Jogo de Espelhos, Cara Delevingne

Naomi, Rose, Leo e Red sĂ£o adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colĂ©gio Ă© tĂ£o difĂ­cil quanto encarar os prĂ³prios problemas. Red tem uma mĂ£e alcoĂ³latra e um pai ausente; o irmĂ£o de Leo estĂ¡ na prisĂ£o; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrĂ¡s de peruca e maquiagem pesada.

Quatro adolescentes tĂ£o diferentes viram melhores amigos quando sĂ£o obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. AtravĂ©s da mĂºsica, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma.

Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e Ă© encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sĂ³lida relaĂ§Ă£o de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam sĂ£o dĂºvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trĂ¡s? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistĂ©rio por trĂ¡s dessa histĂ³ria, Red e os amigos entram em uma investigaĂ§Ă£o que vai desenterrar seus prĂ³prios segredos obscuros e fazĂª-los confrontar a diferença entre o que eles realmente sĂ£o de verdade e a imagem que passam para o mundo.

Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gĂªnero, transtornos emocionais, a influĂªncia perigosa das mĂ­dias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem.
Jogo de Espelhos
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 304
Idioma: portuguĂªs
Editora: IntrĂ­nseca

Amigos inseparĂ¡veis! Naomi, Rose, Leo e Red sĂ£o adolescentes, o que, por si sĂ³, jĂ¡ Ă© tenso. Mas cada um tem a sua cereja do bolo! Red tem uma mĂ£e alcoĂ³latra e um pai ausente; Leo vive assombrado pelo irmĂ£o que estĂ¡ na prisĂ£o; Rose Ă© a menina rica que usa sexo e drogas para mascarar os problemas, e Naomi estĂ¡ sempre escondida debaixo de um personagem criado com muita maquiagem e peruca.
“Se Leo e Rose sĂ£o tipo os reis do foda-se na escolam eu e Nai somos lĂ­deres da nerdice.”
De maneira inusitada, essas quatro criaturas peculiares vĂ£o se tornar melhores amigos apĂ³s um projeto escolar os unir em uma banda de rock que cai no gosto da galera. A Mirror, Mirror se torna uma famĂ­lia e a tĂ¡bua de salvaĂ§Ă£o de todos curando as dores de cada e os mantendo com a cabeça no lugar.
“... porque sĂ³ quando estou tocando bateria consigo demonstrar que gosto de uma garota sem ter vontade de me matar."
Até que Naomi desaparece... Dias depois, ela é encontrada inconsciente e fica no hospital entre a vida e a morte.

A vida de todos os integrantes da banda começa a desmoronar. O elo entre eles se quebrou, e por quĂª? O que aconteceu com Naomi? Afinal, ela parecia bem... Como ninguĂ©m percebeu que havia algo de errado com ela? Acidente? Ataque? SerĂ¡ que ela mantinha segredos que os amigos desconheciam?

O trio restante, junto com a irmĂ£ de Naomi, nĂ£o vai deixar barato e se une para tentar desvendar esse mistĂ©rio.
“Sou uma onda, pensei. Mesmo desmoronando, continuo forte.”
Escrito pela modelo e atriz Cara Delevigne, o livro trata, com muita propriedade, dos temas mais comuns da adolescĂªncia, de amizade a relacionamentos homossexuais, preconceito, bullying, a busca pela imagem perfeita, depressĂ£o, alcoolismo, problemas familiares, identidade de gĂªnero, assĂ©dio, o risco da pedofilia e o perigo do mal uso das mĂ­dias sociais tambĂ©m desfilam nessa histĂ³ria mostrando o quanto Ă© difĂ­cil ser adolescente...
“Ela pega minha mĂ£o e a leva ao rosto e, naquele momento, quero entrar em combustĂ£o, explodir e virar cinzas. Seria Ă³timo. Mas sĂ³ fico ali, um corpo com terminações nervosas.”
Apesar de ser um livro de estreia, a leitura Ă© fluida e consistente, daquele tipo que poderia estar acontecendo com os alunos da escola do seu bairro, com um suspense muito bem dosado e um desfecho surpreendente.

Acredito que por ser um livro voltado para o pĂºblico adolescente, muitos temas nĂ£o foram tĂ£o aprofundados como mereciam. O que, na minha opiniĂ£o, Ă© a deixa para novas histĂ³rias com esses personagens que se tornam logo queridos do leitor.  

A ediĂ§Ă£o do livro estĂ¡ perfeita! Ponto para as letras das mĂºsicas da Mirror, Mirror ao longo do livro, para os prints de conversas via aplicativo de celular e de fotos do Instagram, que dĂ£o todo o tom de realidade, trazem dinamismo Ă  leitura e identificaĂ§Ă£o para o pĂºblico adolescente. 

Um comentĂ¡rio

  1. Puxa, sĂ³ conheço o trabalho da moça como atriz.AliĂ¡s, fazia tempo que nĂ£o lia o nome dela pelo mundo cultural.
    Mas gosto quando um ator ou atriz mostra suas proezas e pelo que li acima, a moça mandou bem no enredo.
    Temas adolescentes sempre estĂ£o em alta e a gente que meio jĂ¡ passou da idade, sempre gosta de ler coisas assim para tentar entender ou atĂ© ajudar nossos adolescentes.
    Como nĂ£o conhecia o livro, vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!