O Pior dos Crimes, Rogério Pagnan

A história completa do assassinato que chocou o Brasil Construído em ritmo de thriller, O pior dos crimes esmiúça o trágico caso que conseguiu estarrecer a opinião pública de um país rotineiramente violento. Em 29 de março de 2008, Isabella, de 5 anos, foi atirada ainda com vida pela janela do sexto andar do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta, Anna Carolina Jatobá, na zona norte da capital paulista, e morreu pouco depois de chegar ao hospital. O que se seguiu foi uma investigação e um processo repletos de pistas mal perseguidas, depoimentos de suspeitos com “pegadinhas”, uso de informações falsas, pressões indevidas para a obtenção de confissões, perícias criminais deficientes e um Ministério Público empolgado com os holofotes. Se o caso Nardoni representou ou não um erro judicial, se houve elementos suficientes para uma condenação “acima de qualquer dúvida razoável”, o leitor será capaz de dizer a partir da leitura deste instigante livro-reportagem.
O Pior dos Crimes
A história do assassinato de Isabella Nardoni
Ano: 2018 
Páginas: 336
Idioma: português 
Editora: Record


Em 29 de Março de 2008, o país começaria a ter conhecimento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, os possíveis envolvidos na morte da pequena Isabella Nardoni, de apenas cinco anos de idade, que foi morta após ter sido arremessada do sexto andar do Edifício London. O que parecia ter sido um crime fácil de analisar foi ficando cada vez mais questionador com o avançar da investigação.

Rogério Pagnan nos dá um prato cheio de revelações sobre a vida do casal desde o nascimento de ambos, e como foi andou a trajetória da vida deles até o desastre possivelmente cometido por eles. Escrito em modelo de thriller policial, O pior dos crimes dá todos os pontos necessários para criarmos nossas próprias conclusões sobre a inocência ou a culpa do casal.

O livro é dividido em seis partes (London, Origem, Investigação, Perícia, Julgamento e Condenados). Cada uma dessas partes nos dá conhecimento de como o caso Nardoni passou por equívocos que dividem as opiniões de muitas pessoas. Uma das características que me deixaram mais intrigado foi como a perita responsável pelo caso, Rosangela Montenegro expunha fatos que a própria se contradizia, como a sua formação acadêmica de grande destaque, porém inexistente nos documentos de universidades como a PUC (literalmente pega no pulo).

O que eu mais gostei da história foi a forma que a mesma foi produzida. Com a divisão dos capítulos, nós temos toda a noção do caso, criamos nossas próprias suspeitas e questionamos como a polícia falhou em situações de extrema importância. O que percebemos no caso Nardoni é a falta de comunicação entre os responsáveis pelo caso. Eu fiquei indignado diversas vezes com o trabalho da polícia, parecia que era mais importante prender o casal do que ter o total conhecimento do crime.

Os Nardoni se consideram inocentes até hoje, mesmo dez anos após o crime e eu não consigo ter certeza de quem e por qual motivo matou Isabella. As provas que a polícia demonstrou não me convenceram da culpa do casal, e o depoimento do casal me pareceu fictício demais para serem inocentes. Então fica a dúvida, quem realmente matou Isabella?

Para quem gosta de histórias policiais, esse é uma ótima recomendação. O pior dos crimes é capaz de dividir as opiniões das pessoas que acompanharam o caso pelas mídias, nos dando uma base para acreditarmos em quem está mais correto nessa história.


Um comentário

  1. Quem de nós ainda não mantém vivo na lembrança cada detalhe deste crime horrendo né? Até hoje isso martela nossa cabeça e com isso, a quantidade de dúvidas ainda estão tão presentes.
    Seriam inocentes? Foram condenados injustamente?
    Num processo com tantos erros e falhas, acredito que nunca saberemos de fato o que houve naquela noite. Eu particularmente acredito que eles assassinaram a menina, mas...
    Espero ler o livro em breve, amo o gênero e o livro já está na lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!