2.990 graus, Adilson Xavier


O jovem delegado Hermano estĂ¡ longe de ser um policial tĂ­pico. Filosofa sobre a verdade, gosta de poesia.
Inexperiente e orgulhoso por jamais ter usado sua arma, ele recebe a missĂ£o de investigar o assassinato de um deputado federal acusado de desviar verbas destinadas Ă s vĂ­timas de uma grande inundaĂ§Ă£o.
A arma do crime foi um maçarico, usado com impressionantes requintes de crueldade. Outros polĂ­ticos sĂ£o
mortos com o mesmo ritual torturante.
Um pastor evangĂ©lico, ex-presidiĂ¡rio, surge como suspeito. A populaĂ§Ă£o batiza os assassinos como “Vingadores do Povo”. PressĂ£o total. Ă“dio e desinformaĂ§Ă£o esquentam os Ă¢nimos. A vida de Hermano se transforma num inferno.
2.990 Graus
A arte de queimar no inferno
Adilson Xavier
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 320
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Panda Books

OlĂ¡, amigos leitores! Tudo bem com vocĂªs? Como foram de festas?

Depois de um dezembro corrido e sem muitas leituras, eis que começo 2018 com o pĂ© quente, trazendo uma resenha de um gĂªnero que adoro (e vocĂªs jĂ¡ sabem disso), que Ă© o romance policial.  O cenĂ¡rio literĂ¡rio nacional tem me surpreendido bastante, com muitos autores novos e que trazem narrativas de qualidade, como Ă© o caso do Adilson Xavier.

O mote de 2990 graus Ă© um cenĂ¡rio muito atual: a polĂ­tica. CorrupĂ§Ă£o e Morte se entrelaçam e temos um assassino bem cruel e frio, que comete uma sĂ©rie de crimes brutais com requintes de crueldade contra os polĂ­ticos corruptos. E esta investigaĂ§Ă£o vai virar a vida do protagonista de cabeça para baixo, transformando-a num verdadeiro inferno!

Hermano Ă© um homem que podemos considerar como tranquilo. Bem diferente da maioria dos policiais que estamos habituados a ver tanto na vida real como na ficĂ§Ă£o, ele se orgulha de nunca ter precisado ter usado a sai arma, a qual apelidou carinhosamente de Maninho. Hermano gosta muito de Filosofia e arrisca a escrever alguns poemas, o que lhe rendeu o apelido de Poeta.

Apesar de tranquilo, sua vida sentimental – assim como a da maioria dos homens – nĂ£o Ă© nada tranquila. Hermano tem um relacionamento estĂ¡vel com Alice e tem casos fortuitos com a bela e espevitada, Jackie, sua colega de trabalho. Quando o assassinato surge em sua realidade, ele sabe que sua carreira pode mudar a depender dos resultados de seu trabalho, afinal hĂ¡ muita coisa em jogo. A populaĂ§Ă£o pressiona de todos os lados, a mĂ­dia, os seus superiores...É entĂ£o que usa toda a sua astĂºcia e se entrega de corpo e alma nesta investigaĂ§Ă£o onde nada parece realmente ser verdade. E a cada camada de narrativa somos surpreendidos com as diferentes facetas do ser humano.

Adilson possui uma escrita envolvente, fluida e a sua trama Ă© bem amarrada, com personagens construĂ­dos de forma cuidadosa, o que confere veracidade Ă  sua obra. Somos apresentados a uma dualidade do ser humano, com erros e acertos, defeitos e qualidades. NĂ£o hĂ¡ herĂ³is, nem heroĂ­nas.

O que tempera os personagens Ă© a sua capacidade de viver, de sobreviver, de aprender e se surpreender. O cotidiano Ă© o pano de fundo, com cenĂ¡rios do Rio de Janeiro e PetrĂ³polis que compõem o quadro desta narrativa.

O design do livro integra a obra com propriedade, com destaque para a capa que traz elementos importantes da narrativa.  As pĂ¡ginas amareladas, a diagramaĂ§Ă£o e os recursos grĂ¡ficos que aparecem nos tĂ­tulos de cada parte do livro completam-no de forma positiva e que agrada aos olhos. A revisĂ£o Ă© caprichada, com uma escrita elegante e ao mesmo tempo limpa, sem preciosismos que deixem a leitura chata.

A Ăºnica coisa que me incomodou mesmo foi o papel da mulher nesta trama, pois o protagonista machista e mulherengo ainda Ă© um estereĂ³tipo que incomoda. Esta dicotomia entre a mulher que Ă© a filial e certinha e a matriz mais ousada e caliente foi algo que poderia ser muito bem dispensado ao livro e sĂ³ traria mais qualidade e empatia ao personagem.  Ressalto, contudo, que esta Ă© uma opiniĂ£o bem pessoal e minha, o que nĂ£o altera a importĂ¢ncia e qualidade da obra em relaĂ§Ă£o ao que se propõe.

Para os amantes do romance policial e da literatura brasileira, 2990 graus Ă© uma narrativa fluida, envolvente e que te instiga, abordando temas atuais e que propõem uma reflexĂ£o soabre a realidade que nos cerca. Recomendo! 


