O Cara dos Meus Sonhos (ou Quase)

E se vocĂª tivesse que atravessar o paĂ­s para descobrir um grande amor?A cinĂ©fila Bailey “Zibelina” Rydell troca mensagens com um nerd carismĂ¡tico igualmente apaixonado por filmes – Alex, seu crush virtual. Eles viviam separados por mais de mil quilĂ´metros, atĂ© Bailey se mudar para a casa do pai na CalifĂ³rnia – mais precisamente, para a mesma cidade de Alex.
Insegura e temendo que o Alex da vida real seja muito diferente de suas idealizações, Bailey nĂ£o conta a ele que estĂ£o na mesma cidade. Ou que conseguiu um trabalho num museu “caça-turistas” local. Ou que ela estĂ¡, pouco a pouco, sendo fisgada por um rapaz irritantemente atraente que trabalha no lugar – Porter Roth, cujo berço Ă© uma lendĂ¡ria famĂ­lia de surfistas.
SĂ³ que a vida Ă© muito mais complicada que qualquer filme, principalmente quando Bailey percebe a estreita fronteira entre Ă³dio, amor ou seja lĂ¡ o que estiver sentindo por Porter. AlĂ©m disso, descobrir a verdadeira identidade de Alex mostra-se uma tarefa mais difĂ­cil do que ela imaginava.
Assim, conforme o verĂ£o passa, Bailey precisa decidir se permanece apegada a suas projeções de um Alex que ela nem sabe se existe ou se arrisca uma relaĂ§Ă£o com Porter. Afinal, o cara dos seus sonhos nĂ£o pode ficar sĂ³ no mundo virtual. Mas o que Bailey nĂ£o sabe Ă© que Porter tambĂ©m guarda um segredo…
O Cara dos Meus Sonhos (ou Quase)
Jenn Bennett
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 480
Idioma: portuguĂªs
Editora: Plataforma21
“ Para aqueles que fogem, evitam, desviam, dĂ£o um passo atrĂ¡s. Deve haver um bom motivo para vocĂªs se esconderem.Que sejam capazes de lidar com isso e descubram sua força interior.”
Com a frase de abertura da autora para o livro, abro minha resenha, pois acredito que este Ă© um resumo do que vamos encontrar pela frente.

Na era digital, sabemos que nada fica escondido, todos estamos sendo vigiados, ou vocĂª nĂ£o percebeu isso ainda? Hehehehe... Pois bem, as livrarias virtuais sabem exatamente o que queremos, qual nosso perfil e, para variar, elas adoram colocar tentações na nossa frente, e foi numa dessas tentações que a Amazon me sugeriu este livro. De cara amei a capa, corri para a sinopse. Gritei: "Meu Deus! Esse livro Ă© meu nĂºmero! Preciso, tipo para ontem!" Comprei numa das promoções da Saraiva de janeiro e sĂ³ recebi agora por causa de outro livro que era lançamento. Obviamente que assim que recebi, ele pulou todas as filas.

Meu deusinho do céu ! Preciso dizer que amei?

Bailey divide uma conexĂ£o forte com Alex, ambos amam clĂ¡ssicos do cinema e se comunicam a meses virtualmente. Juntos eles partilham momentos da vida e, de quebra, assistem filmes online para discutir depois. Tudo estĂ¡ perfeito para Bailey afinal, ela nĂ£o Ă© do tipo de aproximaĂ§Ă£o fĂ­sica e nĂ£o suporta a ideia de se decepcionar ao conhecer Alex.
PorĂ©m sua vida muda quando vai morar com o pai do outro lado do paĂ­s, exatamente na cidade de Alex. Ela nĂ£o informa isso a ele mas começa a investigar os sinais que o garoto deixou nas conversas para tentar descobrir quem ele Ă©.

Nesse meio tempo ela começa a trabalhar num museu meio caquĂ©tico e Ă© la que conhece a simpĂ¡tica Grace, uma garota espevitada e falante com um belo sotaque britĂ¢nico, e Porter Roth, um garoto provocador que consegue extrair o pior de Bailey.

De repente, ela começa a sentir emoções hĂ¡ muito tempo guardadas no caixa-forte que se tornou seu coraĂ§Ă£o e vai precisar de toda força que encontrar para enfrentar seus demĂ´nios e, nada melhor que o surfista provocador para extrair tudo de dentro dela. Claro que nĂ£o serĂ¡ rĂ¡pido e fĂ¡cil, afinal ela prefere o conforto da relaĂ§Ă£o com Alex.

