A Lucidez da Lenda, Raul de Taunay

Na pequena SĂ£o Bento da Ribanceira, cidade amazonense fictĂ­cia criada para ser um dos palcos de A lucidez da lenda: um ensaio sobre o futuro, romance Ă©pico passado na segunda metade do SĂ©culo XXI, o ditado que diz que 'Deus Ă© brasileiro' parece se confirmar. É ali que Ele, sob diferentes formas e em diferentes momentos, vai se comunicar com AntĂ´nia dos Anjos, uma jovem ribeirinha cuja missĂ£o serĂ¡ impedir a destruiĂ§Ă£o da AmazĂ´nia por parte da FederaĂ§Ă£o das Corporações Unidas, a mega associaĂ§Ă£o de multinacionais, que com seu poderio econĂ´mico, midiĂ¡tico e bĂ©lico domina a Ordem Mundial. Nesse romance ambientado no futuro, muitos sĂ£o os acertos do autor: i) personagens bem construĂ­dos - de AntĂ´nia dos Anjos a Jack Gorila Stealler, os principais, passando por LarĂ¡ppio, Smartt, Jovelino, alĂ©m dos Ă­ndios Jurujunas, Ammos e TapunuĂª, da revoltada Bonnie e do repĂ³rter AndrĂ©; ii) boas descrições de ambientes, ao estilo naturalista, sejam eles a aldeia dos Jurujunas, a mata virgem do alto Amazonas, os descampados de BrasĂ­lia ou os arranha-cĂ©us de Nova Iorque e Chicago; ii1) criatividade na invenĂ§Ă£o das mĂ¡quinas do futuro, sejam elas os terrĂ­veis robĂ´s deletadores, sejam os meios de transportes, como os helijatos e foguetes propulsores individuais, o que, de maneira geral, confere um tom sei-ti Ă  atmosfera Ă©pica; iv) trama bem estruturada e bom ritmo narrativo. Outro ponto positivo que merece ser destacado Ă© a aguda percepĂ§Ă£o de como a conjuntura em que vivemos nessa segunda dĂ©cada do SĂ©culo XXI caminha a passos largos para se parecer bem de perto com a que Ă© descrita nessa ficĂ§Ă£o, o que embora nĂ£o seja um prognĂ³stico a se comemorar, certamente ajuda a chamar atenĂ§Ă£o para a jĂ¡ massiva onipotĂªncia dos mercados e corporações sobre o destino de bilhões de pessoas em todo o planeta.
A Lucidez da Lenda
Um ensaio sobre o futuro
Raul de Taunay
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 408
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Pandorga

O que vocĂª faria se o Amazonas sofresse uma tentativa de captura? Se grandes corporações o tomassem para si, para fazer dele um paĂ­s independente e extrair as suas riquezas? Para impedir que essa tragĂ©dia aconteça, o Grande EspĂ­rito usarĂ¡ tudo que for capaz de prevenir o pior.

No meio da Floresta AmazĂ´nica, uma jovem Ă© escolhida por Deus para ser a portadora das forças que combaterĂ£o o ataque da FederaĂ§Ă£o. AntĂ´nia dos Anjos, uma garota simples, mas com uma grande fĂ©, tem a missĂ£o de ir Ă  BrasĂ­lia para alertar Ă s autoridades militares sobre a possĂ­vel divisĂ£o do Brasil.

Do outro lado, Jack Stealler, o Gorila, estĂ¡ com uma sede de poder que sĂ³ serĂ¡ saciada com toda a bacia amazĂ´nica em suas mĂ£os. Para conquistar esse feito, ele usarĂ¡ todo o recurso possĂ­vel, incluindo matar aqueles que estiverem em seu caminho. Vice-presidente de uma das maiores empresas do mundo, a FederaĂ§Ă£o, Gorila irĂ¡ desenvolver um plano para tomar a AmazĂ´nia e, com isso, ter posse da maior floresta de mata virgem do planeta.

Na sua jornada, AntĂ´nia contarĂ¡ com a ajuda de diversas pessoas que, juntas, se tornarĂ£o peças importantes para derrubar a FederaĂ§Ă£o e manter a AmazĂ´nia livre e, alĂ©m do apoio dessas pessoas, ela colocarĂ¡ toda a sua fĂ© em aĂ§Ă£o para salvar aqueles que jurou proteger.

Uma histĂ³ria repleta de estratĂ©gias, combates, alianças e um espĂ­rito de luta capaz de realizar as maiores conquistas, A lucides da lenda vai te mostrar uma batalha de poder cheia de tecnologia e poder divino, dois lados opostos que batalharĂ£o um contra o outro para definir o dono da AmazĂ´nia.

A trama Ă© de tirar o fĂ´lego! SĂ£o 400 pĂ¡ginas capazes de te enviar a um mundo novo, com tecnologias novas (algumas como os helijatos me deixaram muito curioso para descobrir como eles sĂ£o), culturas locais e muita fĂ©. O autor me surpreendeu em criar esse universo moderno numa regiĂ£o que nunca imaginei passar por tantos casos.

A lucidez da lenda Ă© bem descritivo, trazendo bem a definiĂ§Ă£o dos personagens secundĂ¡rios, como AndrĂ© Moura, o Jornalista que junto com AntĂ´nia, vĂ£o expor na mĂ­dia o envolvimento da FederaĂ§Ă£o na tomada da AmazĂ´nia. Outros personagens como o assassino Klaus Hurter, o prefeito Wilberto LarĂ¡ppio e o franzino James Smartt tambĂ©m sĂ£o bem apresentados aos leitores e, juntos, eles podem causar caos dentro do Brasil.

Mesmo sendo um livro grande, eu esperava que tivesse mais conteĂºdo, pois algumas de suas grandes cenas possuem poucos detalhes, como se aquela sensaĂ§Ă£o de tensĂ£o ficasse pelo ar. Foi entĂ£o que descobri que a versĂ£o original (sem as revisões) tinha oitocentas pĂ¡ginas! Se a histĂ³ria fosse dividida em atĂ© dois volumes, seria muito mais incrĂ­vel do que jĂ¡ Ă©!

A ediĂ§Ă£o Ă© muito bem feita, a diagramaĂ§Ă£o Ă© impecĂ¡vel e essa capa Ă© perfeita! Todas essas proezas, junto com a histĂ³ria danada de boa que ela Ă©, resultaram num livro capaz de te tirar do chĂ£o. A lucidez da lenda te mostrarĂ¡ uma nova batalha entre o bem e o mal que vocĂª nunca vai esquecer!




Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!