30 comentĂ¡rios

  1. Penso que nossa literatura tem nos surpreendido a cada dia que passa e ainda tem gente que torce o nariz para a literatura nacional :/
    Eu amo estas surpresas e ainda mais quando trazem assuntos tĂ£o atuais e instigantes.
    Matar polĂ­ticos? Oh..isso dĂ¡ muita ideia..rsrs
    E se isso tudo de assassinatos ainda vier com histĂ³rias por trĂ¡s do detetive?
    Melhor ainda.
    Quero muito ter a oportunidade de ler a obra!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VocĂª vai amar essa trama, flor! E aproveita e participa da promoĂ§Ă£o! beijos!

      Excluir
  2. Ilmara!
    Gosto demais de romances policiais e fico feliz em ver que mais um autor nacional vem se destacando no estilo.
    Que triste ver que a mulher foi uma v ez mais subjugada no livro, trazendo um protagonista machista e mulherengo.
    Bom final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Que a paz, a saĂºde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. Feliz Ano Novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rudy! Essa foi a minha Ăºnica ressalva ao livro, pois acho que a Literatura tbm precisa ser possibilidade de transformaĂ§Ă£o, nĂ£o Ă©? Beijos!

      Excluir
  3. Gosto de livros do gĂªnero romance policial, eu nĂ£o conhecia este autor Adilson Xavier, gosto de conhecer novos autores e livros de autores nacionais, que bom que o autor tem uma escrita envolvente, fluida e que a sua trama Ă© bem amarrada, com personagens construĂ­dos de forma cuidadosa, mas sem dĂºvidas o papel da mulher nesta trama tambĂ©m me incomodaria, mas pela sua resenha este livro parece ser bom, entĂ£o pretendo ler 2.990 graus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Maria...esse Ă© um detalhe que nĂ£o compromete a obra de forma geral. Foi apenas uma coisa que me incomodou por mulher, feminista e uma leitora crĂ­tica. Mas o livro Ă© um romance muito bom e vale ressaltar que essa Ă© uma opiniĂ£o pessoal, entĂ£o outra pessoa pode ler e nĂ£o achar isso que achei.

      Excluir
  4. Me lembrou muito o antigo livro da sĂ©rie vaga-lume "O Escaravelho do Diabo". Quem nĂ£o adora um bom romance policial? Quanto mais estranho e hediondo o crime (na ficĂ§Ă£o!) melhor a histĂ³ria, este me parece dos bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cello, O escaravelho foi um dos meus primeiros romances policiais lidos! Esse tem algumas semelhanças, porĂ©m os crimes sĂ£o bem diferentes e estranhos tbm. VocĂª vai gostar. Um abraĂ§Ă£o! ;)

      Excluir
  5. Romances policiais Ă© um dos temas que mais gosto e quando ele Ă© bem escrito fica melhor ainda. NĂ£o conhecia esse livro mas adoraria te-lo para ler. Quanto a resenha, gostei, pois me deu uma breve noĂ§Ă£o do que esperar do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VocĂª vai amar, Maristela! É um livro muito bem escrito e com uma forte identidade com o cenĂ¡rio politico do Brasil. Vale a pena!

      Excluir
  6. OlĂ¡! A cada dia que passa fico mais feliz por vĂª tantos talentos brasileiros se destacando. Gosto de romances policias, de quebrar a cabeça tentando desvendar o mistĂ©rio. Uma pena o papel da mulher no enredo, essa situaĂ§Ă£o me fez pensar muito em dar ou nĂ£o uma chance a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizete, o personagem Ă© secundĂ¡rio mas, como feminista que sou, me incomodou a presença dele porque reforça estereĂ³tipos que hĂ¡ tempos tentamos nos desvencilhar. Isso nĂ£o tira a beleza nem a potencia do romance policial, mas me chamou atenĂ§Ă£o. Mas dĂª uma chance e tire vocĂª mesma as conclusões. Um beijo! ;)

      Excluir
  7. Sou apaixonada por romances policiais, principalmente quando sĂ£o bem descritos, desenvolvidos, e amarrados, como esta histĂ³ria, o que me deixou ainda mais entusiasmada. Uma pena mesmo foi o papel da mulher ter sido bastante dicotomizado, em relaĂ§Ă£o a relacionamentos abusivos. JĂ¡ que o personagem masculino, possuiu uma personalidade machista, fazendo com que nĂ£o sentimos tanta empatia pelos personagens. Entretanto ainda sim pretendo dar uma chance a esta leitura.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, vocĂª disse a palavra certa: empatia! Apesar de ser bem construĂ­do, o personagem nĂ£o teve a empatia necessĂ¡ria. Mas isso nĂ£o desconfigura a obra. Leia e depois trocamos figurinhas de novo! Um abraĂ§Ă£o! ;)

