12 lições de História


 Breves lições da história para entender o mundo hoje. Trata-se de uma jornada pela história, explorando as possibilidades e limitações da humanidade ao longo do tempo. Escrito para leitores curiosos por história os autores apresentam, numa versão concisa, uma gama de conhecimentos relacionados a 12 temas: geografia, biologia, raça, caráter, moral, religião, economia, socialismo, governo, guerra, crescimento & decadência e progresso. O resultado é um levantamento da História, cheio de percepções incríveis sobre a natureza da experiência humana, a evolução da civilização e a cultura do homem. Uma obra-prima para todos que querem entender a essência do comportamento humano, de onde viemos e para onde vamos.
12 Lições da História
Para Entender o Mundo
Will e Ariel Durant
Ano: 2018 
Páginas: 128
Idioma: português 
Editora: Faro Editorial
"Trata-se de uma empreitada precária, e só um tolo tentaria incluir cem séculos em cem páginas de conclusões apressadas".

Impressionante! O casal consegue conquistar esta ousada empreitada! Com leveza, sem afetação e com muita sabedoria. Peguei este livro porque, apesar de sempre ter sido bem fraca em História na escola (eu tinha uma leve queda apenas pela Idade Antiga e Medieval), eu adorava conhecer as nuances que moldaram meu presente.

O livro contém uma riqueza bem grande de  pensamentos compilados pelo casal em cem páginas. Muito pouco mas, mesmo assim, bem completo, claro e conciso. Confesso que queria mais umas pagininhas de leve hehehehe. Que passaria mais tempo numa boa me deliciando com tantos questionamentos interessantes e pertinentes.

Os autores levantam questões sobre as forças que moldaram a história: forças naturais, comportamentos e questões humanas e me levaram a ponderar vários pontos da vida. Englobando as conquistas da terra, o poderio econômico, a força da Biologia e do que faz uns conquistarem mais poder que outros, os dilemas eternos das raças. Pontos tão contundentes e polêmicos e me vi presa à leitura, devorando cada detalhe. Quando me toquei,  as cem páginas tinham terminado.


Destaque para mim foi o ensaio sobre socialismo e como povos antigos já tentavam experimentar este sistema político-econômico que tenta fortemente neutralizar as forças que geram a desigualdade de riqueza. Achei fascinante saber que, aqui no Brasil, os jesuítas conseguiram implementar um sistema socialista com cerca de 200 mil índios na época do Brasil Colônia e que só foi desfeito graças a ganância de Portugal e Espanha.

Apesar de ser capitalista, eu sei (não sou cega) que este sistema é injusto e cruel com muitos de nós e ano passado quando estudei com minha filha sobre o Socialismo Utópico e tive a chance de conhecer sua forma de agir mais igualitária, sem utilização de força e sem autoritarismo, confesso que me vi fã. Pena que, diante da ganância humana, realmente o sistema não vingou se tornando como o próprio nome diz,  utópico. Enfim...

Recomendo demais a leitura para estudantes e para as pessoas que se interessam em conquistar um novo olhar para a História da humanidade.

Como sempre, a Faro Editorial arrasa na edição com uma capa extremamente representativa para a obra. Adorei!

Nenhum comentário

O seu comentário alegra o nosso dia!!!