Um Amor Perdido, Alyson Richman

Separados pela guerra, ligados pela memĂ³ria: uma histĂ³ria envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial.
Na Praga do prĂ©-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um mĂ©dico recĂ©m-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas tambĂ©m sĂ£o judeus e muito ligados Ă  famĂ­lia. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famĂ­lias, sĂ£o separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morre.
Na AmĂ©rica, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrĂ³i uma famĂ­lia, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de TerezĂ­n, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artĂ­sticos e Ă  memĂ³ria de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortĂºnios, mantĂ©m a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coraĂ§Ă£o.
Da glamorosa vida em Praga antes da ocupaĂ§Ă£o aos horrores da Europa nazista, Um Amor Perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliĂªncia do espĂ­rito humano e a eterna capacidade de recordar.
Um Amor Perdido
Separados pela guerra. Unidos pelas lembranças.
TĂ­tulo original: Lost Wife
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 336
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Bertrand Brasil


Antes de começar essa resenha, preciso contar como fui tocada por esse livro. Quem acompanha o blog, sabe que quase nunca leio romances. Ai, a Cia. Das Letras mandou a caixa V.I.B pra gente... quando abri, me apaixonei pelo kit de pintura, mas percebi que o livro era um romance... Eu nĂ£o leria esse livro. Mas ele merecia ser lido, afinal, era a primeira vez que Ă©ramos escolhidos para receber um livro que era prova exclusiva, como recusar essa honra??? E sabe quando vocĂª sente que esse era O livro que vocĂª TINHA QUE LER? Vou explicando ao longo da resenha.

Um Amor Perdido nos traz a histĂ³ria de amor de Lenka e Josef, moradores da cidade de Praga, capital da antiga TchecoslovĂ¡quia, atual RepĂºblica Tcheca. Lenka Ă© de famĂ­lia judia, seu pai Ă© dono do prĂ³prio negĂ³cio e, junto com sua mĂ£e e sua irmĂ£, tem uma vida confortĂ¡vel. Contam com a amizade e fidelidade de Luci, que foi empregada da famĂ­lia e hoje Ă© uma grande amiga. Ao entrar na faculdade de artes, Lenka se aproxima de Veruska que se tornam melhores amigas, e Ă© irmĂ£ daquele que serĂ¡ o grande amor da sua vida, Josef.

Enquanto o amor de Lenka e Josef Ă© alimentado Ă s escondidas, cresce tambĂ©m os clamores da Segunda Guerra Mundial. Os horrores dessa guerra levam a famĂ­lia de Josef a querer fugir para a AmĂ©rica, o que faz com que ele peça Lenka em casamento para que ela possa fugir com ele. Mas as coisas nĂ£o saem como o esperado, e o pai de Josef nĂ£o consegue o passaporte para toda a famĂ­lia de Lenka, que escolhe ficar em Praga com a sua famĂ­lia e se encontrar depois com Josef quando ela puder levar todos com ela.

A partir daĂ­ temos uma narrativa histĂ³rica de altĂ­ssima qualidade e verdade. Alyson Richaman transporta o leitor para a realidade de um povo que pagou um alto preço por uma guerra irracional. Lenka viverĂ¡ todos os horrores que a guerra pode proporcionar, mas sem esquecer do grande amor da sua vida, apesar de acreditar que ele morreu no naufrĂ¡gio do navio que o levava para a AmĂ©rica. Enquanto Josef viverĂ¡ uma eterna busca por notĂ­cias da Ăºnica mulher que amou na vida.

Se vocĂª procura uma leitura impactante, daquelas que vĂ£o mexer com todos os seus sentimentos, esse Ă© o livro certo. A autora conseguiu, de forma maestra, falar de algo tĂ£o frio e cruel como a guerra, dar detalhes de todos os horrores vividos naquela Ă©poca, e ainda mostrar que o amor tem seu espaço em qualquer situaĂ§Ă£o.

Quero ver vocĂª nĂ£o se apaixonar pela doçura de Lenka e pela coragem que ela descobre que tem, pelo seu senso de justiça e pela sua vontade de viver e manter toda a sua famĂ­lia unida acima de qualquer circunstĂ¢ncia. Te desafio a nĂ£o querer um Josef na sua vida, um homem que, apesar de seguir em frente, guarda um lugar especial em sua mente e coraĂ§Ă£o para o amor mais lindo que viveu.

Josef mostra que a guerra nĂ£o foi cruel apenas para os que sofreram diretamente os seus efeitos, mas foi talvez tĂ£o cruel quanto para os sobreviventes separados dos seus entes queridos que nunca obtiveram respostas sobre o que aconteceu com eles.

A histĂ³ria nĂ£o Ă© apenas sobre o amor perdido de Lenka e Josef, mas fala de amizade verdadeira, lealdade, coragem, esperança, fĂ©, amor de famĂ­lia, e de como nĂ£o perder tudo isso, mesmo quando vocĂª nĂ£o vĂª motivos para seguir em frente.

Tenho certeza que nunca falei dessa maneira sobre um livro, especialmente sobre um romance, muito menos sobre um livro que retrata uma guerra, mas todo o mĂ©rito para Alyson Richman, que criou um dos livros mais lindos e emocionante que jĂ¡ li na minha vida. 

AliĂ¡s, acabei comprando o livro final. E estou relendo a histĂ³ria...

VocĂª precisa ler esse livro.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!