      Excluir
  8. TambĂ©m adoro romances policiais(ainda mais quando Ă© nacional), por isso a sinopse jĂ¡ me chamou a atenĂ§Ă£o logo de cara! O fato de ter polĂ­tica envolvida nessa histĂ³ria jĂ¡ me deixou contente, porĂ©m esperava mais do protagonista! Nossa, dĂ¡ um Ă³dio quando acontece isso em livros, esse machismo, estragando um personagem com um grande potencial! Mesmo assim, leria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Ă©, Mainara...Agora o autor retratou uma realidade, porque sabemos que o achismo sempre imperou, ne? E na polĂ­tica e na polĂ­cia mais ainda. Mas isso nĂ£o desconfigura a obra, Ă© apenas uma constataĂ§Ă£o pelo meu olhar de feminista, rs. Beijos! ;)

      Excluir
  9. Gosto muito de enredos policiais, de desvendar mistĂ©rios e montar teorias em cima do enredo. Esse parece ser bem caprichado e focando num tema pertinente, porque convenhamos a impunidade reina nesse paĂ­s e dĂ¡ muita vontade de fazer justiça com as prĂ³prias mĂ£os (quem nunca teve vontade de jugar uma bomba em Brasilia que atire a primeira pedra).
    Pelo que vc diz, tambĂ©m vou ficar incomodada com a questĂ£o da representaĂ§Ă£o feminina na histĂ³ria - aliĂ¡s, nunca entendi essa insistia em enfiar romances e casos em livros policiais.
    É um livro que me deixou curiosa jĂ¡ pela capa e tĂ­tulo, sem nem mesmo ter visto sobre a histĂ³ria antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tema e bastante pertinente e sendo uma realidade tĂ£o prĂ³xima realmente dĂ¡ vontade de ler. A capa tambĂ©m promete, nĂ©? Uma boa combinaĂ§Ă£o da Panda Books. Leia e venha me contar o que achou. Beijos! ;)

      Excluir
  10. Um livro muito atual né? Adoro romance policial, esse suspense, assassinatos, mistério! Leria esse livro em pouco tempo, sei que ficaria presa nele!Quero muito poder ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma narrativa realmente fluida, Adriana. Prende vocĂª, com certeza! Beijos! ;)

      Excluir
  11. Oi Ilmara!
    TambĂ©m gosto bastante de romances policiais, e com esse enredo Ă© impossĂ­vel nĂ£o desejar a leitura, se tratando de polĂ­tica entĂ£o, deve deixar o leitor muito envolvido. Mulheres sendo tratadas com machismo e um grande problema nesse gĂªnero, e claro que incomoda, espero que os autores vejam isso e comecem a mudar ...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente sempre espera mudanças, nĂ©? E a Literatura sempre pode ser um veiculo para elas, entĂ£o toda leitura precisa tbm ser critica. Que o seu desejo vire realidade, VitĂ³ria. AbraĂ§Ă£o! ;)

      Excluir
  12. O livro parece conter uma narrativa que nos instiga a ler com muito gosto e expectativa!! Gosto do gĂªnero romance policial! O personagem e delegado Hermano tem a oportunidade de fazer com que seu profissionalismo seja reconhecido, porĂ©m sĂ£o tantos acontecimentos, e o que parece Ă³bvio pode nĂ£o ser!! JĂ¡ quero ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviedade realmente nĂ£o Ă© uma coisa que vocĂª vai achar na escrita do Adilson, viu? É surpresa e muita intriga, rs. Leia e venha me contar o que achou! Beijos! ;)

      Excluir
  13. Parece um livro que mostra muito sobre o comportamento do ser humano, eu curto livros assim, que aos poucos vamos descobrindo quem a pessoa Ă© o que ela pode fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica, seu comentĂ¡rio foi bem pertinente. Os personagens de Adilson Xavier sĂ£o reais, humanos, e como tal, nem um pouco previsĂ­veis. E Ă© este mote que nos dĂ¡ uma histĂ³ria tĂ£o envolvente. VocĂª com certeza vai curtir! Beijos!

      Excluir
  14. Nunca li um livro desse gĂªnero de um autor brasileiro, fiquei bem curiosa, pela resenha nĂ£o dĂ¡ para ter uma opiniĂ£o tĂ£o formada. Uma coisa que tambĂ©m me incomodou foi saber que o protagonista Ă© mulherengo e a mulher e retratada quase como um objeto pelo jeito, mas nem por isso tirou minha curiosidade, espero ganhar no sorteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops. digitei meu insta errado no sorteio Ă© @samanthacds

      Excluir
  15. Que livro hein! Amo romances policiais, que tenha um pouco de suspense para nos surpreender. A histĂ³ria Ă© bem propicia para a situaĂ§Ă£o atual do Brasil. Infelizmente o machismo ainda existe para muitos, o que me incomoda. Mas quero ler esse livro e matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus do cĂ©u que livro louco eu adoro livros policiais e esse sinceramente teve uma sinopse que me fez tirar o fĂ´lego eu sĂ³ espero que a leitura nĂ£o desande no meio do caminho como acontece em vĂ¡rios outros livros do gĂªnero

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!