Porter tambĂ©m tem seus demĂ´nios e amigos que podem transformar a vida de quem estĂ¡ a sua volta num verdadeiro inferno. SerĂ¡ que Bailey estĂ¡ disposta a fazer o que mais teme: enfrentar, confrontar e escolher?

É isso que vamos descobrir e acompanhar juntamente com a personagem.

“É difĂ­cil pensar na semana seguinte quando nĂ£o se tem certeza de que vai sobreviver ao dia de hoje.”

O livro une momentos hilĂ¡rios com momentos mais fortes, diĂ¡logos Ă¡cidos, mordazes e com duplo sentido, trazendo uma linguagem extremamente adolescente com temas como primeiro amor, amadurecimento, tomada de decisões, drogas, sexo e problemas familiares, tudo empacotado em um belo laço de fita romĂ¢ntico, recheado de muito drama e cinema clĂ¡ssico. 

Por falar em momento romantismo... O que foi isso, meu deus????? A escritora simplesmente sublimou nas cenas romĂ¢nticas e me fez sentir na pele o que os personagens sentiam.

“ Seus dedos dançam sobre minha mĂ£o, o toque de uma fina teia de aranha, e ele traça desenhos suaves na minha palma aberta, sinais de cĂ³digo Morse, insistindo gentilmente, enviando milhares de pulsos de correntes elĂ©tricas pelos meus nervos.”

Santa MĂ£e! Juro juradinho que senti o toque do cara... VocĂª nĂ£o tĂ¡ entendendo o poder desta criatura!

Narrado em primeira pessoa por Bailey e sentindo falta em alguns momentos do POV de Alex e Porter, achei interessante a forma como a escritora nos faz ter a visĂ£o REAL de uma pessoa nesta faixa de idade, com sua linguagem prĂ³pria e dilemas. A escritora nĂ£o sĂ³ se utiliza da sabedoria adquirida com a idade para dar toques aos jovens como tambĂ©m faz vocĂª se perguntar se nĂ£o Ă© um adolescente escrevendo, e isso me conquistou durante toda a leitura. 

Pena que me irritei com a fragilidade excessiva de Bailey em alguns momentos e com o comportamento de Alex e Porter em outros, sorte do livro que amei a construĂ§Ă£o da trama e amei mais ainda o final e o epĂ­logo. Isso mesmo que vocĂª leu, este Ă© um YA com epĂ­logo e mesmo que alguns pontos nĂ£o se fechem totalmente nos capĂ­tulos finais, a histĂ³ria termina do jeito que a gente quer, com muitos corações apaixonados e acontecimentos surpreendentes. Amei a participaĂ§Ă£o nerd do pai de Bailey e da mĂ£e manda-chuva de Porter.

Leitura rĂ¡pida, gostosa e mesmo com temas pesados, bem leve. 

Quanto Ă  ediĂ§Ă£o, gostei que tem folhas amareladas e fonte maiorzinha, mas achei a traduĂ§Ă£o um pouco falha com diversos erros de digitaĂ§Ă£o tambĂ©m, fora que como o livro tem um formato menor, o miolo acabou ficando duro de manusear e, em vĂ¡rios momentos, tive que forçar para abrir melhor para ler quando foi chegando nas pĂ¡ginas finais. Mas juro a vocĂª: nada disso tira o prazer da leitura e jĂ¡ estou de olho em outro desta autora que foi lançado pela mesma editora.

Beijos, Myl

                                                                          

2 comentĂ¡rios

  1. Como nĂ£o conhecia a obra e sou a romĂ¢ntica incurĂ¡vel que sou, jĂ¡ fiquei querendo e muito conhecer todos os personagens.
    Pois pelo que entendi, nĂ£o Ă© apenas uma histĂ³ria de amor, mas sim de vida, de famĂ­lia, amigos, perdas e sentimentos.
    E nessa era virtual, quem nunca se pegou imaginando alguĂ©m com nossas mesmas qualidades vivendo ali, sĂ³ do outro lado do mundo?
    Vai pra lista de desejados com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie, sim Ă© um livro sobre o amor ,familia e saber o que Ă© importante para vocĂª...beijos,myl

      Excluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!