Estante da Tata - Ecosia


A internet pode ser uma ferramenta impressionante às vezes.

Como muita gente, eu uso diariamente o Instagram (aproveitando, dá uma passada no insta do blog!) e, entres outras coisas, curto várias páginas com temáticas ambientais (o orfanato de elefantes e hipopótamos da África é um dos meus favoritos) que promovem causas muito importantes.

Em uma dessas páginas, acabei me batendo com um programa ambiental que achei bastante interessante.

O ECOSIA é um site/ferramenta de buscas, que nem o Google, mas com uma enorme diferença, ele usa quase todo o dinheiro arrecadado para plantar arvores no mundo inteiro.


O que acontece é o seguinte, cada busca que você faz (no Google, Yahoo e etc) rende a ferramenta de busca uma certa quantia em dinheiro por conta dos anúncios de propagandas das páginas. Enquanto que os outros navegadores são empresas que buscam o lucro (nada de errado com isso), o ECOSIA usa todo o lucro arrecadado para reflorestar o planeta.

Para vocês terem ideia, eles não apenas registram o número de arvores plantadas como liberam uma lista com o valor exato de todos os gastos (como você pode ver aqui), fotos das árvores plantadas (como você pode ver aqui) e etc, garantindo que a sua finalidade é realmente atendida.

Eu sei que isso parece uma propaganda, mas me escutem só.

Quantas vezes por dia usamos o Google? E se houvesse uma opção, tão eficiente quanto, na qual você pudesse fazer suas pesquisas e, ao mesmo tempo, ajudar a reflorestar áreas de risco? E se você pudesse fazer isso sem gastar um centavo e sem precisar sair do sofá?

Na minha opinião, vale muito a pena.


E quer ver outra coisa legal? Quando você coloca o ECOSIA como ferramenta de busca padrão (é bem simples fazer isso), no canto superior direito da tela começa uma contagem de quantas árvores você ajudou a plantar (eles informam que leva, em média, 45 buscas para plantar uma árvore. Eu já plantei quatro e estou chegando na quinta!)!

Se vocês quiserem conferir tudo o que eu disse, conhecer esse projeto e muito mais, só clicar no link abaixo:


Ahhhh, e só para vocês saberem:

a) esse post não é patrocinado (eu realmente gostei desse projeto).

b) eu pesquisei bastante sobre eles (e usei a a ferramenta de buscas) antes de recomendar para vocês.


14 comentários

  1. Nossa que legal, vou colocar esse site como página inicial afinal estou sempre pesquisando coisas em casa e no trabalho, e ainda ajudar o planeta é muito legal! Boa divulgação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? eu realmente adorei essa iniciativa!! que bom que vc gostou!! conta para os amigos tb!! haha

      Excluir
  2. Eu não conhecia este site ECOSIA, mas achei muito legal a iniciativa deste site em usar quase todo o dinheiro arrecadado para plantar arvores no mundo todo, achei interessante também a transparência do site em liberar uma lista com o valor exato de todos os gastos, e as fotos das árvores plantadas.
    Sem dúvidas vou colocar ECOSIA como ferramenta de busca padrão, adorei eles mostrarem quantas árvores a pessoa ajudou a plantar ao usar o site deles como busca padrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não! Quando fui fazer a pesquisa antes de indicar aqui no blog, vi que na verdade esse projeto já tem, mais ou menos, 5 anos!! Fiquei chocada!! Mas acho que é pq é um site europeu e eles não fizeram mta divulgação por aqui..

      Mas sim, achei super legal tb essa questão da divulgação de todos os gastos! E, se você for olhar, eles divulgam mensalmente, com gráficos e tabelas, achei super valido isso.

      Mas que bom que vc curtiu e tb está usando! xDD

      Excluir
  3. Puxa, que coisa bacana!!!Eu não conhecia este projeto mas já estou indo tirar mais informações!
    Acho que tudo que é feito para ajudar o meio ambiente ou outras coisas também, é válido demais!!!
    Em uma época onde destruir virou moda é bom demais saber que tem gente lutando contra a maré!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! Ainda mais qnd é uma coisa tão simples e que não exige muito coisa da gente!! Eu me sinto particularmente feliz toda vez que vejo o meu contador de arvores mostrar a quantidade de arvores que ajudei a plantar!

      Excluir
  4. Oi Tata!
    Nossa, que legal, eu nem imaginava que continha uma ferramenta assim, vou colocar como principal para pesquisas. E olha que uso o google o dia todo por conta da faculdade/trabalho.
    Bem legal mesmo eles colocarem a quantidade de árvores! Só uma dúvida, uso mto pelo celular, será que dá pra colocar nele também?
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!

      Que bom mesmo que vc curtiu esse projeto tb! xD

      Então, eu não sei o modelo do seu celular, mas no meu (Iphone), eu fui em configurações - Safari - Buscador. Nessa aba, tem as opções de navegador e vi que, infelizmente, para o meu celular, não dava para colocar como navegador automático. Mas eu escrevo www.ecosia.com e abo o navegador e vou fazendo assim pelo celular. As vezes, seu modelo de celular permite! Vale a pena tentar! Se conseguir me avisa!!

      Bjos

      Excluir
  5. Eu amoooo essa iniciativa. Conheci através de um vídeo de uma youtuber gringa e já tinha baixado no celular, acho que estou bem perto de plantar uma árvorezinha, deve faltar umas cinco pesquisas. Mas agora baixei no computador também. Adoro ações assim <3
    Acho que mais para frente pretendo fazer um post sobre eles também, afinal quanto mais gente conhecer melhor :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. E tão importante este tipo de iniciativa quanto falamos do tal custo e beneficio, pois estamos a todo momento, pelo menos eu, usando site de busca que não nos promove nada, e nos deparamos com este tipo de site, que além de ajudar o mundo, que eu nem tenho noção o tamanho disto, partindo de uma iniciativa tão pequeno. O mais legal e que podemos conferir a validade deste empreendimento acompanhando eles pelas rede sociais. Já vou correndo adquirir este site e começar a plantar árvores.

    ResponderExcluir
  7. Tata!
    Bem bacana mesmo a ideia e além de ajudarmos, temos o mesmo erviço do google, fantástico!
    Depois vou lá visitar com calma, porque também uso muito o google e quem sabe agora passarei a usar ele?
    Valeu a dica!
    Desejo Um ótimo final de semana e Novo Ano repleto de realizações!!
    “Chega de velhas desculpas e velhas atitudes! Que o ano novo traga vida nova, como o rio que sai lavando e levando tudo por onde passa.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Não conhecia a ferramenta, mas gostei bastante da iniciativa, afinal é maravilhoso saber que estamos usando um "produto" que vai ajudar o planeta. Espero que mais pessoas conheçam e usem.

    ResponderExcluir
  9. Coisas legais nunca são divulgados, ne? Eu gostei dessa idéia, são poucos que tem. E o mais importante, não estão pensando somente em dinheiro, mas sim na natureza. Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse projeto vou tentar aderir mais a essa nova ferramenta até porque ajudaria muito mas gostei da sua iniciativa viu moça

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!