A Garota dos Pesadelos, Kendara Blake

Kendare Blake nos encanta e surpreende com a sequĂªncia de Anna Vestida de Sangue.
Passaram-se meses desde que o fantasma de Anna Korlov abriu uma porta para o Inferno em seu porĂ£o e desapareceu, mas o caçador de fantasmas Cas Lowood nĂ£o consegue seguir em frente.
Seus amigos lhe lembram que Anna se sacrificou para que Cas pudesse viver - nĂ£o caminhar em meio aos mortos. Ele sabe que eles estĂ£o certos, mas aos olhos de Cas nenhuma garota viva que ele conhece pode se comparar a garota morta por quem ele se apaixonou.
Agora ele estĂ¡ vendo Anna em todos os lugares: Ă s vezes quando estĂ¡ dormindo e Ă s vezes em pesadelos reais. Mas algo estĂ¡ muito errado... estes nĂ£o sĂ£o apenas devaneios. Anna parece torturada, despedaçada de novas maneiras cada vez mais horrĂ­veis sempre que ela aparece.
Cas nĂ£o sabe o que aconteceu com Anna quando ela desapareceu no inferno, mas ele sabe que ela nĂ£o merece o que estĂ¡ acontecendo agora. Anna salvou Cas mais de uma vez e Ă© hora de retribuir o favor.
A Garota dos Pesadelos
Anna #2
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 266
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Verus

Mais ou menos dois anos atrĂ¡s, eu fui surpreendida por Anna Vestida de Sangue (resenha aqui).

Para começo de conversa, foi um livro mais macabro do que eu esperava (principalmente por ser um livro YA) e possui uma mitologia esquisitamente interessante (apesar de nĂ£o muito bem explorada).

Com isso em mente, me lembro de ficar extremamente ansiosa para por as mĂ£os nessa continuaĂ§Ă£o/final da histĂ³ria, principalmente por conta do final brusco que fomos deixados no primeiro livro.

Como essa Ă© a resenha de um livro final de uma sĂ©rie, infelizmente, Ă© quase que impossĂ­vel nĂ£o conter pequenos spoilers do livro anterior, por isso, estejam avisados. Para aqueles que chegaram de paraquedas aqui, vamos fazer um resumo/sinopse bem rĂ¡pida do primeiro livro.

Anna Vestida de Sangue conta a histĂ³ria do Cas, um adolescente que possui um legado de famĂ­lia peculiar. Seu pai caçava espĂ­ritos vingativos, espĂ­ritos violentos que causam caos e destruiĂ§Ă£o. Em uma dessas caçadas, o pai do Cas Ă© morto e deixa para ele um artefato mĂ¡gico e um legado que Cas aceita sem pensar duas vezes.

Viajando ao redor do paĂ­s com sua mĂ£e meio bruxa e um gato estranho, Cas vai caçando espĂ­ritos e procurando pistas acerca da morte misteriosa de seu pai. Em uma dessas caçadas, Cas conhece a Anna, um espirito como nenhum outro. Anna Ă© feroz, mortal, poderosa de uma forma que Cas nunca viu e, estranhamente, ciente da sua morte e do que a rodeia. Mas Anna tambĂ©m jĂ¡ foi uma inocente adolescente que 60 anos atrĂ¡s foi tĂ£o brutalmente assassinada que seu vestido branco se tornou completamente vermelho.

Descobrindo, aos poucos, esses dois lados de Anna, Cas começa um relacionamento estranho e bizarro, que nem ele mesmo entende direito, com o espirito da menina que aterrorizou uma cidade inteira por décadas.

No final do primeiro livro, Cas acaba passando por uma chocante revelaĂ§Ă£o que coloca em risco sua famĂ­lia, amigos e sua prĂ³pria vida, levando Anna, para protegĂª-lo, a se sacrificar ao abrir uma porta (deus sabe para onde) e levar consigo a entidade que os ameaçava.


A Garota dos Pesadelos começa meses apĂ³s o sacrifĂ­cio de Anna, com um Cas obcecado em descobrir onde Anna foi parar e como salvĂ¡-la de um destino que parece ser pior do que a morte.

Vivendo como uma sombra do que antes foi, Cas começa a ter alucinações realistas que envolvem uma Anna atormentada e quebrada de uma forma que ele nunca viu antes e isso nĂ£o Ă© uma coisa que ele possa suportar. 

Cas amou a Anna, a menina que ela mostrou a ele, sua inocĂªncia e seu sofrimento, a menina que sacrificou a si mesma para que ele ficasse seguro. No final do dia, independente das ações que Anna tenha tomado quando era um espirito, para ele, aquela garota solitĂ¡ria e triste com quem conversava em uma casa em ruĂ­nas nĂ£o merece a condenaĂ§Ă£o que lhe foi dada.

Cas entĂ£o segue em uma jornada em busca de Anna, em busca da libertaĂ§Ă£o dela e da prĂ³pria culpa que ele sente desde aquela noite.

A Garota dos Pesadelos, assim como o seu antecessor, Ă© um livro rĂ¡pido e fĂ¡cil de ler.

Os personagens sĂ£o incrivelmente carismĂ¡ticos, principalmente os secundĂ¡rios (que tiveram um desenvolvimento bastante realista de suas personalidades apĂ³s os acontecimentos do primeiro livro), e a histĂ³ria foi criada ao redor de uma mitologia bastante interessante que, graças a deus, foi um pouco melhor desenvolvida nesse livro (coisa que eu tinha criticado no primeiro).

Os tons de cinza do primeiro livro também retornam ao misturar humor louco com cenas macabras e situações esquisitamente engraçadas.

Senti bastante falta da Anna no começo do livro, suas contradições (a garota doce e o espirito assassino) e seu relacionamento com o Cass, mas sua ausĂªncia era justificada para o desenvolvimento da histĂ³ria.

O Cas do começo do livro e o Cas do final do livro sĂ£o quase como pessoas diferentes e isso, foi um alivio incrĂ­vel.

Eu recomendo esse livro?

Definitivamente.

E eu digo isso sabendo que o final, ainda que, de certa forma, esperado, foi agridoce de vĂ¡rias formas diferentes.

VocĂªs entendam essa declaraĂ§Ă£o como quiserem, nĂ£o vou entregar spoilers aqui haha

Claro que o livro possui alguns problemas, como a falta de aprofundamento da mitologia (melhorou, mas queria saber mais sobre muita coisa) ou certas passagens que foram muito corridas e alguns personagens que nĂ£o apareceram com a frequĂªncia que eles mereciam.

Esse livro tem 261 pĂ¡ginas, umas 80 pĂ¡ginas a mais para explorar isso nĂ£o ia matar ninguĂ©m! Talvez alguns personagens secundĂ¡rios por conta da temĂ¡tica do livro mas... vocĂªs entenderam meu ponto aqui.

Ainda assim, independente disso, eu gostei da leitura, gostei de retornar a esse mundo e poder colocar um final em uma histĂ³ria que me prendeu desde o começo.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!