• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Enraizados, Naomi Novik

    Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.
    Enraizados
    Ano: 2017 
    Páginas: 384
    Idioma: português 
    Editora: Rocco

    Enraizados conta a história de Agnieszka, garota simples que mora em uma vila cujo vale é ameaçado por uma floresta maligna que quer consumir tudo o que encontra pela frente. Protegida pelo um mago, o Dragão. Mas essa proteção custa um preço: a cada dez anos, uma menina de uma das vilas do vale é escolhida por ele para passar os dez anos seguintes presa em sua torre.

    “Mas havia algo anormal no seu rosto: um ninho de corvo formado por rugas perto dos olhos, como se os anos não conseguissem alcança-lo, mas o uso, sim. Mesmo assim não era um rosto feio, mas a frieza o tornava desagradável: tudo nele dizia ‘Não sou um de vocês e também não quero ser.”

    Pelas características das garotas escolhidas anteriormente, a certeza é de que Kasia, melhor amiga de Agnieszka, será a escolhida. Mas, para surpresa de todos, é a própria Nieszka que é escolhida. O que será que o mago, considerado por todos como uma pessoa fria e cruel, exigirá da sua nova prisioneira? Afinal, nenhuma das garotas voltou para as suas famílias, preferindo viver uma vida solitária na floresta.

    “Os Reis magos trouxeram o idioma do oeste mágico com eles, das terras estéreis da parte mais distante de Rosya, quando povoaram este vale. E aí a Floresta se derramou sobre eles, destruiu suas fortalezas e deixou seus campos desertos.”

    Movida pela curiosidade de saber o que aconteceria com a nossa pobre donzela, insisti na leitura que, por muitas vezes, se torna morosa pela quantidade excessiva de detalhes e o ritmo arrastado dos acontecimentos. Demora um pouco para o ritmo engrenar, mas vai! E quando você chega por volta da segunda metade do livro, já conhecendo as verdadeiras intenções e motivações do Dragão e a personalidade de Agnieszka, você já está totalmente encantado com a história, ansiando por um desfecho feliz para os dois. Preferencialmente, juntos. Se é que você me entende...

    Me encantei pelos personagens, e acredito que eles é que salvam o enredo. Agnieskza é a menina camponesa que não se envergonha de sua origem e acredita que pode se tornar o que ela quiser, sensível sem demonstrar fraqueza, que teve a vida bagunçada para cumprir um destino que não escolheu mas que, ao invés de sentar e chorar, moldou ao seu jeito, enfim, uma verdadeira feminista em um período onde as mulheres não eram vistas com bons olhos.

    O Dragão é uma incógnita, um homem recluso por opção, com um passado desconhecido, considerado frio e insensível por cobrar a vida de uma jovem como imposto pela proteção do vale. Mas tudo isso desfaz quando você conhece o homem por trás do mago e suas reais motivações.

    Se você gosta de histórias fantásticas, cheias de magia, feitiços e encantamentos, essa história é pra você. Se gosta de novos mundos, com características inusitadas, precisa ler. Se você, não é atraído por nada disso, mas gosta de romances inesperados e atos de coragem em nome do amor, pode ler e se esbaldar. Enfim, você precisa ler Enraizados.



    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!