com ela pela primeira e Ăºltima vez depois do casamento.

Quanto a Pier Angeli, ela acabou se divorciando logo depois da morte dele (dizem que por conta da culpa que sentia) e acabou casando de novo algum tempo mais tarde, mas o casamento tambĂ©m nĂ£o durou e entĂ£o, em 1978, ela acabou morrendo de overdose.

Mas, voltando para a frase da semana, os personagens do livro estavam discutindo sobre uma cena do filme, uma cena em que James Dean mostra porquĂª, mesmo depois de tanto tempo e de pouquĂ­ssimos filmes estrelados por ele, o seu nome nunca foi esquecido.

Nessa parte do livro, o filho do personagem principal pede ao pai para ver de novo a cena, este responde a seguinte coisa:
"A segunda vez que vocĂª vĂª uma coisa Ă© na verdade a primeira vez. VocĂª precisa saber como a coisa termina antes de poder apreciar sua beleza desde o inĂ­cio."


A questĂ£o aqui Ă© que quando eu li isso pela primeira vez eu me lembrei de todos os livros/filmes/series/musicas que voltei para apreciar de novo, todos os pequenos detalhes que encontro em cada nova olhada, que me fazer entender ainda mais a beleza que existe neles.

Espero que tenham gostado.




2 comentĂ¡rios

  1. Tata!
    Verdadeira aula sobre os fatos que aconteceram com o Ă­dolo rebelde James Dean e sua grande paixĂ£p;
    Quanto a frase, realmente faz todo sentido.
    “A arte de ser sĂ¡bio Ă© a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. James Ă© com certeza um Ă­cone da rebeldia e tambĂ©m do se mostrar como Ă©. Nunca sentiu vergonha em expor sua loucura e suas paixões. Mudou a forma de muitos jovens da Ă©poca encararem suas vidas e atĂ© hoje, Ă© tido como exemplo(nĂ£o tĂ£o bom) a toda uma geraĂ§Ă£o!
    Sempre temos que rever as coisas, procurar outros Ă¢ngulos e como diz minha mĂ£e diariamente: NĂ£o haverĂ¡ outro dia igual hoje..amanhĂ£ vocĂª vai viver e serĂ¡ tudo novo!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!