• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Alto, Baixo, Num Sussurro

    O mundo dos sons é o assunto principal desse livro absolutamente imperdível. Explicando conceitos relacionados às ondas sonoras e à audição, este livro rico em informações, oferece uma leitura direta e altamente instrutiva sobre o tema. Música, intensidade do som, silêncio, barulhos - tanto os produzidos pelos seres humanos quanto os da natureza - são aqui mencionados como forma de nos fazer refletir sobre o quão fantástico é o universo do som e do silêncio. Ouvidos e olhos atentos para essa leitura extraordinária!
    “No começo, tudo era silêncio.”
    Alto, Baixo, Num Susurro
    Romana Romanyshyn, Andriy Lesiv
    EDITORA DO BRASIL

    A ideia de mostrar como somos bombardeados por diversos sons desde o ventre materno foi fantástica e muito criativa. Desde as primeiras páginas, fui exposta ao clássico símbolo da frequência do som e apresentada a um narrador que conta a história do Som no decorrer do livro.

    As páginas trazem uma enxurrada de informações sobre os sons, como ouvimos, os instrumentos musicais, as vozes, os sons da rua, da natureza, da vida, a falta de som. 

    Barulhos altos, baixos... num sussurro!

    Além do texto do narrador, nas bordas de cada página, pude encontrar as explicações de cada momento apresentado acompanhadas de muitas imagens e cores o que gera uma identidade visual, lúdica e instrutiva. Atraindo o olhar curioso e inclusivo de quem está acompanhando a leitura.

    Ponto alto da obra para mim foi o momento em que me deparei com algo que considerei digno de estar exposto no museu de Inhotim em Minas Gerais, quando o narrador mostra a importância do silêncio em duas páginas que vou mostrar só um pedacinho aqui para quem quiser ler não perder a surpresa e a carga emocional, visual e sensorial que elas representam.

    Estupendo!

    Este é um livro didático para “despertar o leitor para a educação musical, auxiliando músicos a explicar o universo dos sons às crianças e jovens.” E porque não também auxiliar os pais e/ou responsáveis? Achei maravilhoso para apresentar aos filhos de qualquer idade o universo lúdico dos sons e gerar neles a curiosidade em conhecer mais e mais sobre o tema.

    Meu único ponto negativo é que em alguns momentos a excesso de exposição à tantas imagens e tão coloridas me cansou. Mesmo entendendo que a ideia era justamente mostrar como isso acontece com o excesso de sons também, não curti.

    Beijos, Myl.


    0 comentários :

    Postar um comentário

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!