Leitura da Drica: Tudo o que nunca contei


Na manhĂ£ de um dia de primavera de 1977, Lydia Lee nĂ£o aparece para tomar cafĂ©. Mais tarde, seu corpo Ă© encontrado em um lago de uma cidade em que ela e sua famĂ­lia sino-americana nunca se adaptaram muito bem.
Quem ou o que fez com que Lydia — uma estudante promissora de 16 anos, adorada pelos pais e que com frequĂªncia podia ser ouvida conversando alegremente ao telefone — fugisse de casa e se aventurasse em um bote tarde da noite, mesmo tendo pavor de Ă¡gua e sem saber nadar? Ă€ medida que a polĂ­cia tenta desvendar o caso do desaparecimento, os familiares de Lydia descobrem que mal a conheciam. E a resposta surpreendente tambĂ©m estĂ¡ muito abaixo da superfĂ­cie.
Conforme analisa e expõe os segredos da famĂ­lia Lee — os sonhos que deram lugar Ă s decepções, as inseguranças omitidas, as traições e os arrependimentos —, Celeste Ng desenvolve um romance sobre as diversas formas com que pais, filhos e irmĂ£os podem falhar em compreender uns aos outros e talvez atĂ© a si mesmos. Uma uma observaĂ§Ă£o precisa e dolorosa do fardo que as expectativas da famĂ­lia representam e da necessidade de pertencimento. Um romance que explora isolamento, sucesso, questões de raça, gĂªnero, famĂ­lia e identidade e permanece com o leitor bem depois de virada a Ăºltima pĂ¡gina.
Tudo o que nunca te contei
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 304
Idioma: portuguĂªs 
Editora: IntrĂ­nseca
"Porque muito tempo atrĂ¡s, sua mĂ£e queria, acima de tudo, se destacar; porque seu pai queria, acima de tudo, se integrar. Porque as duas coisas eram impossĂ­veis."
 “Tudo o que nunca contei” nĂ£o Ă© um romance policial. Apesar de termos uma morte misteriosa como pano de fundo e justificativa para contar a histĂ³ria da famĂ­lia Lee, o mais importante dessa histĂ³ria Ă© a prĂ³pria famĂ­lia.


A famĂ­lia Lee Ă© o retrato do que, possivelmente, chamamos de famĂ­lia feliz. Mas o desaparecimento e morte de Lydia, a filha perfeita, traz Ă  tona sentimentos a muito reprimidos.

Lydia tem 16 anos, Ă© a filha do meio e preferida da casa. Marilyn, a mĂ£e ‘perfeita’ nota o seu desaparecimento na manhĂ£ do dia 3 de maio de 1977, quando vai acordĂ¡-la para tomar cafĂ© e encontra a cama intocada.

A polĂ­cia local Ă© notificada, começam as buscas e começam a cair por terra algumas mĂ¡scaras. Quando a polĂ­cia pede ao pai de Lydia que ligue para as suas amigas para ver se elas tĂªm alguma pista, ele descobre que Lydia nĂ£o tem amigas, as garotas com quem ela supostamente ficava horas ao telefone e saia para se encontrar, na verdade, mal sabem da sua existĂªncia.
Alguns dias depois o corpo de Lydia Ă© encontrado no lago prĂ³ximo da casa da famĂ­lia. O que torna o mistĂ©rio ainda maior, jĂ¡ que Lydia nĂ£o gostava de nadar por ter medo da Ă¡gua. EntĂ£o, como Lydia foi parar lĂ¡? Sua mĂ£e acredita que ela foi atacada por alguĂ©m, a polĂ­cia nĂ£o tem provas de nada...

Com um naipe meio Gillian Flynn, Celeste Ng prefere mostrar a alma dos personagens envolvidos e suas verdades, aquelas que escondemos atĂ© de nĂ³s mesmos.

Para isso, ela passa a contar a histĂ³ria de como os pais de Lydia se conheceram, de como o professor James Lee, um imigrante oriental sofreu para se adaptar e conquistar o seu lugar ao sol nos Estados Unidos. Conta tambĂ©m como Marilyn sonhou em ser mĂ©dica na juventude, apesar de sua mĂ£e achar que toda a sua inteligĂªncia e a sua admissĂ£o em Harvard nĂ£o serviam para nada alĂ©m de arranjar um marido, constituir uma bela famĂ­lia e ser uma Ă³tima esposa.

Lydia era a filha que todo pai quer ter... Mas era mesmo? Marilyn acompanhava de perto os estudos da filha pois acreditava que ela seria a médica que pode ser por ter engravidado durante a faculdade. O pai queria que Lydia fosse uma garota descolada, popular e aceita pelos amigos, como ele nunca conseguiu ser. E Lydia sustentava essa imagem, mas quem era a Lydia de verdade?

Natham, seu irmĂ£o, conhece uma outra Lydia, mas nĂ£o entende o porquĂª de tudo isso.

Enquanto isso, Hannah, a filha mais nova, sĂ³ quer ser notada e amada pelos pais.


Xenofobia, feminismo, solidĂ£o, expectativas, sonhos... esses sĂ£o alguns dos temas desse livro que te prende atĂ© o final da leitura, te tira da zona de conforto fazendo observar coisas que normalmente passam despercebidas aos nossos olhos e apresenta um final surpreendente! 


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!