O Livro das Sombras, Philip Pullman

Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiĂ´metros, o Magisterium e, claro, o PĂ³. La Belle Sauvage Ă© o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A BĂºssola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebĂªs. Apesar de ser uma histĂ³ria diferente, os fĂ£s de Fronteiras do Universo vĂ£o reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistĂ©rios e vilões surgem para complementar a trama que jĂ¡ conhecemos tĂ£o bem.
"Sempre quis contar a histĂ³ria de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o prĂ³ximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do inĂ­cio e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda Ă© segredo." - Phillip Pullman
La Belle Sauvage
O Livro das Sombras #1
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 434
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Suma

O gĂªnero fantasia sempre foi e sempre serĂ¡ meu grande amor literĂ¡rio.

Eu me lembro do dia que li Harry Potter pela primeira vez, lembro inclusive onde eu estava quando virei a primeira pĂ¡gina, como o livro chegou em minhas mĂ£os e como o meu mundo se expandiu de uma forma completamente nova com a certeza de que eu tinha em mĂ£os algo especial. Eu posso te dizer o mesmo de quando li As CrĂ´nicas de NĂ¡rnia, a trilogia A Viagem, O Nome do Vento, Os Garotos Covos, O Guia do Mochileiro das GalĂ¡xias e tantos outros.

E eu, definitivamente, posso te dizer o mesmo sobre A BĂºssola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Ă‚mbar.

VocĂª pode me perguntar o que eu almocei semana passada e eu, provavelmente, nĂ£o vou conseguir te responder corretamente mas, se vocĂª me perguntar a linha temporal, eventos importantes, nomes de personagens, teorias e/ou qualquer coisa relacionada Ă¡ esses livros, eu, provavelmente, terei a resposta na ponta da minha lĂ­ngua. Todos esses livros marcaram minha trajetĂ³ria como leitora e Philip Pullman corresponde a uma parte significante dela.

A primeira coisa que vocĂª precisa saber Ă© que os livros de Philip Pullman sĂ£o vendidos da forma errada, sempre foram.

A BĂºssola de Ouro nĂ£o Ă© um livro para crianças. Nunca foi e nunca serĂ¡. 

A BĂºssola de Ouro possui uma protagonista jovem? Sim! Mas a sua narrativa inteira converge em uma brilhante crĂ­tica Ă s instituições modernas (ou nĂ£o, se vocĂª me entende) da igreja (principalmente a igreja catĂ³lica), religiĂ£o, educaĂ§Ă£o, poder do estado, a sociedade em si, a ciĂªncia em equilĂ­brio com a religiĂ£o e muitos outros.

E se vocĂª reparar direitinho, Ă© tambĂ©m uma histĂ³ria cheia de elementos feministas e pensamentos progressistas sobre mediaĂ§Ă£o, igualdade, liberdade (de pensamento, sexual e etc) e preconceito.
“VocĂª nĂ£o pode mudar o que vocĂª Ă©, apenas o que pode fazer.”
Philip Pullman, A BĂºssola de Ouro
Para que vocĂªs entendam melhor isso, existe uma famosa lista de livros que devem ser banidos e nĂ£o lidos, uma lista feita por certos grupos da igreja catĂ³lica, e Philip Pulman e A BĂºssola de Ouro nĂ£o apenas estĂ£o lĂ¡, como sofreram, e ainda sofrem, um grande boicote por parte desses grupos.

Existe toda uma controvĂ©rsia sobre isso se vocĂªs quiserem ler a respeito.

Mas a questĂ£o Ă© que os livros dele nĂ£o sĂ£o apenas livros de fantasia (nĂ£o que exista algo de errado com isso) mas eles tambĂ©m sĂ£o livros para ler e refletir, livros que, se vocĂª estiver aberto a isso, vĂ£o te fazer ver o mundo de uma forma crĂ­tica.
“NĂ³s todos estamos sujeitos ao destino, mas devemos agir como se nĂ£o estivĂ©ssemos ou entĂ£o morrer de desespero.”
Se vocĂª estĂ¡ lendo isso, de coraĂ§Ă£o, eu sugiro que dĂª uma oportunidade a sĂ©rie, talvez ela possa mudar sua perspectiva como mudou a minha.
"Estes livros perturbaram e enfureceram teologistas cristĂ£os praticamente em todo lugar onde se destacaram. E deveriam mesmo: Pullman Ă© contra tudo isso. Mas quero que meus filhos o leiam por uma razĂ£o que C. S. Lewis (autor de As CrĂ´nicas de Narnia) teria entendido – porque eles seriam pessoas melhores depois disso."
Andrew Marr
Mas, voltando aqui, vou fazer um breve resumo do universo em que se passa O Livro das Sombras e, por consequĂªncia, A BĂºssola de Ouro.

