A Nuvem, Neal Shusterman

No segundo volume da sĂ©rie Scythe, a Ceifa estĂ¡ mais corrompida do que nunca, e cabe a Citra e Rowan descobrir como impedir que os ceifadores que nĂ£o seguem os mandamentos da instituiĂ§Ă£o acabem com o futuro da humanidade.
Em um mundo perfeito em que a humanidade venceu a morte, tudo Ă© regulado pela incorruptĂ­vel Nimbo CĂºmulo, uma evoluĂ§Ă£o da nuvem de dados. Mas a perfeiĂ§Ă£o nĂ£o se aplica aos ceifadores, os humanos responsĂ¡veis por controlar o crescimento populacional. Quem Ă© morto por eles nĂ£o pode ser revivido, e seus critĂ©rios para matar parecem cada vez mais imorais. AtĂ© a chegada do ceifador LĂºcifer, que promete eliminar todos os que nĂ£o seguem os mandamentos da Ceifa. E como a Nimbo CĂºmulo nĂ£o pode interferir nas questões dos ceifadores, resta a ela observar.
Enquanto isso, Citra e Rowan tambĂ©m estĂ£o preocupados com o destino da Ceifa. Um ano depois de terem sido escolhidos como aprendizes, os dois acreditam que podem melhorar a instituiĂ§Ă£o de maneiras diferentes. Citra pretende inspirar jovens ceifadores ao matar com compaixĂ£o e piedade, enquanto Rowan assume uma nova identidade e passa a investigar ceifadores corruptos. Mas talvez as mudanças da Ceifa dependam mais da Nimbo CĂºmulo do que deles. SerĂ¡ que a nuvem irĂ¡ quebrar suas regras e intervir, ou apenas verĂ¡ seu mundo perfeito desmoronar?
A Nuvem
Scythe #2
Ano: 2018 
PĂ¡ginas: 496
Idioma: portuguĂªs 
Editora: Seguinte

Eu nĂ£o sei se vocĂªs jĂ¡ perceberam mas, geralmente (com algumas poucas exceções), em trilogias, o segundo livro tende a perder o ritmo da histĂ³ria narrada no primeiro para, entĂ£o, pegar força novamente no Ăºltimo volume.

A Nuvem quebra essa regra e apresenta uma continuaĂ§Ă£o extremamente digna de O Ceifador e me faz querer colocar as mĂ£os em todos os livros jĂ¡ escritos por Neal Shusterman.

Como muita coisa acontece no final do primeiro livro e nessa sequĂªncia, eu vou tentar, tentar de verdade, escrever uma resenha sem spoilers. EntĂ£o, vamos lĂ¡.

Depois das coisas que aconteceram no final de O Ceifador, Rowan (que no começo do primeiro livro era, basicamente, um seguidor fiel) resolveu se rebelar contra a causa e caçar os ceifadores corruptos, ganhando, para sí, um pequeno e charmoso apelido.

                                

Foram raras as vezes onde um personagem conseguiu, depois de um começo turbulento, mudar a minha opiniĂ£o e me conquistar da forma que Rowan fez. Rowan saiu de idiota mimado para badass rebelde e me fez desejar que suas cenas nesse livro fossem maiores.

Por outro lado, Citra, agora uma ceifadora seguidora de regras, desenvolveu sua prĂ³pria caracterĂ­stica especial. Ela avisa, com um mĂªs de antecedĂªncia, as pessoas que vĂ£o morrer para que elas possam organizar as coisas e se despedir dos entes queridos.

Ela ainda tem dentro dela a vontade de mudar a ordem das coisas mas, diferente de Rowan, ela quer agir de uma forma mais pacifista. 

AlĂ©m deles, novos personagens sĂ£o apresentados, alguns bons e outros ruins.

Nesse segundo livro ganhamos uma nova narradora, a Nimbo-CĂºmulo, uma inteligĂªncia artificial que Ă© a responsĂ¡vel por fiscalizar e garantir a segurança mundial. Sendo uma inteligĂªncia artificial Ă© bastante interessante, para o leitor, ser capaz de acompanhar o seu processo de raciocĂ­nio e de desenvolvimento. O problema com a Nimbo Ă© que a Ăºnica coisa que ela nĂ£o pode controlar (os ceifadores), acaba por ser o maior perigo para a humanidade.

E Ă© aĂ­ que entra o Grayson, um garoto que Ă©, literalmente, normal. A Ăºnica coisa um pouco fora da linha nele Ă© que, por conta de seus pais ausentes, ele acaba meio que sendo criado pela Nimbo e, por isso, resolve ajudĂ¡-la a interferir em situações que estĂ£o fora do limite dela.

Eu entendo que tem gente que goste dele e, nĂ£o Ă© que eu desgoste desse personagem, mas eu, sinceramente, acho que ele foi jogado no meio de uma histĂ³ria em andamento e acabou tirando, de uma forma desnecessĂ¡ria, parte do foco dos outros personagens principais. Para mim, ele estĂ¡ lĂ¡, no meio do livro fazendo uns negĂ³cios e Ă© isso aĂ­.

O que o povo queria mesmo (no caso, eu) era MAIS PARTES COM O ROWAN, mas mesmo em um livro tĂ£o bom como esse, nĂ£o podemos ter tudo.

O mundo criado pelo Neal Shusterman continua a me impressionar. Cheio de detalhes e, ainda mais expandido e desenvolvido, Ă© inegĂ¡vel contestar a riqueza de detalhes e a coerĂªncia dos fatos narrados. Mais que nunca, para mim pelo menos, fica claro a influĂªncia de alguns autores clĂ¡ssicos, entre eles Asimov, na escrita de Neal Shusterman.


Novas discussões sobre as organizações daquele mundo, em especial a dos ceifadores, sĂ£o trazidas Ă  tona no meio de intrigas polĂ­ticas inteligentes que dĂ£o ao livro um ar mais adulto.

Se tem uma coisa que eu amo em livros de fantasia, alĂ©m da fantasia em sĂ­, essa coisa Ă© uma boa e inteligente intriga polĂ­tica. Game Of Thrones nĂ£o Ă© o que Ă© por conta de dragões soltando fogo por aĂ­, mas pelas traições e diĂ¡logos inteligentes.

SĂ³ dizendo.

Agora, se existe um defeito nessa continuaĂ§Ă£o, esse defeito Ă© o desenvolvimento do romance que começou no primeiro livro. Neal Shusterman Ă© claramente um grande e inteligente autor, mas eu realmente acho que ele nĂ£o sabe escrever romance. Para começo de conversa, essa trilogia, sinceramente, nĂ£o precisava de um romance para se manter e seguir de forma incrĂ­vel, mas, jĂ¡ que ele decidiu por isso no meio da histĂ³ria, entĂ£o ele tinha o dever de desenvolver de forma mais interessante.

Agora vamos falar brevemente sobre uma coisa que me pegou de jeito nesse livro. O FINAL.

Meu deus, o que foi aquilo? NĂ£o foi sĂ³ incrĂ­vel como teve reviravoltas e um final meio aberto que quase me fez gritar de frustraĂ§Ă£o por nĂ£o ter o terceiro livro em mĂ£os!!

                               

Eu estou até agora sem saber direito o que foi que aconteceu.

EU PRECISO DE RESPOSTAS, NEAL SHUSTERMAN!!

Infelizmente, vamos ter que esperar um pouco uma vez que o terceiro e Ăºltimo livro da trilogia Scythe tem previsĂ£o de ser lançado em meados do ano que vem no Estados Unidos.




Nenhum comentĂ¡rio

O seu comentĂ¡rio alegra o nosso dia!!!