O menino que desenhava monstros, Keith Donohue

Jack Peter Ă© um garoto de 10 anos com sĂ­ndrome de Asperger que quase se afogou no mar trĂªs anos antes. Desde entĂ£o, ele sĂ³ sai de casa para ir ao mĂ©dico. Jack estĂ¡ convencido de que hĂ¡ de monstros embaixo de sua cama e Ă  espreita em cada canto. Certo dia, acaba agredindo a mĂ£e sem querer, ao achar que ela era um dos monstros que habitavam seus sonhos. Ela, por sua vez, sente cada vez mais medo do filho e tenta buscar ajuda, mas o marido acha que Ă© sĂ³ uma fase e que isso tudo vai passar.
NĂ£o demora muito atĂ© que o pai de Jack tambĂ©m comece a ver coisas estranhas. Uma apariĂ§Ă£o que surge onde quer que ele olhe. Sua esposa passa a ouvir sons que vĂªm do oceano e parecem forçar a entrada de sua casa. Enquanto as pessoas ao redor de Jack sĂ£o assombradas pelo que acham que estĂ£o vendo, os monstros que Jack desenha em seu caderno começam a se tornar reais e podem estar relacionados a grandes tragĂ©dias que ocorreram na regiĂ£o. Padres sĂ£o chamados, histĂ³rias sĂ£o contadas, janelas batem. E os monstros parecem se aproximar cada vez mais.
Na superfĂ­cie, O Menino que Desenhava Monstros Ă© uma histĂ³ria sobre pais fazendo o melhor para criar um filho com certo grau de autismo, mas Ă© tambĂ©m uma histĂ³ria sobre fantasmas, monstros, mistĂ©rios e um passado ainda mais assustador. O romance de Keith Donohue Ă© um thriller psicolĂ³gico que mistura fantasia e realidade para surpreender o leitor do inĂ­cio ao fim ao evocar o clima das histĂ³rias de terror japonesas.
O Menino que Desenhava Monstros
Ano: 2016 
PĂ¡ginas: 256
Idioma: portuguĂªs 
Editora: DarkSide Books
"Nada pior do que tentar manter do lado de fora alguma coisa que quer entrar." 
Nosso protagonista Ă© Jack, 10 anos, ele Ă© uma criança portadora de Sindrome de Asperger, o que faz com que a sua visĂ£o da realidade nĂ£o seja tĂ£o real. Em decorrĂªncia disso, Jack tem medo de sair de casa, ele nem brinca no seu jardim ou vai atĂ© a praia que fica nos arredores. Por causa disso, Jack tem contato apenas com os seus pais, o seu terapeuta e seu Ăºnico amigo Nick (nem tanto por vontade do prĂ³prio Nick, mas porque os seus pais e os de Jack sĂ£o amigos e os dois nasceram quase na mesma Ă©poca). 

Mas nem sempre foi assim, tudo piorou quando, a trĂªs anos, enquanto nadava na praia com Nick, Jack quase se afogou. A partir daĂ­, Jack sĂ³ sai de casa arrastado pelos pais para ir ao seu terapeuta. O seu passatempo Ă© o desenho. Jack desenha monstros, mas eles parecem muito reais...
NĂ£o parece uma vida fĂ¡cil, nĂ£o Ă©? Claro que nĂ£o! Imagine vocĂª ter um filho que nĂ£o se socializa e, na verdade, tem pĂ¢nico do contato com outras pessoas. Como justificar? Como explicar? Como nĂ£o sofrer com os olhares estranhos dos outros? Como fazer de conta que vocĂª leva uma vida normal e estĂ¡ tudo bem? A autora consegue nos passar a medida certa dessas dores, de como cada personagem Ă© afetado pelo comportamento de Jack e suas realidade, paranoias, medos injustificĂ¡veis. 

NĂ£o se assuste se vocĂª se pegar variando entre a compaixĂ£o e a raiva na mesma situaĂ§Ă£o. A escrita da Keith desperta medo, surpresa, piedade e tambĂ©m sororidade por uma mĂ£e que sĂ³ queria ter um filho e cria-lo da melhor maneira possĂ­vel. 

Como nĂ£o falar da ediĂ§Ă£o fantĂ¡stica da Darkside??? O que jĂ¡ chega a ser redundante, nĂ©? DĂ¡ atĂ© para cunhar o slogan: “Se Ă© DarkSide, Ă© lindo!” O livro Ă© magnifico com todos os supostos rabiscos de Jack, que vĂ£o nos dando a medida exata do que estĂ¡ acontecendo em sua imaginaĂ§Ă£o, variando de acordo com a profundidade dos seus sentimentos em cada momento especifico. Capa dura, clara, e com a fitinha marcador que eu amooooo!

O Menino que Desenhava Monstros ganharĂ¡ uma adaptaĂ§Ă£o para os cinemas, dirigida por ninguĂ©m menos que James Wan, o diretor de Jogos Mortais e InvocaĂ§Ă£o do Mal.


4 comentĂ¡rios

  1. Se Ă© DarkSide Ă© bom!!! NĂ£o hĂ¡ como negar isso, Ă© a Editora que tem as capas mais lindas e a gente fica babando pra ver e ter os livros na estante!
    Namoro este livro desde que o vi pela primeira vez. TĂ¡, capa(novidade),mas tambĂ©m pelo enredo nada fĂ¡cil.
    Se colocar no lugar dos pais e do prĂ³prio Jack. A dor, o medo, as angĂºstias.
    Sei lĂ¡, parece um misto de sentimentos que se juntados Ă  piedade e compaixĂ£o, fazem uma salada meio indigesta!
    Sei que quero muito ter a oportunidade de conferir e também ter este livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ă© histĂ³ria bem tensa quando olhada pela visĂ£o de pais, afinal, ninguĂ©m estĂ¡ preparado para o diferente, nĂ£o Ă©?

      Excluir
  2. Oii!
    Darkside Ă© vida, darkside Ă© amor!
    Eu sou doida pra ler esse livro. Amei a resenha! :)
    Beijo

    Canastra LiterĂ¡ria

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!