A Garota Perfeita, Mary Kubica

Mia, uma professora de arte de 25 anos, Ă© filha do proeminente juiz James Dennett de Chicago. Quando ela resolve passar a noite com o desconhecido Colin Thatcher, apĂ³s levar mais um bolo do seu namorado, uma sucessĂ£o de fatos transformam completamente sua vida.
Colin, o homem que conhece num bar, a sequestra e a confina numa isolada cabana, em meio a uma gelada fazenda em Minnesota. Mas, curiosamente, nĂ£o manda nenhum pedido de resgate Ă  familia da garota. O obstinado detetive Gabe Hoffman Ă© convocado para tocar as investigações sobre o paradeiro de Mia. EncontrĂ¡-la vira a sua obsessĂ£o e ele nĂ£o mede esforços para isso.
Quando a encontra, porĂ©m, a professora estĂ© em choque e nĂ£o consegue se lembrar de nada, nem como foi parar no seu gĂ©lido cativeiro, nem porque foi sequestrada ou mesmo quem foi o mandante. ConseguirĂ¡ ela recobrar a memĂ³ria e denunciar o verdadeiro vilĂ£o desta histĂ³ria?
A Garota Perfeita
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 336
Idioma: portuguĂªs 


“Ela Ă© minha filha, mas nĂ£o Ă©. Ela Ă© Mia, porĂ©m nĂ£o Ă©. Parece-se com ela, mas essa moça usa meias e bebe cafĂ©, e acorda chorando no meio da noite. Responde mais rĂ¡pido se a chamo de Chloe do que quando a chamo pelo seu nome. Ela parece vazia e letĂ¡rgica quando acordada, e permanece insone quando deveria dormir.  Deu um pulo de quase um metro de altura da cadeira quando liguei o triturador de lixo na noite anterior e, em seguida, retirou-se para seu quarto. NĂ£o a vimos por horas e, quando perguntei onde estivera todo aquele tempo, tudo o que conseguiu dizer foi nĂ£o sei. A Mia que conheço nĂ£o consegue ficar quieta durante todo esse tempo.”
A Garota Perfeita é um livro do tipo Que tiro foi esse?!?!?! Sabe aquele livro que puxa o seu tapete e coloca mil interrogações em sua mente? Pega que é esse aí.

A narrativa do livro Ă© em primeira pessoa, mas se alterna entre as vozes de Eve, mĂ£e de Mia, nossa personagem principal, do seu sequestrador e de Gabe, o investigador contratado para descobrir onde Mia esta/estava. TambĂ©m se alternam entre passado, quando Mia esteve sequestrada, e presente criando uma verdadeira colcha de retalhos para o leitor e somando informações e entendendo toda a histĂ³ria.

Vamos Ă  histĂ³ria: Dennett, filha do Juiz Dennett estĂ¡ desaparecida. O Detetive Gabe foi designado para desvendar o caso. O leitor tem a informaĂ§Ă£o privilegiada do nome do sequestrador: Colin Thatcher. Mas entĂ£o jĂ¡ sabemos tudo, vocĂª poderia dizer. NĂ£o se engane, querido leitor! VocĂª nĂ£o sabe nada, inocente!!!

Mas o grande foco do livro nĂ£o Ă© no sequestro e em solucionar seu enigma. A Garota Perfeita Ă© uma verdadeira anĂ¡lise psicolĂ³gica de seus personagens, e esse Ă© o grande barato da coisa.

“VocĂª me ouviu, Mia? – Pergunto em tom de voz suave e afetuoso. Ela balança a cabeça, e nĂ£o ouço nada alĂ©m de pensamentos incĂ´modos que rondam sua mente: Chloe. Meu nome Ă© Chloe.”

AtravĂ©s das narrativas alternadas, o leitor vai descobrindo a personalidade de cada um, os interesses de cada personagem no sequestro e quem Ă© quem verdadeiramente nessa histĂ³ria.

“NĂ£o sei por quanto tempo a observo pela janela. NĂ£o Ă© tanto por achar que ela vai fugir – ela estĂ¡ mais ponderada agora -, gosto de observĂ¡-la. Vejo o modo como sua pele fica vermelha de frio. O modo como a brisa sopra em seu cabelo. Ela o prende atrĂ¡s de uma orelha, esperando contĂª-lo, mas nĂ£o funciona. Nem todas as coisas podem ser contidas. Observo suas mĂ£os se moverem pelas pĂ¡ginas. Com rapidez e facilidade. Com um lĂ¡pis e o papel, ela se sente da mesma forma que eu com uma arma: no comando, no controle. É a Ăºnica hora em que ela tem certeza de algo sobre si mesma. É essa confiança que me mantĂ©m na janela, de guarda, mas tambĂ©m hipnotizado.”