Nesse mundo, todas as pessoas nascem com um Daemon, uma representaĂ§Ă£o de sĂ­ mesmos em forma de um animal. Esse Daemon, ainda que possua o seu prĂ³prio corpo fĂ­sico, personalidade, mente e afins, Ă© uma parte da pessoa, como a personificaĂ§Ă£o de suas almas (existe uma porĂ§Ă£o de teorias a respeito disso).

Quando uma pessoa estĂ¡ em sua fase infantil, o seu Daemon possui a habilidade de mudar de forma para todo e qualquer animal que queira, mas, ao chegar na fase adulta (a solidificaĂ§Ă£o da personalidade, da alma e etc), o mesmo Daemon acaba por perder a habilidade e ficar “preso” na forma do animal que mais representa o seu humano.

Durante a trilogia da BĂºssola de Ouro, acompanhamos uma menina especial chamada Lyra que, junto com o seu Daemon e um misterioso objeto com poderes mĂ¡gicos, começa a investigar o mistĂ©rio por trĂ¡s do sumiço de vĂ¡rias crianças e a relaĂ§Ă£o disso com o misterioso PĂ³ (partĂ­culas que interligam o universo, a magia, as pessoas, as almas..) e o Magisterium, uma instituiĂ§Ă£o religiosa/cientifica que busca o poder e a obediĂªncia absoluta.

Misture isso com criaturas fantĂ¡sticas como bruxas, ursos polares guerreiros, dimensões paralelas e muito mais.

NĂ£o precisamos de uma lista de certos ou errados, nĂ³s precisamos de livros, tempo e silencio. O ''NĂ£o se deve" Ă© facilmente esquecido mas o "Era uma vez" dura para sempre.

Nesse mesmo universo, muitos anos antes de Lyra invadir uma reuniĂ£o secreta da universidade onde foi criada, receber uma magnifica bĂºssola de ouro e começar a sua aventura, Ă© onde/quando O Livro das Sombras começa.

O que vocĂª precisa, inicialmente, saber Ă© que nĂ£o precisa ter lido nenhum dos outros livros do autor para entender a premissa deste, uma vez que o mesmo se consagra como uma, digamos, introduĂ§Ă£o para a trilogia original.

O Livro das Sombras vai contar a histĂ³ria de Malcom e seu Daemon Asta que, apesar do trabalho na estalagem dos pais, sempre acaba realizando algumas idas e vindas em convento onde gosta de passar o tempo e, onde acaba descobrindo a chegada de uma bebĂª especial chamada Lyra (sim, a Lyra de A BĂºssola de Ouro) que parece atrair a atenĂ§Ă£o de pessoas perigosas.

Em razĂ£o de uma enchente que assola a cidade e dos perigos que a pequena bebĂª parece estar enfrentando, Malcom, com a ajuda de Alice, uma garota que tambĂ©m trabalha na estalagem de seus pais, resolvem nĂ£o apenas salvar Lyra como a proteger daqueles que a procuram.

Assim como nos livros anteriores do autor, O Livro das Sombras Ă© muito mais do que essa sinopse infantil pode dizer. Independente da temĂ¡tica, como disse lĂ¡ em cima, Philip Pulman nĂ£o resiste em criar uma histĂ³ria profunda, rica, extremamente crĂ­tica e emblemĂ¡tica por trĂ¡s de uma trama aparentemente simples e infantil.

A trilogia original segue como minha sĂ©rie favorita do autor, mas como O Livro das sombras Ă© apenas o livro inicial de uma nova trilogia e a anterior consagra sua excelĂªncia em meados do segundo livro, sĂ³ me resta esperar com verdadeira antecipaĂ§Ă£o para ver onde o autor irĂ¡ nos levar dessa vez.

Uma coisa Ă© certa: Philip Pulman irĂ¡ nos surpreender.

Dizendo isso, O Livro das Sombras Ă© um livro que nĂ£o decepcionarĂ¡ os antigos fĂ£s e que encantarĂ¡ aqueles que ainda nĂ£o se aventuraram no buraco de coelho branco que Ă© o universo criado por Philip Pullman.

                                        

SĂ³ espero nĂ£o precisar de uma caixa extra grande de lenços como precisei enquanto lia o final de A Luneta Ă‚mbar.

Ps: Esqueçam completamente aquela porcaria que eles chamam de filme, vulgo, suposta adaptaĂ§Ă£o de A BĂºssola de Ouro, aquilo ali Ă© uma vergonha sem tamanho.

Ps: A ediĂ§Ă£o desse livro estĂ¡ bem bonita e a capa estĂ¡ bastante condizente com o tom da histĂ³ria (diferente das capas antigas dos outros livros do autor). Meu Ăºnico problema Ă© a falta de compatibilidade estĂ©tica das novas capas e a capa desse livro (nĂ£o sei vocĂªs, mas eu organizo minha estante por autor e temĂ¡tica, mas eu tambĂ©m aprecio uma boa mistura de cores entres as capas.). 



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!