Garotas de Neve e Vidro, Melissa Bashardoust


Mina Ă© filha de um mago cruel e sua mĂ£e estĂ¡ morta. Aos dezesseis anos, seu coraĂ§Ă£o nunca bateu apaixonado por ninguĂ©m – na verdade, ele jamais bateu de forma alguma, e Mina sempre achou esse silĂªncio normal. Ela nunca suspeitou que o pai arrancara seu coraĂ§Ă£o e, no lugar, colocara um coraĂ§Ă£o de vidro. EntĂ£o, quando Mina chega ao castelo de Primavera Branca e vĂª o rei pela primeira vez, ela cria um plano: ganhar o coraĂ§Ă£o dele, tornar-se rainha e finalmente conhecer o amor. A Ăºnica desvantagem desse plano, ao que tudo indica, Ă© que ela se tornarĂ¡ madrasta. Lynet tem quinze anos e Ă© a imagem de sua falecida mĂ£e. Um dia, ela descobre a verdadeira razĂ£o disso: a partir da neve, um mago a criou Ă  semelhança da rainha morta.
Mas, apesar de ser a projeĂ§Ă£o visual perfeita da falecida rainha, Lynet preferiria ser forte e majestosa como sua madrasta, Mina. E Lynet realiza seu desejo quando o pai a torna rainha dos territĂ³rios do sul, tomando assim o lugar de Mina. A madrasta, entĂ£o, começa a olhar para a enteada com algo que se assemelha ao Ă³dio, e Lynet precisa decidir o que fazer – e quem quer ser – para ter de volta a Ăºnica mĂ£e que de fato conheceu... ou simplesmente vencer Mina de uma vez por todas. Garotas de Neve e Vidro traça a relaĂ§Ă£o de duas mulheres fadadas a serem rivais desde o princĂ­pio – a nĂ£o ser que redescubram a si mesmas e deem novo significado Ă  histĂ³ria que lhes foi imposta.
Este aclamado reconto feminista do clĂ¡ssico Branca de Neve nos leva a um mundo singelo e, ao mesmo tempo, maravilhoso – como nos contos de fadas. Uma releitura contemporĂ¢nea para mantĂª-lo sempre atual e presente.
Garotas de Neve e Vidro
Ano: 2018
PĂ¡ginas: 424
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Plataforma21

“ – Minha mĂ£e costumava fazer isso comigo quando eu era criança, sempre que eu estava com medo. (...) Ela dizia que, se meu coraĂ§Ă£o estivesse acelerado demais, eu podia pegar o dela emprestado por algum tempo, atĂ© que o meu se acalmasse outra vez.”

Vamos falar de mais uma leitura porquĂª a gente gosta!

Garotas de neve e vidro tem uma proposta incrĂ­vel: ser uma adaptaĂ§Ă£o feminista de Branca de Neve com um toque LGBT.

A histĂ³ria se passa em Primavera Branca, local condenado por uma maldiĂ§Ă£o a viver um inverno eterno. LĂ¡ vive Lynet, a nossa princesa, sua mĂ£e morreu muito cedo e ela foi criada pelo pai com o propĂ³sito de ser exatamente igual Ă  sua mĂ£e, nĂ£o sĂ³ fisicamente, jĂ¡ que a semelhança e consequentes comparações sĂ£o inevitĂ¡veis, mas em atitudes e comportamento tambĂ©m. Afinal, ela serĂ¡ a rainha nĂ£o sĂ³ de Primavera Branca, mas do Sul tambĂ©m.

Quando ainda Ă© criança, o pai de Lynet se casa com Mina, que seduz o rei a mando de seu pai, curandeiro local que esconde um grande segredo do rei. Mesmo contra os pedidos do rei de se manter afastada de Lynet, a amizade entre ela e Mina Ă© certa. Lynet vĂª em Mina a mĂ£e que mal conheceu, a ama como tal e segue seus conselhos.

AlĂ©m disso, Lynet nĂ£o se parece em nada com a princesa que o rei gostaria que ela fosse: dona do prĂ³prio nariz, nĂ£o tem vocaĂ§Ă£o para a mĂºsica nem para os estudos, adora subir em Ă¡rvores e correr, alĂ©m de odiar ser comparada com a mĂ£e.

Primavera Branca Ă© um lugar de onde todos querem ir embora, imagine entĂ£o a surpresa de Lynet quando ela conhece a nova cirurgiĂ£ do castelo! NĂ¡dia Ă© tudo o que Lynet gostaria de ser: linda, encantadora, forte, destemida e respeitada pelo que faz. A admiraĂ§Ă£o inicial se transforma, gradativamente, em amor.


Mas nem tudo Ă© perfeito e Lynet começa a desvendar antigos segredos sobre a sua origem e a de Mina, percebe que as duas estĂ£o destinadas a serem rivais em uma disputa de poder, algo que ela nĂ£o estĂ¡ disposta a cumprir. Acreditando no poder do amor entre as duas, Lynet apostarĂ¡ tudo e usarĂ¡ os seus poderes obre a neve para convencer mina de que elas podem mudar o destino a muito traçado e reescreverem um novo, do jeito que elas quiserem.

Garotas de Neve e vidro Ă© uma super sacada! Uma forma realmente nova de reler Branca de Neve. Adorei a forma como a autora falou do romance entre Lynet e NĂ¡dia, com tanta leveza e naturalidade, da maneira como deveria ser tranquilamente aceita pelo mundo. 

A magia tambĂ©m Ă© retratada de forma exuberante quando descreve o uso dos poderes de Mina e de Lynet, e como tudo parece se encaixar perfeitamente nesse mundo.  

Mas acho que a autora se perdeu um pouco no seu propĂ³sito de mostrar mulheres fortes e donas do seu nariz ao mostrar uma Lynet tĂ£o frĂ¡gil e dependente da aceitaĂ§Ă£o de Mina no final do livro.

Recomendo a leitura para os que gostam de romance, de magia, de fofura e de mulheres fortes!



Um comentĂ¡rio

  1. Primeira resenha que leio deste livro e vou ser muito sincera, nem fazia ideia do que o livro tratava e estou aqui encantada com tudo que li acima.
    Trazer uma roupagem assim, totalmente inovadora a um dos grandes clĂ¡ssicos da literatura e de quebra, mulheres fortes, magia e aventura?
    JĂ¡ quero para ontem poder conferir o livro!
    Beijo

    ResponderExcluir

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!