Interferências, Connie Willis

Combinando humor e romance, Connie Willis, ícone da ficção científica, entrega um livro envolvente sobre os perigos da tecnologia, do excesso nas redes sociais e... do amor. Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem — a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada. Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor — e a comunicação — são bem mais complicados do que ela esperava. Mais complicado do que ela esperava.
“Um dos livros de ficção científica mais divertidos dos últimos anos.”— Locus “Um conto de fadas tecnológico extremamente divertido.” — BookPage.
Interferências
Ano: 2018 
Páginas: 464
Idioma: português 
Editora: Suma

Em um futuro próximo, cientistas descobriram que a troca de emoções entre as pessoas pode ser maior com uma simples cirurgia no cérebro chamada EED, fazendo com que um casal se conecte emocionalmente, aumentando assim o amor entre eles. 

Briddey Flannigan se surpreende quando Trent, seu namorado, sugere que eles façam o EED o mais rápido possível, antes mesmo do casamento. Para Briddey, essa é a prova real de que eles se amam, e ela terá que esconder esse segredinho não só dos funcionários fofoqueiros da empresa onde trabalha, mas também de sua família super enxerida.

Mas tudo se torna um pesadelo após a cirurgia. Briddey se conecta com uma pessoa totalmente diferente e não sentirá as emoções de Trent, e passa a ouvir os pensamentos dos outros! Ser telepata por acidente vai deixar Briddey a ponto da loucura e ela terá que enfrentar essa confusão com pessoas que nunca imaginou que estariam envolvidas.

O livro é maravilhosooo!!! Demorei alguns dias para escrever essa resenha pois eu não tinha palavras para descrever o quanto esse livro é incrível! Nós encontramos uma narrativa muito divertida, personagens bem extrovertidos e você não vai se cansar até acabar a história.

Briddey vai se sentir pressionada muitas vezes por não ter privacidade, já que sua família vive no seu pé. Mas no momento em que seus pensamentos são vistos por outros personagens, ela vai ter que se controlar para não enlouquecer.

Eu amei os personagens secundários, principalmente seu colega de trabalho C. B. Schwartz e sua sobrinha Maeve. Os dois terão um destaque bem legal na história, principalmente pelas suas características marcantes. Maeve, com 9 anos, já é um prodígio e o leitor não desgrudará os olhos dessa pestinha. C. B. tem seu jeito esquisito e, com o passar da história, você passa a gostar mais e mais dele. O ranço se instalou em Trent e, no final da história, eu só queria esganar esse canalha!

Em Interferências nós aprendemos que a comunicação em excesso pode ser algo terrível. A era digital está sempre nos surpreendendo, mas nós temos que impor limites para definir até que ponto a tecnologia é necessária para nós. Briddey acaba se arrependendo de ter feito o EED no momento que ela dá de cara com as consequências. Imagine se isso acontece na vida real? Quantas pessoas poderiam enlouquecer?

Outro detalhe que gostei da história é o destaque feminino. Acredito que essa característica já seja da própria autora, que retrata em seus livros a importância de colocarmos a mulher no centro da história.

Para os amantes de ficção científica e Black Mirror, Interferências é uma leitura obrigatória! Mesmo sendo um livro grande, a leitura será confortável e fluida. Os personagens são cativantes e a cada final de capítulo você não conseguirá largar o livro! Conheça interferências e embarque na mente da Briddey!



2 comentários

  1. Oi, Minho
    Fiquei com medo de ler esse livro porque tinha essa de "triângulo amoroso", algo que eu detesto, mas nem de longe sabia que esse livro é tão divertido assim, agora quero muito ler.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Minho
    No começo da sua resenha eu já pensei: Isso é tão Black Mirror kkkkkk. Eu tenho o livro em ebook, mas não sei quando vou conseguir ler ele já que estou cheia de leituras atrasadas. Mas me parece uma leitura maravilhosa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

O seu comentário alegra o nosso dia!!!