Contra todas as probabilidades do amor

Sejam bem-vindos ao acampamento PĂ¡dua. Um retiro de verĂ£o para adolescentes problemĂ¡ticos. Mas nĂ£o se tratam de problemas comuns, como nĂ£o querer estudar, mentir ou colar na prova. NĂ£o! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tĂ£o grandes, tĂ£o sĂ©rios, que atĂ© um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma sĂ©rie de adolescentes na mesma situaĂ§Ă£o, e com trĂªs deles ela estabelece uma relaĂ§Ă£o de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro sĂ£o tĂ£o diferentes quanto as pessoas podem ser, mas tĂªm algo em comum — eles estĂ£o quebrados por dentro. Em meio Ă s sessões de grupo e, Ă  medida em que o verĂ£o dĂ¡ as caras, os quatro revelam seus trĂ¡gicos segredos. Zander encontra-se atraĂ­da pelos encantos de Grover, e entĂ£o começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente.
Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida
VocĂª pode pensar que se trata de uma histĂ³ria triste. E hĂ¡ partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saĂ­da. Isso Ă© uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em vocĂª um grande sorriso no rosto.
Contra Todas as Probabilidades do Amor
Quando vocĂª tem esperanças... Ainda pode mudar tudo.
Rebekah Crane
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 240
Idioma: portuguĂªs
Editora: Faro Editorial
     


“NĂ³s sĂ³ conseguiremos nos encontrar ...
...quando admitirmos que estamos perdidos.”

E para que melhor local para se encontrar do que no Acampamento PĂ¡dua? 

Se vocĂª estĂ¡ esperando mais um livro de adolescentes cheio de adrenalina, hormĂ´nios e muita alegria passando o verĂ£o de seus sonhos num acampamento... Bem, em parte, vocĂª estĂ¡ atĂ© certo...

Mas nĂ£o se engane com esta capa fofinha e esta sinopse que parece apresentar mais um clĂ¡ssico infanto juvenil daqueles com romance e dilemas. NĂ£o, amores!!! Preparem-se para sair da zona do conforto e encarar de frente os problemas, pois esta turma vai fazer vocĂª viver muitas emoções e questionar vĂ¡rias situações da vida. Afinal de contas... 

” O que hĂ¡ de errado em estar quebrado ? VocĂª Ă© perfeita por acaso?”
Zander Ă© uma garota que nĂ£o entende porque foi enviada para um acampamento para jovens problemĂ¡ticos. Sempre se considerando uma filha exemplar, ela jamais imaginou que os pais a inscreveriam, contra sua vontade, num local assim. Tentando aproveitar o verĂ£o da melhor forma possĂ­vel, ela começa a se abrir Ă s possibilidades que o acampamento PĂ¡dua oferece.

E Ă© nessa abertura ao novo que ela conhece personagens tĂ£o diferentes quanto iguais. Cada qual com seu problema e com sua rachadura no coraĂ§Ă£o e todos precisando da famĂ­lia, de um colo amigo, de amor, de que lutem por eles.

Zander percebe alguns campistas Ă  sua volta mas acaba se aproximando de 3 em especial:


- Grover, um jovem que se diz PL (prĂ©-louco), com um coraĂ§Ă£o enorme e cheio de filosofia.


“ Ele Ă© muito magro e comprido. Provavelmente vai estar mais encorpado quando for para a faculdade mas agora o metabolismo dele Ă© tĂ£o acelerado que seu corpo certamente exige mais energia do que ele Ă© capaz de comer. Seu cabelo castanho pende na frente dos olhos, que sĂ£o grandes demais para o rosto, fazendo com que ele pareça um personagem de desenho animado. Mas nĂ£o necessariamente com o herĂ³i; ele estĂ¡ mais para o amigo estranho do herĂ³i.”

- Cassie: a garota-problema que, com sua lĂ­ngua afiada e sem nenhum verniz social, ama chamar atenĂ§Ă£o para si negativamente.

- Alex: o garoto gorducho com compulsĂ£o por mentir.

Confesso que, de inĂ­cio, foi difĂ­cil acompanhar os diĂ¡logos acelerados e mordazes, cheios de filosofias e jogos de palavras deste quarteto mas quando entrei no ritmo e engatei a quinta simplesmente nĂ£o consegui largar o livro.

Com forte inspiraĂ§Ă£o no filme Clube dos Cinco, um Ă­cone da geraĂ§Ă£o anos 80 onde jovens bem diferentes uns dos outros cumprem detenĂ§Ă£o (o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde), a escritora apresenta personagens tĂ£o complexos como os do filme, que precisaram se virar sĂ³, gerando toda uma gama de distĂºrbios. 

Dividido em 6 partes: conhecer a si mesmo, trabalho em equipe, lealdade, coragem, perseverança e esperança. É narrado em primeira pessoa por Zander e tendo cada capĂ­tulo aberto por uma cartinha de cada um desses personagens, Ă© gostoso e sofrido acompanhar essa jornada de autoconhecimento e luta, alĂ©m de momentos fofuchos, fortes, dramĂ¡ticos e suspirantes.

O livro Ă© muito bom, sĂ©rio candidato a um dos melhores de 2018 mesmo que eu tenha encontrado uma falha bem grande numa dada situaĂ§Ă£o do acampamento que acaba levando a um ponto de conflito inesperado e a retirada pela minha pessoa de um ponto na classificaĂ§Ă£o... mas... peraĂª Ă”, Gata... calma ai... respira fundo que o livro merece todas as estrelas...
Meu queixo simplesmente caiu com o final pois nunca iria esperar a forma como tudo foi perfeitamente resolvido e acabei recolocando o ponto. 

Com a mensagem clara da escritora de que a famĂ­lia precisa SIM, alĂ©m de amor, dar limites aos filhos e que eles curtem isso, eu terminei de ler com um grande sorriso no rosto. 

“Regra nĂºmero um: vocĂª vai comer o que eu cozinhar. Regra nĂºmero dois: vocĂª vai vestir o que eu lhe disser para vestir. Regra nĂºmero trĂªs: .....” Desculpa essa nĂ£o posso escrever aqui porque Ă© meio que um spoiler hehehehe...

Vale super a pena a leitura, tanto para adolescentes como adultos, mesmo sendo bem forte e dramĂ¡tica em alguns momentos e irritante em outros, no final, tudo vale o sacrifĂ­cio.


A ediĂ§Ă£o da Faro, como sempre, estĂ¡ linda, recheada de detalhes que valorizam o livro e transmitem essa sensaĂ§Ă£o de livro adolescente.

O mais engraçado de tudo foi saber depois que vĂ¡rias meninas com que compartilhei minhas impressões durante a leitura compraram o livro na promoĂ§Ă£o de 8 de março. Eu devia cobrar minha comissĂ£o hehhehehe



                

2 comentĂ¡rios

  1. Tenho namorado este livro desde que a Faro anunciou o lançamento,mas ainda nĂ£o consegui colocar isso em prĂ¡tica.
    Falando nisso, adorei a foto dele acima, todo arrumadinho!rs
    Gosto de livros juvenis, nem sempre precisam ser com essa pegada de alegria, festas, pegaĂ§Ă£o.
    Mas sim, trazendo realidade. Afinal, todo jovem tem sua cota particular de problemas, medos e inseguranças.
    Como jĂ¡ estĂ¡ na lista de desejados, espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, flor...ele Ă© surpreendente e muito gostoso de ler....VocĂª vai gostar...beijos,Myl

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!