Alto, Baixo, Num Sussurro

O mundo dos sons Ă© o assunto principal desse livro absolutamente imperdĂ­vel. Explicando conceitos relacionados Ă s ondas sonoras e Ă  audiĂ§Ă£o, este livro rico em informações, oferece uma leitura direta e altamente instrutiva sobre o tema. MĂºsica, intensidade do som, silĂªncio, barulhos - tanto os produzidos pelos seres humanos quanto os da natureza - sĂ£o aqui mencionados como forma de nos fazer refletir sobre o quĂ£o fantĂ¡stico Ă© o universo do som e do silĂªncio. Ouvidos e olhos atentos para essa leitura extraordinĂ¡ria!
“No começo, tudo era silĂªncio.”
Alto, Baixo, Num Susurro
Romana Romanyshyn, Andriy Lesiv
EDITORA DO BRASIL

A ideia de mostrar como somos bombardeados por diversos sons desde o ventre materno foi fantĂ¡stica e muito criativa. Desde as primeiras pĂ¡ginas, fui exposta ao clĂ¡ssico sĂ­mbolo da frequĂªncia do som e apresentada a um narrador que conta a histĂ³ria do Som no decorrer do livro.

As pĂ¡ginas trazem uma enxurrada de informações sobre os sons, como ouvimos, os instrumentos musicais, as vozes, os sons da rua, da natureza, da vida, a falta de som. 

Barulhos altos, baixos... num sussurro!

AlĂ©m do texto do narrador, nas bordas de cada pĂ¡gina, pude encontrar as explicações de cada momento apresentado acompanhadas de muitas imagens e cores o que gera uma identidade visual, lĂºdica e instrutiva. Atraindo o olhar curioso e inclusivo de quem estĂ¡ acompanhando a leitura.

Ponto alto da obra para mim foi o momento em que me deparei com algo que considerei digno de estar exposto no museu de Inhotim em Minas Gerais, quando o narrador mostra a importĂ¢ncia do silĂªncio em duas pĂ¡ginas que vou mostrar sĂ³ um pedacinho aqui para quem quiser ler nĂ£o perder a surpresa e a carga emocional, visual e sensorial que elas representam.

Estupendo!

Este Ă© um livro didĂ¡tico para “despertar o leitor para a educaĂ§Ă£o musical, auxiliando mĂºsicos a explicar o universo dos sons Ă s crianças e jovens.” E porque nĂ£o tambĂ©m auxiliar os pais e/ou responsĂ¡veis? Achei maravilhoso para apresentar aos filhos de qualquer idade o universo lĂºdico dos sons e gerar neles a curiosidade em conhecer mais e mais sobre o tema.

Meu Ăºnico ponto negativo Ă© que em alguns momentos a excesso de exposiĂ§Ă£o Ă  tantas imagens e tĂ£o coloridas me cansou. Mesmo entendendo que a ideia era justamente mostrar como isso acontece com o excesso de sons tambĂ©m, nĂ£o curti.

Beijos, Myl.


Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!