Vango, Timothée de Fombelle

Salvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do escritor francês 'Timothée de Fombelle'. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis - como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim. O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a Senhora Poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.
Vango
Entre o Céu e a Terra
Vango # 1
Timothée de Fombelle
Ano: 2015 
Páginas: 360
Idioma: português 
Editora: Melhoramentos

Somos apresentados a Vango de uma forma nada convencional. Ele é um rapaz de 19 anos que está em sua cerimônia de ordenação para ser padre. Aí você pensa: Nada mais pacato do que isso...”. Mas recai sobre ele a suspeita de assassinato de um padre muito próximo, o que acaba por arruinar os seus planos. E assim começa mais uma fuga na vida de nosso personagem principal.

Com idas e voltas do passado, vamos conhecendo a história de Vango. Ele surge nas Ilhas Eólicas com sua babá, conhecida apenas como Mademoiselle, ainda uma criança e sem saber nada sobre o seu passado. Mademoiselle se sabe de alguma coisa, não conta nada. Abrigados na ilha, Vango cresce livre em meio a natureza, fazendo amigos e inimigos e tendo o mundo como o seu quintal. Personagem de um carisma incrível, não tem como não tomar partido por Vango, mas descobrir os seus segredos é, ao menos por hora, impossível.

Não apenas perseguido pela polícia, mas também por alguém que tenta matá-lo, Vango vai nos levar em uma viagem alucinante pelo mundo afora, inclusive pelo Brasil por onde passará com o Zeppelin. A história mistura personagens e fatos fictícios e reais, o que conta bastante para dar credibilidade a história de Vango.

Também querendo desvendar mistérios e saber sobre o seu passado, temos Ethel, aristocrata escocesa bem diferente dos padrões da época, perdeu os pais muito cedo, mora com o irmão, mas vive viajando pelo mundo afora estudando e pesquisando. Apaixonada por Vango, vai presenciar um franco atirador atentando contra a vida dele e fará de tudo para encontrar essa pessoa.

Diagramação impecável, páginas gostosas de tocar e lindas, com imagens fantásticas e revisão perfeita! A Melhoramentos fez um trabalho de primeira qualidade!!!!

Com uma escrita envolvente, cheia de surpresas e com um ritmo constante, Vango é um livro para os fãs de aventura. Com capítulos curtos onde à medida que um mistério é revelado outro vai surgindo, não tem como não ficar na expectativa do próximo livro.


12 comentários

  1. Acabei lendo este livro tem um bom tempo e o que mais me prendeu, foi a narrativa! Vango não é um personagem comum, traz muito mais que isso e pouco a pouco vai se mostrando aos leitores.
    As partes de ação são maravilhosas e a inserção de mais personagens na história, é fantástica!
    Super recomendado!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Drika!
    Para quem como eu gosta de uma boa aventura e de história, o livro é fabuloso!
    O autor soube criar uma estória ficcional em cima de fatos históricos ocorrido entre as duas grandes guerras e o nazifascismo, acrescentando o encantamento dos voos do Zeppelin.O que deixou a o enredo mais crível e faz com que o leitor se transporte para aventuras narradas de forma incontestável.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rudy, vc tem a sensação (salvo em poucas situações) de que essa história poderia mesmo ter acontecido. E Vango é um personagem apaixonante!!!

      Excluir
  3. Apesar de não ser muito fan de livros de aventura, o fato dessa histórias possuir vários mistérios, além de um ritmo de leitura constante, que envolve o leitor, com capítulos curtos, que deixa trama ainda mais bem desenvolvida. De modo geral me pareceu uma leitura bastante agradável, na qual pretendo futuramente dar uma chance ao livro.

    Venha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este livro parece ser muito bom, achei legal o personagem levar o leitor para uma viagem alucinante pelo mundo afora, inclusive para o Brasil, que bom que a história é cheia de surpresas, como gosto de histórias com aventuras sem dúvidas pretendo ler Vango.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ter o nosso país citado em um livro de literatura estrangeira, não é?

      Excluir
  5. Olá! Não conhecia o livro, mas fiquei encantada coma sinopse e resenha e quero conhecer melhor as aventuras que Vango e sua "trupe" enfrentaram. Melhor ainda saber que o livro fatos reais a história.

    ResponderExcluir
  6. Oi Drika!
    Bom saber que o livro te agradou tanto, e pelos comentários a narrativa prende o leitor, pena que não me chama atenção.. Não leio tanta aventura, e são difíceis as que me conquistam, se tiver os livros em mãos em algum momento tentarei a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente essa história, padre, época, Zeppelin bem diferente e parece cheia de aventura, tinha lido apenas a resenha do segundo livro e não entendi muita coisa, mas agora lendo a resenha do primeiro fez bastante sentido, tá nem tanto, mas entendi melhor. E o melhor o Brasil aparece, espero que não seja como periferia, pois as pessoas de fora sempre tem essa visão do nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Eu ouvi falar e muito desse livro na época de lançamento dele pelo que eu vi o Brasil ia entrar nessa história aí do livro não sei como mas acho que o livro para ser uma fantasia foi o que me chamou mais atenção eu estava justamente procurando mais livros desse gênero para ler

    ResponderExcluir
  9. Tem muito tempo que não leio algum livro de autoria francesa. Acho a forma de escrever totalmente diferente os nacionais e americanos, creio que seja mais é cultural mesmo. Mas eu curti a resenha desse livro, uma aventura legal e diferenciada.

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!