Enraizados, Naomi Novik

Autora da aclamada sĂ©rie Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raĂ­zes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prĂªmios literĂ¡rios. Na trama, Agnieszka e Kasia sĂ£o melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, Ă s margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para alĂ©m das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteĂ§Ă£o de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a prĂ³xima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o DragĂ£o chegar, nĂ£o Ă© Kasia que ele vai escolher.
Enraizados
Ano: 2017 
PĂ¡ginas: 384
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Rocco

Enraizados conta a histĂ³ria de Agnieszka, garota simples que mora em uma vila cujo vale Ă© ameaçado por uma floresta maligna que quer consumir tudo o que encontra pela frente. Protegida pelo um mago, o DragĂ£o. Mas essa proteĂ§Ă£o custa um preço: a cada dez anos, uma menina de uma das vilas do vale Ă© escolhida por ele para passar os dez anos seguintes presa em sua torre.

“Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos nĂ£o conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim nĂ£o era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradĂ¡vel: tudo nele dizia ‘NĂ£o sou um de vocĂªs e tambĂ©m nĂ£o quero ser.”

Pelas caracterĂ­sticas das garotas escolhidas anteriormente, a certeza Ă© de que Kasia, melhor amiga de Agnieszka, serĂ¡ a escolhida. Mas, para surpresa de todos, Ă© a prĂ³pria Nieszka que Ă© escolhida. O que serĂ¡ que o mago, considerado por todos como uma pessoa fria e cruel, exigirĂ¡ da sua nova prisioneira? Afinal, nenhuma das garotas voltou para as suas famĂ­lias, preferindo viver uma vida solitĂ¡ria na floresta.

“Os Reis magos trouxeram o idioma do oeste mĂ¡gico com eles, das terras estĂ©reis da parte mais distante de Rosya, quando povoaram este vale. E aĂ­ a Floresta se derramou sobre eles, destruiu suas fortalezas e deixou seus campos desertos.”

Movida pela curiosidade de saber o que aconteceria com a nossa pobre donzela, insisti na leitura que, por muitas vezes, se torna morosa pela quantidade excessiva de detalhes e o ritmo arrastado dos acontecimentos. Demora um pouco para o ritmo engrenar, mas vai! E quando vocĂª chega por volta da segunda metade do livro, jĂ¡ conhecendo as verdadeiras intenções e motivações do DragĂ£o e a personalidade de Agnieszka, vocĂª jĂ¡ estĂ¡ totalmente encantado com a histĂ³ria, ansiando por um desfecho feliz para os dois. Preferencialmente, juntos. Se Ă© que vocĂª me entende...

Me encantei pelos personagens, e acredito que eles Ă© que salvam o enredo. Agnieskza Ă© a menina camponesa que nĂ£o se envergonha de sua origem e acredita que pode se tornar o que ela quiser, sensĂ­vel sem demonstrar fraqueza, que teve a vida bagunçada para cumprir um destino que nĂ£o escolheu mas que, ao invĂ©s de sentar e chorar, moldou ao seu jeito, enfim, uma verdadeira feminista em um perĂ­odo onde as mulheres nĂ£o eram vistas com bons olhos.

O DragĂ£o Ă© uma incĂ³gnita, um homem recluso por opĂ§Ă£o, com um passado desconhecido, considerado frio e insensĂ­vel por cobrar a vida de uma jovem como imposto pela proteĂ§Ă£o do vale. Mas tudo isso desfaz quando vocĂª conhece o homem por trĂ¡s do mago e suas reais motivações.

Se vocĂª gosta de histĂ³rias fantĂ¡sticas, cheias de magia, feitiços e encantamentos, essa histĂ³ria Ă© pra vocĂª. Se gosta de novos mundos, com caracterĂ­sticas inusitadas, precisa ler. Se vocĂª, nĂ£o Ă© atraĂ­do por nada disso, mas gosta de romances inesperados e atos de coragem em nome do amor, pode ler e se esbaldar. Enfim, vocĂª precisa ler Enraizados.



Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!