Aos dezessete anos, Ava Dellaira

Em seu novo romance arrebatador, a autora de Cartas de amor aos mortos apresenta uma mĂ£e e uma filha que precisam compreender o passado para poder seguir em frente.
Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu prĂ³prio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, Ă© mestiça e sempre quis saber mais sobre a famĂ­lia do pai e sua ascendĂªncia negra, mas tudo o que sua mĂ£e contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer.
Quando Angie descobre indĂ­cios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrĂ¡s de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mĂ£e, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.
Aos Dezessete Anos
Ano: 2018 
ficPĂ¡ginas: 448
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Seguinte

O que fazer quando seu passado se torna seu pior tormento? Em Aos dezessete anos acompanharemos uma mĂ£e e sua filha que tiveram suas vidas modificadas na adolescĂªncia. Narrado pelos dois pontos de vista, nĂ³s entenderemos melhor como o passado influenciou a vida das nossas protagonistas.

Marilyn, aos dezessete anos, vai morar em Los Angeles com a sua mĂ£e. As duas jĂ¡ estĂ£o praticamente sem nenhum lugar para ir e precisam viver com o tio de Marilyn, um canalha beberrĂ£o e viciado em jogos. A esperança da mĂ£e de Marilyn Ă© que ela consiga ingressar na carreira de modelo, para se tornar uma jovem rica e bem sucedida, mas o que Marilyn quer Ă© apenas ingressar na faculdade.

AtĂ© que ela conhece James, o vizinho que mora abaixo de sua casa. Por ser negro, sua mĂ£e e seu tio vĂ£o interferir no relacionamento para que os dois nĂ£o fiquem juntos. Marilyn precisa ter cuidado, pois Ă© o seu futuro que estĂ¡ em jogo.

Angie, com dezessete anos, descobre uma pista sobre seu passado que pode mudar toda a sua vida. Ela cresceu sem pai, de acordo com Marilyn, ele sofreu um acidente de carro junto com o irmĂ£o. Durante toda a sua vida, Angie teve que lidar com o preconceito por ser negra e filha de uma mulher branca. Mesmo com o apoio de sua mĂ£e, ela ainda sentia falta do amor de seu pai que nunca conheceu e, se ele estivesse vivo, ela teria mais força para combater o racismo.



Agora Angie irĂ¡ viajar para Los Angeles, junto com o seu ex-namorado para descobrir mais sobre suas origens e entender o motivo da sua mĂ£e de nĂ£o ter lhe mostrado esse lado de sua vida.

Esse foi o meu primeiro contato com a autora e depois de ver tantas crĂ­ticas positivas sobre seus livros, resolvi me aventurar em suas palavras, e o resultado foi excepcional. No inĂ­cio, eu achei a histĂ³ria um pouco lenta, mas depois que peguei o ritmo, terminei o livro num pulo. Como sĂ£o dois pontos de vista, o leitor nĂ£o pode se atrasar muito na leitura para nĂ£o se perder entre a troca de personagem.

Gostei bastante da construĂ§Ă£o das personagens principais, conseguimos entender as emoções das jovens e atĂ© nos apaixonamos por eles. O final me deixou boquiaberto! Mesmo a gente vivendo em 2018, sentiremos como o racismo era enorme nos anos 90 e como ele traz consequĂªncias terrĂ­veis para a vida de quem amamos.


Mesmo tendo quase 500 pĂ¡ginas, nĂ£o Ă© um livro que demore a ler. As primeiras 100 pĂ¡ginas sĂ£o um pouco lentas, mas depois o rumo da histĂ³ria acelera atĂ© vocĂª perceber que a histĂ³ria chegou ao fim. A capa Ă© muito bonita, com tonalidades de azul e roxo que deixam a ediĂ§Ă£o bem atrativa.

Ă€s vezes, o certo a se fazer Ă© evitar os segredos e aceitar os passos do destino, mesmo que os finais nĂ£o sejam felizes. Quanto mais tempo a mentira viver, mais dor ela causarĂ¡ no futuro. 


2 comentĂ¡rios

  1. NĂ£o sabia sobre este novo livro da autora, pois amei muuuuito Cartas de amor aos mortos.
    Achei legal como ela soube abordar o racismo de uma forma que toca bastante o leitor. Parece ser um livro emocionante e jĂ¡ estou cheia de expectativas.
    Adorei a resenha e a indicaĂ§Ă£o.

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Conheci o trabalho da autora com Carta de Amor aos Mortos e claro que adorei as letras dela.
    Quando este livro foi lançado recentemente, jĂ¡ o quis e nĂ£o vejo a hora de poder conferir.
    Racismo, relaĂ§Ă£o entre mĂ£e e filha, tudo ali em pauta.
    NĂ£o Ă© apenas a busca por respostas, mas tambĂ©m toda uma aceitaĂ§Ă£o por ser quem Ă©.
    Espero ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!