Mia Ă© professora, cheia de ideais, quer sempre ajudar a quem precisa, cortou relações a muito tempo com a famĂ­lia rica por nĂ£o querer se submeter aos caprichos do pai, o Juiz Dennett. Homem influente na Costa Norte de Chicago, acredita que a filha Ă© apenas uma rebelde sem causa e Ă© apaixonado pela outra filha, que segue seu caminho na vida profissional. Eve, mĂ£e de Mia, Ă© a mais preocupada com a filha, quer, a todo custo, encontrĂ¡-la e luta pelo melhor pra ela, vive um casamento falido, atĂ© um dia! Gabe, o investigador, Ă© um homem correto, vai fazer do caso de Mia uma questĂ£o de honra, principalmente pelo seu interesse pessoal. Colin, o sequestrador, Ă©, na minha opiniĂ£o, a grande surpresa desse livro, a prova de que nem todo mundo Ă© completamente mal nem completamente bom.

Uma leitura inquietante por causa dos conflitos familiares e psicolĂ³gicos, que mistura suspense, uma boa dose de policial, uma pitadinha de romance e muita anĂ¡lise da alma humana.

E como acaba tudo isso??? Com uma verdadeira puxada de tapete para o leitor, um final surpreendente daqueles que vai te deixar com vĂ¡rias interrogações durante muitos dias apĂ³s terminar a leitura. 


14 comentĂ¡rios

  1. Drica!
    Pelo visto, Mia sofre de SĂ­ndrome de Estocolmo e acaba se apaixonando por seu algoz...
    Gosto de romances e aqui me parece termos um enredo diferenciado para que ele ocorra.
    Conflitos familiares e psicolĂ³gicos com muito suspense e grande mistĂ©rio policial, culminando com anĂ¡lise da alma humana, fantĂ¡stico!
    Gostaria de ler.
    Desejo um Ă³timo domingo!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q o mais legal do livro Ă© essa parte da anĂ¡lise da alma humana sim, alĂ©m de ser um suspense fascinante.

      Excluir
  2. NĂ£o vejo a hora de poder conferir este livro! Namoro ele desde que li a primeira resenha e esse lance de se aprofundar na vida da personagem, trazendo todos os fantasmas para diante do leitor, foi algo que me fascinou!
    Tudo que jĂ¡ li atĂ© agora, enfatizam o quanto a escrita da autora tece letra a letra um fio daqueles que a gente vai se enrolando, sem conseguir se soltar de jeito nenhum!
    Lerei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, Ă© isso mesmo! Essa coisa de ir lendo sem compromisso e quando vc vĂª, nĂ£o tem amsi como largar!

      Excluir
  3. OlĂ¡! Eita que eu fiquei empolgada para conferir de perto essa histĂ³ria. Que que Ă© isso Brasil, jĂ¡ criei milhares de teorias do que realmente aconteceu (tenho essa mania). Quais serĂ£o os mistĂ©rios que cercam Mia e esse sequestro? Sem dĂºvida esse livro vai para a minha lista.

    ResponderExcluir
  4. Imagino que este deve ser o tipo de leitura que prende o leitor do começo ao fim da obra, exatamente por envolver mistĂ©rio, problemas familiares, investigaĂ§Ă£o, e uma pitada de investigaĂ§Ă£o policial, tudo isto juntado por um desenvolvimento intercalando entre passado, e presente, dando a nos leitores vĂ¡rias perspectivas. Enfim, esta puxada de tapete, jĂ¡ me deixou curiosa e criando vĂ¡rias possibilidade e teorias para o desfecho desta histĂ³ria.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei intrigada com o Colin, qual o segredo dele? E a Mia morreu? Nossa quantas dĂºvidas acho que se for ler esse livro vou começar pelo final rsrs acho que vai ser mais fĂ¡cil de desvendar os mistĂ©rios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NĂ£o comece pelo final, nĂ£o! AĂ­ vc vai perder todo o desenrolar atĂ© o clĂ­max! E isso Ă© a melhor parte!

      Excluir
  6. Eu fiquei interessado em ler esse livro eu jĂ¡ tinha visto essa capa em vĂ¡rios blogs mas nunca parei para ler a resenha de fato e Fiquei impressionada com a histĂ³ria e realmente agora quero saber quem foi que sequestrou essa mulher e o motivo dele

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ler este livro, pois gosto de histĂ³rias com mistĂ©rio e suspense, fiquei ainda mais curiosa para ler este livro apĂ³s vocĂª dizer que o final Ă© surpreendente, pois gosto de livros com finais que surpreendem.
    Pretendo ler A Garota Perfeita em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi Drika ...
    SĂ³ o enredo jĂ¡ se classifica como "que tiro foi esse...", me conquistou sĂ³ pela sinopse. Adoro livros que fazem anĂ¡lises psicolĂ³gicas de seus personagens e nos mostram todos os lados deles, tanto os bons, como os ruins, melhor ainda quando a narraĂ§Ă£o Ă© intercalada. JĂ¡ tinha vontade de ler, depois da resenha minha curiosidade sĂ³ aumentou.
    Beijos

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!