• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Contato
  • Anne de Green Gables, L.M. Montgomery

     
    Tudo parecia confortável demais na vida dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, mas o coração de Matthew começou a dar sinais de que a idade lhe havia chegado. Decidiram, não antes sem muita ponderação, adotar um menino, de uns onze anos, para que pudesse receber educação apropriada e ser o ajudante de Matthew. Mas, a mão da Providência já havia agido na vida deles, e através de um erro de comunicação, uma menina ruiva, tagarela e sardenta ocupou o lugar do menino. Anne, assim que chegou a Green Gables, fica sabendo do engano, mas com sua imaginação fértil e conversa afiada, já havia conquistado o coração de Matthew. E assim começa a história de suas aventuras fascinantes, com sua “amiga do peito” Diana, e sua competição com o inteligente e perspicaz Gilbert Blyhte. À medida que Anne foi aceita em Green Gables, ela conquista também a admiração de toda a cidade de Avonlea e o encanto do seu mundo de sonho e imaginação se espalha e vai contagiar você também.
    Anne de Green Gables
    Anne de Green Gables #1
    Páginas: 236
    Idioma: português
    Editora: Pedrazul


    “ Pensei que teria tantas para amar e nada para me impedir.”
    Anne Shirley é uma garota de onze anos envolvida na excitação de finalmente ter uma casa para chamar de sua. Marilla e Matthew Cuthbert, irmãos solteiros reclusos que vivem na fictícia comunidade de Avonlea, na Ilha do Príncipe Eduardo, decidem adotar um menino para ajudá-los com a fazenda de Green Gables. Por causa de um mal-entendido, Anne é mandada para eles que, ao conhecê-la melhor, não conseguem mandar a garota divertida e tagarela de volta ao orfanato.

    “ Não é esplêndido pensar em todas as coisas que existem para serem descobertas? Isso me faz sentir alegria de estar viva; é um mundo tão interessante! Não seria metade interessante se soubéssemos tudo sobre todas as coisas, seria?”
    Com certeza, não seria, e este é o sentimento que Anne gera dentro da gente ao estimular nossa mente para enxergar o mundo maravilhoso que existe à nossa volta, mesmo que às vezes ele não esteja parecendo tão fascinante assim.

    Usando seu "escopo de imaginação" para criar coisas boas e maravilhosas, Anne, uma verdadeira romântica, encontra tantas paisagens maravilhosas e tantos amiguinhos que se identificam com ela que tornam o livro doce ao cubo e, claro que não poderia faltar uma certa rivalidade também para gerar alguns pontos de conflito e embates maravilhosos. 

    Ela, aos poucos, com seu jeito encantador meio Polyana meio Pippi Meialonga, se destaca na comunidade mesmo criando muitas confusões com sua imaginação fértil e criativa.


    O que mais me cativou no livro foi a escrita “dragadora” (se é que existe esta palavra) e envolvente de Lucy Maud Montgomery, uma canadense que publicou este livro em 1908 e, mesmo assim, conseguiu criar sua trama com uma linguagem dinâmica, fluida e leve, de fácil entendimento algo que às vezes se torna mais complicado em se tratando de um clássico pois tudo se esbarra na formalidade gramatical da época.

    Assim como Marilla e Mathew, me apaixonei perdidamente pela ruivinha espevitada e esperta que já virou inspirou muitos filmes e agora é uma série do Netflix que vou correr para ver como foi adaptado.

    Falando em adaptação, a edição da Editora Pedrazul está muito boa, com tradução impecável, páginas amareladas e capa muito bem escolhida. Só queria que tivessem escolhido um fonte maior pois minha vista anda meio fraca hehehe…

    Anne de Green Gables conta as travessuras da garota entre os onze e dezesseis anos e é o primeiro de dez livros (entre livros e spinoffs) mostrando a trajetória de vida dela e de seus amigos. A Pedrazul explica em sua orelha que vai publicar sete livros. Sinceramente, torço para que traga todos pois preciso deles para ler, indicar e ter como legado para minhas gerações. 

    Uma obra prima maravilhosa que já virou meu livro de cabeceira.

    Beijos, Myl

    O sucesso inicial de Anne of Green Gables levou Montgomery a escrever continuações para a obra. Os volumes estão listados em ordem cronológica abaixo, de acordo com a idade de Anne em cada um deles. Apenas os três primeiros livros possuem tradução para a língua portuguesa. (Fonte Wikipédia)
    Livros de L. M. Montgomery sobre Anne Shirley:
    #
    Livro
    Data de publicação
    Idade de Anne Shirley
    1
    Anne of Green Gables
    1908
    11—16
    2
    1909
    16—18
    3
    1915
    18—22
    4
    Anne of Windy Poplars (Estados Unidos e Canadá)
    Anne of Windy Willows (Outros países)
    1936
    22—25
    5
    1917
    25—27
    6
    1939
    34—40

    Os livros seguintes focam nos filhos de Anne, ou em amigos da família. Anne aparece, mas desempenha um papel menor.
    #
    Livro
    Data de publicação
    Idade de Anne Shirley
    7
    1919
    41—43
    8
    1921
    49—53
    9
    2009
    40—75

    Anne aparece em uma história (e é citada em outras) nas seguintes coletâneas:
    #
    Livro
    Data de publicação
    Idade de Anne Shirley
    1912
    aprox. 20
    1920
    aprox. 20
    prequelaBefore Green Gables (2008), foi escrita por Budge Wilson, com autorização dos herdeiros de L. M. Montgomery.


                                               

    4 comentários :

    1. eu assisti a série e fiquei apaixonada! ainda mais quando soube que a série é inspirada em livro... agora a paixão aumento, hahaha
      não vejo a hora de poder lê-lo! :)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tenho certeza de que vai amar...O livro é muito lindo

        Excluir
    2. Oi My, sou apaixonada pela série da Netflix (espero que você veja ame e faça um post por aqui pois vale a pena) e quero muito ler os livros. Achei a resenha linda e imagino que a história seja encantadora, singela e que desperta sentimentos bons assim como a série. Não sabia que havia tantos livros e espero também que a Pedraazul traga todos, mesmo com essa previsão inicial de ir apenas até o sétimo ;)

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico nervosa esperando temporadas então creio que só verei a série mais para frente . Beijos

        Excluir

    O seu comentário alegra o nosso dia!!!